1/5
A UEFA votou na quarta-feira a favor da candidatura da Alemanha num concurso com três candidatos, optando pela promessa de receitas e assistências recorde com a equipa nacional a jogar em estádios esgotados em Munique e Dortmund .
O projeto alemão de oito cidades para um Campeonato Europeu de Futebol Feminino com 16 equipas e 31 jogos venceu a Polónia e uma candidatura conjunta da Dinamarca e da Suécia.
O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, disse que era "desolador" que qualquer uma das três candidaturas perdesse, antes de retirar o nome da Alemanha do envelope para anunciar o vencedor.
Uma numerosa delegação da federação alemã de futebol posou para fotografias de equipa na sede da UEFA e vestiu em seguida camisolas brancas da seleção nacional com o número 29 na frente.
A Suíça estabeleceu um recorde de assistência ao Euro 2025 em julho, com um público total de mais de 650 000 espectadores, com uma média de 21 000 espectadores por jogo.
A Alemanha espera atrair mais de um milhão de espectadores aos estádios de Colónia , Duesseldorf , Frankfurt , Hanôver , Leipzig e Wolfsburg .
"Acreditamos que podemos encher os estádios porque o futebol feminino tem tido um grande desenvolvimento nos últimos anos " , disse o líder da candidatura alemã , Heiko Ullrich .
O Euros Feminino organizado pela Alemanha pode ter como objetivo a obtenção de lucros , depois de a UEFA ter orçamentado subsidiar o torneio organizado pela Suíça com 25 milhões de euros ( 29,1 milhões de dólares ) .
Esta vitória alemã significa que , no espaço de uma geração , de 2006 a 2029 , o país terá acolhido os Campeonatos do Mundo de futebol masculino e feminino da FIFA e o Euro masculino e feminino da UEFA .
A UEFA optou pelo maior número de participantes prometido pela candidatura da Alemanha, depois de ter conseguido um Euros Feminino mais intimista, organizado este ano pela Suíça.
A candidatura Dinamarca-Suécia ofereceu um nível semelhante de lotação esgotada em estádios mais pequenos, enquanto a Polónia procurou acelerar o seu progresso no sentido de se tornar uma potência do futebol feminino na Europa.
A Alemanha também era vista como uma aposta segura para um torneio alargado de 24 equipas que se espera no futuro, mas que seria um desafio maior para os outros candidatos na quarta-feira.
Não é claro se a UEFA poderá ainda acelerar essa expansão para a edição de 2029 na Alemanha.
Autor: Graham Dunbar, Associated Press
Decisão da UEFA foi anunciada esta quarta-feira
Decisão foi divulgada pela UEFA esta quarta-feira
Navegadoras tiveram sorte madrasta no primeiro jogo da sua história frente ao Brasil
Duelo de preparação terminou em 5-0
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Depois dos incidentes pirotécnicos, a partida será disputada à porta fechada, mas foi aberta uma exceção para Peter
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Cliver Huamán é apaixonado por relatos de futebol e transmitiu o Flamengo-Palmeiras para os seus seguidores