O Aston Villa está em vias de acertar a venda da equipa feminina de futebol a um fundo que já detém o próprio clube. Estamos a falar da 'V Sports', empresa liderada pelo bilionário americano Wes Edens e pelo bilionário egípcio Nassef Sawiris que detém 29% da SAD do V. Guimarães e ainda 25% do capital da Real Union, emblema que milita no 4.º escalão de Espanha. De acordo com as informações avançadas pelo 'The New York Times', um grupo de investidores norte-americanos também vão juntar-se a esta operação.
Inicialmente, esta fonte adiantou que o Aston Villa queria vender a equipa feminina de futebol com o objetivo de evitar cair em incumprimento no que diz respeito às regras de lucro e sustentabilidade da Premier League. Ainda assim, a mesma fonte adiantou hoje que o clube negou esta informação, alegando ter tido "discussões positivas" com a UEFA sobre uma resolução em relação ao cumprimento do fair-play financeiro.
A verdade é que o Aston Villa registou perdas de 195 milhões de libras (cerca de 227 milhões de euros à conversão atual) só nos últimos dois anos, o que deixa desde logo o clube em claro risco de violar as regras de lucro e sustentabilidade da competição - os clubes não podem registar perdas superiores a 105 milhões de libras (cerca de 122 milhões de euros) em três temporadas, teto esse que o clube já ultrapassou só nas duas últimas épocas.
A venda de equipas femininas de futebol não é um caso único em Inglaterra. Em junho do último ano, o Chelsea vendeu a sua formação feminina à 'BlueCo', empresa que detém o clube de Londres, numa operação que rondou os 200 milhões de libras (cerca de 233 milhões de euros) e que ajudou o clube a 'respirar' financeiramente melhor aos olhos da Premier League.
Até ao momento, ainda não foram divulgados os valores deste possível negócio entre o Aston Villa, a 'V Sports' e o grupo de investidores norte-americanos.
Na última temporada, o Aston Villa foi 6.º classificado da Superliga feminina inglesa (WSL).
Para além de ter participações na SAD do V. Guimarães e 25% do capital da Real Union, a 'V Sports' também tem acordos de parceria com o ZED FC, clube da 1.ª divisão do Egito, e com o Vissel Kobe, emblema da 1.ª divisão do Japão.
Por Sérgio MagalhãesJovem avançada de 19 anos tem sido um dos destaques das leoas neste arranque de temporada
Central de 22 anos brilhava no futebol feminino universitário nos EUA
Estádio principal das águias vai ser palco dos duelos com Arsenal, Twente e PSG
Competição é disputada apenas pelos dez clubes participantes na Liga BPI
Ex-selecionador de Inglaterra continua a ser apontado ao lugar de Ruben Amorim
Afastado das funções de treinador, o alemão de 58 anos continua muito atento ao futebol internacional
Jackson Irvine vive experiência invulgar no St. Pauli
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Venceu Taça do Canadá, chegou ao golo 300 e deixou Kroos para trás