10/09/2024

Gala das Campeãs Record BPI: todas as reações

A segunda edição tem lugar hoje no Casino Estoril, onde será homenageado o futebol e o futsal feminino português

A carregar o vídeo ...
Transmissão em direto da Gala das Campeãs Record BPI
21:20 10.09.2024

Bernardo Ribeiro destaca Gala das Campeãs Record BPI: «Foi uma gala tocante. Vieram-me as lágrimas aos olhos»

20:57 10.09.2024

Daniel Chaves: «Objetivo é chegar onde o Benfica e Sporting estão. É para isso que vamos trabalhar»

Treinador do FC Porto

Primeiros dias

Muito positivos, a adesão por parte dos adeptos e sócios do FC Porto tem sido positiva e surpreendente e a apresentação foi prova disso. E o mais surpreendente de ter batido o recorde foi não ter sido premeditado. Foi algo que aconteceu naturalmente, dia que era de festa para a nossa equipa. Esse recorde foi o culminar deste início de projeto que esperamos que seja de sucesso.

Meta é estar na Liga BPI?

É a ambição. O que queremos é chegar lá o mais rapidamente possível, daqui a 2 anos. O percurso é longo e difícil e, por isso, o objetivo é subir à 2ª divisão. Passo a passo, para um clube com a dimensão do FC Porto, terá as suas ambições a nível nacional.

Chegar à Champions um dia

O objetivo é chegar onde o Benfica e Sporting estão e é para isso que vamos trabalhar.

Opinião sobre o evento

Muito positivo, importante para elas e para o reconhecimento delas. Tem muito por onde crescer e vai ser repetido.

20:38 10.09.2024

Pauleta: «Lutamos com uma responsabilidade acrescida, que é valorizar o papel da mulher portuguesa»

Capitã de equipa do Benfica, campeãs nacionais

"Queria agradecer à organização desta gala pelo prémio. É preciso elogiar o trabalho que foi feito. Agradecer a aposta da direção do Benfica. Agradecer por nos permitirem ir para dentro de campo e a todas as jogadoras que trabalharam para conseguirmos os 4 prémios, que era um objetivo do clube. Está uma sala cheia de mulheres, lutamos com uma responsabilidade acrescida, que é valorizar o papel da mulher portuguesa"

Pub
20:33 10.09.2024

Fernando Gomes: «Só fiz aquilo que era a minha obrigação na condição de presidente da FPF»

Prémio Mérito

"Naturalmente, depois de ouvir estas palavras, não posso deixar de não agradecer este momento, assim como ao Record e ao BPI pela realização desta segunda gala. Desde a primeira hora dissemos ao Bernardo e à sua equipa que podia contar com a FPF. Este prémio não é individual. Não há ninguém que individualmente possa conquistar o que quer que seja. Há uma equipa. São 13 anos, vai fazer no dia 17 de dezembro, que iniciámos esta caminhada. Um dos objetivos passava pela plano estratégico de futsal e do futebol feminino, que está a encargo da Mónica. Desenvolveu um plano estratégico há 10 anos. Foi aí que esta jornada começou. Tínhamos pouco mais de 5 mil atletas, em junho mais de 19 mil e hoje estamos a crescer mais de 40%. O nosso plano estratégico de 2030 é que 75 mil mulheres possam jogar. Acreditamos que vai ser possível conquistar. Este prémio não é só meu, nem da minha equipa ou entidade. É das jogadoras, que se abraçaram e encararam esta missão. Desse plano estratégico o primeiro apoio, da Allianz, e que por razões de estratégia não acompanhou como queria este projeto. E arranjámos um parceiro fantástico. Com as equipas envolvidas, quer dos nossos parceiros e da equipa da FPF, conseguimos colocar um plano em crescimento e andamento. Não posso deixar de agradecer a todos o trabalho que tem sido desenvolvido - os clubes regionais, os dirigentes desses clubes, que abdicam do tempo de vida familiar, às mães e aos pais das atletas que tomam decisões difíceis para deixar as suas meninas ouvirem os comentários que o Bernardo referiu. Hoje, estou convencido que no fim desta época desportiva vamos ter seguramente mais de 25 mil atletas. As 75 mil são um desafio, mas acreditamos que é possível. Quando em determinado momento queremos realizar uma função, temos de colocar em cima da mesa toda a dedicação, só fiz aquilo que era a minha obrigação na condição de presidente da FPF. Portanto, não posso deixar agradecer a todos vós que me acompanharam, a todas as atletas e um agradecimento muito especial a quem me tem acompanhado ao longo deste processo. Já estamos casados há 49 anos. É uma mulher, a minha mulher, que me tem dado carinho e acompanhado, com liberdade, todo este percurso que temos feito na FPF."

20:20 10.09.2024

Filipa Patão: «Oiço comentários: tens de ir substituir o Schmidt e depois oiço que tenho de ir treinar o Estoril»

Melhor treinadora

"Obrigada, mais uma vez. Aproveitar para passar outra mensagem. Para poder ganhar, tive de perder muitas vezes. Vivemos numa sociedade cada vez pior no que diz à valorização dos aletas. Isso tem sido o desporto em Portugal. Oiço comentários: tens de ir substituir o Schmidt e depois oiço que tenho de ir treinar o Estoril. Um treinador que não ganha, é um mau treinador, um jogador que não marque golo, é um mau jogador. Temos de mudar."

20:16 10.09.2024

Olívia Smith: «Estou muito orgulhosa por vencer este prémio»

Melhor Jovem Liga BPI

"Só quero agradecer à equipa, a todo o staff, estou muito orgulhosa por vencer este prémio e desejo-vos o melhor sucesso para esta nova época."

Pub
20:16 10.09.2024

Andreia Faria deixa vários agradecimentos

"Agradecer ao Record mas acima de tudo ao Benfica, que permite que sete de nós estejamos aqui, depois de chegar aos 'quartos' da Champions e fazer o pleno no plano nacional, ao ‘vice’ Fernando Tavares e ao presidente Rui Costa".

20:15 10.09.2024

Hannah Seabert (Sporting), Ana Borges (Sporting), Carole Costa (Benfica), Christy Ucheibe (Benfica), Lúcia Alves (Benfica), Andreia Faria (Benfica), Beatriz Cameirão (Damaiense na época passada, atualmente Benfica), Andreia Norton (Benfica), Kika Nazareth (Benfica), Olivia Smith (Sporting) e Telma Encarnação (Marítimo na época passada, atualmente Sporting) formam o onze do ano da Liga BPI.

20:14 10.09.2024

Filipa Patão: «Sou apenas mais uma a tentar fazer a diferença»

Prémio Mérito - Benfica

"Não há um ano que escolham uma foto boa. Primeiro de tudo, como boa portuguesa que sou, vou começar com reclamações. As minhas atletas dizem que está muito frio aqui dentro...

Primeiro que tudo, agradecer a todas as entidades responsáveis por esta gala e que continuem a fazer por muitos e muitos anos. Esta distinção é de muitas pessoas que têm lutado, que me obrigaram a ser melhor, os treinadores que trabalham para ser melhores. Sou apenas mais uma a tentar fazer a diferença. Gostava de lembrar as palavras do meu avô que me dizia, quando vinha a chorar depois de jogar com os rapazes. Sempre me disse: 'não lutes para seres igual a eles mas para seres diferente'. Uma palavra de agradecimento às minhas jogadoras, este prémio é delas, personificam a minha resiliência e paixão, o que é estar no futebol. Isto é para vocês. Tenho de aproveitar estes momentos para fazer jus ao que temos de passar. Falo de todos os departamentos que estão envolvidos no Benfica, que melhoram o trabalho das atletas. Fernando Tavares, Rui Costa, estes departamentos estão todos os dias comigo e fazem de mim melhor. Felizmente estou rodeada dos melhores."

Pub
20:08 10.09.2024

Inês Fernandes: «Existe um mundo de diferença entre o futebol masculino e feminino e um universo no futsal»

Prémio Campeãs

"Vou ser breve porque a Janice já agradeceu a quem tinha de agradecer. Vou ser um pouco sindicalista porque se não fosse não estaria a ser eu mesma. Existe um mundo de diferença entre o futebol masculino e feminino e um universo no futsal. Um parabéns a esta equipa, que é campeã a uma série de anos. Obrigado ao Benfica por lutar por nós e ajudar-nos a sermos semi-profissionais. Estamos a lutar por contratos de trabalho e para sermos profissionais."

20:05 10.09.2024

Janice Silva: «Benfica acolheu-me quando andava perdida na ruas da Amadora»

Jogadora do ano

"É um prémio especial, fruto de muito trabalho e esforço. Não é muito fácil estar neste patamar. Agradeço muito à Fundação Benfica, ao Benfica por me ter acolhido numa fase de vida complicada, quando andava perdida na ruas da Amadora, agradeço muito às minhas colegas, ao staff, à Federação por estar a apostar no desporto feminino. Sei que fiz uma época boa, este prémio é para todas, mas principalmente para a Maria Pereira".

20:02 10.09.2024

Ricardo Rodrigues: «Com estas atletas tudo torna-se mais fácil»

Treinador do ano

"Nem sei o que dizer. Primeiro de tudo, agradecer à minha família porque sem eles isto não é possível. São muitas horas fora de casa e eles sabem do que falo. Depois, treinar uma equipa de alta competição, tenho o privilégio há dois anos. Com estas atletas tudo torna-se mais fácil, parabéns a elas também e à minha equipa técnica porque sem eles não sou ninguém. Obrigado também à Novasemente por me dar as condições necessárias para treinar uma equipa de alta competição e obrigado ao nosso presidente e às nossas atletas, uma vez mais."

Pub
20:00 10.09.2024

Catarina Lopes: «Este prémio é tanto meu como das minhas colegas»

Melhor jovem

"Antes de mais, gostaria muito que a minha equipa estivesse presente, infelizmente o mister não deu folga. Este prémio é tanto meu como delas. Um agradecimento à minha família, que, mesmo estando longe, me apoia."

19:59 10.09.2024

Janice Silva: «Temos de aproveitar e dar às próximas atletas todas as condições para evoluírem»

"Queria muito agradecer ao Record, à FPF, porque também vamos ter o primeiro Campeonato do Mundo de futsal, que é algo histórico, agradecer também ao Benfica por dar todas as condições as atletas. Temos de aproveitar e dar às próximas atletas todas as condições para evoluírem."

19:58 10.09.2024

Ana Catarina (Benfica), Dinha (Santa Luzia), Maria Pereira (Benfica), Janice Silva (Benfica) e Lídia Moreira (Novasemente em 2023/24) chamadas ao palco. São elas as futsalistas que formam o 5 ideal do ano no campeonato de futsal.

Pub
19:57 10.09.2024

Joaquim Evangelista: «Existe margem para ir mais além»

Presidente do sindicato de jogadores

"Permitam-me por começar um cumprimento às jogadoras presentes. Dar os parabéns à Kika e ao pai. Ver as famílias à volta do futebol feminino é muito importante para o país, como aconteceu no Estádio do Dragão. Uma palavra de gratidão ao jornal Record, na pessoa de Bernardo Ribeiro. O Sindicato apoiará sempre esta iniciativa de reconhecimento do mérito. Destacar o trabalho dos clubes e das instituições, não podendo deixar de falar de Fernando Gomes e Mónica Jorge. O sucesso das jogadoras, digo-o com convicção, deve-se ao empenho do presidente da FPF. Mas existe margem para ir mais além. Ainda existem projetos que utilizam o futebol feminino como mera bandeira política, deixando por concretizar muitas das suas ambições, a aposta deve ser genuína. Falta-nos mais investimentos nas infraestruturas e nos espetáculos, reduzir as assimetrias. Para que se perceba a importância do acordo coletivo de trabalho, não apenas pelas condições, mas também pela igualdade de tratamento. O Sindicato não deixará cair esta questão. Apelo às jogadoras para que sejam ativas. Acredito que mais clubes irão arranjar formas de potenciar o futebol feminino, como o FC Porto fez. Saibamos debater as diferenças, combater o nanismo. Termino, reiterando o apoio às jogadoras para que lutem pelo essencial. O essencial é garantir a todas em igualdade de circunstâncias um contrato de trabalho. Uma nota para as mulheres com quem tenho a honra de trabalhar no Sindicato dos Jogadores. Uma notícia, Matilde Fidalgo iniciou o trabalho no Sindicato para lutar pelas jogadoras."

19:42 10.09.2024

Carolina Duarte: «Se eu, com 10 por cento de visão, consegui alcançar isto...»

Vencedora do Prémio Inspiração

"Boa tarde a todos, muito obrigado. É com enorme emoção que recebo este prémio, dedico-o à minha família e em especial a todas as mulheres da minha família. É sobretudo um prémio para as mulheres atletas, há quatro anos, quando descobri que estava grávida, vi o sonho de lutar por uma medalha em Tóquio desmoronar-se. Ainda por cima retiraram-me o salário de rendimento. Eu escolhi ser mãe. Três anos depois aqui estou eu, numa gala que reconhece o poder feminino. Lutem pelos vossos sonhos e em tudo o que acreditam. Se eu, com 10 por cento de visão, consegui alcançar isto, vocês, com 100 por cento de visão, conseguem alcançar 10 vezes mais."

19:40 10.09.2024

Cristina Gonçalves: «Agradeço imenso este prémio»

Vencedora do Prémio Inspiração

"Agradeço imenso este prémio à Gala das Campeãs, ao Record e a toda a gente que está por trás na organização e a apoiar. Obrigado."

Pub
19:39 10.09.2024

Patrícia Sampaio: «Cresci a ouvir que o desporto era para rapazes e trabalho diariamente para mostrar como é lutar como uma mulher»

Vencedora do Prémio Inspiração

"Boa tarde a todos. Obrigado aos envolvidos, ao Record e a todos os parceiros por apoiarem o desporto feminino em Portugal. Parabéns a todas as atletas porque realmente é uma luta para que o nosso desporto seja valorizado em Portugal. Cresci a ouvir que o desporto era para rapazes e trabalho diariamente para mostrar como é lutar como uma mulher."

19:34 10.09.2024

Kika Nazareth: «Este prémio é mais especial que os outros do que já recebi»

Vencedora do prémio de jogadora do ano na Liga BPI

"É um alivio de felicidade, que bom que é estar em casa com a família e com caras conhecidas. Pego nestas palavras para agradecer à Media Livre e ao Record por me proporcionarem isto, ainda que seja curto, vou daqui a uns minutos embora. Obrigada por fazerem com isto seja possível. Nós para sermos bons profissionais temos de ser boas pessoas. Gostava de agradecer em especial à Patrícia por toda a ajuda. Às vezes as pessoas veem o fim e esquecem-se do que foi feito por trás. Estou em casa, mesmo que seja por pouco tempo. É sempre bom regressar.

Falando do que me traz a Portugal e a Cascais. Sou o produto final, mas há um trabalho todo feito pelo meu clube de coração, pelo Benfica, por todas as colegas de quem eu tenho muitas saudades. Este prémio é mais especial que os outros do que já recebi. É mais especial do que algum que vá receber porque acaba por ser o último que ganhei com vocês. É mesmo bom estar em casa, falar português é bom, ouvir português é bom, ouvir ‘tenho saudades tuas’ é bom. É um prémio referente ao futebol português à valorização do futebol feminino. Sou a transferência mais cara, mas sou uma porta para as que aí vêm. Mais uma vez, muito obrigada ao Benfica por tudo o que fez por mim. Vocês estão comigo seja onde for. Estou onde estou por vossa causa. Obrigada à FPF por todo o apoio, ajuda e aposta. Obrigada a todos por me receberem tão bem e por me fazerem sentir em casa. Podia ficar aqui a desabafar durante horas porque tenho mesmo muitas saudades vossas. Tenho um avião para apanhar, resto de boa noite e obrigada mais uma vez."

19:29 10.09.2024

Um momento bastante curioso, com Kika Nazareth a entrevistar... o seu pai!

Pergunta - Sou a Kika e estranhamente estou com o meu pai em palco para fazer algo que eu nunca fiz. Como lidou com a minha paixão. O que queria que eu fosse?

Resposta - Nunca tinha pensado em nada para ti, queria que fosses feliz, fosse o caminho que escolhesses, escolheste o futebol e foi onde te tornaste mais feliz.

Como surgiu o futebol?

Tu desde pequenina que brincavas sempre com a bola, ou brincavas com as bonecas e davas chutos nelas. Era previsível que ia seguir por esse caminho e foste por aí.

E essas bonecas, eram presentes que me eram dados?

Tentaram dar-te bonecas porque era normal, a tua irmã também tinha, mas tu encostaste.

Quando é que eu disse?

Não houve conversa. Na escola quiseram que jogasses na equipa da escola. Tu eras feliz a jogar futebol e isso é que era importante.

Lembra-se do meu primeiro jogo? Antes do Benfica...

Pelos seniores, lembro-me bem. O primeiro deve ter sido contra os Torpedos. O Benfica foi no Atlético, contra o Amora, e marcaste um golo.

Os seus amigos já se meteram consigo por ter uma filha a jogar com meninos?

Nunca. Sempre me apoiaram. Gostavam de te ver a jogar e vinham dizer: o que ela joga! Da parte deles nunca houve alguém que fizesse isso.

O anúncio do BPI mexeu consigo?

Claro, até porque me identifiquei parte do anúncio.

A jogar?

Um orgulho brutal. Sei que és muito importante para as outras raparigas que jogam, que és um exemplo e que os pais olham para ti como uma referência, tal como elas, para evoluírem.

Pub
19:20 10.09.2024

João Pedro Oliveira e Costa: «Este caminho não pode parar e tem de ser acelerado»

CEO do BPI

"É com enorme prazer e enorme emoção estar aqui não só pelo motivo que nos trouxe a esta fantástica sala de espetáculos mas acima de tudo pela grandiosidade, sucesso e relevo que o futebol feminino alcançou. E mudou muito num curto espaço de tempo. E hoje nesta festa é claramente isso que estamos a celebrar, é o que vocês alcançaram. A fotografia é bonita e enche-nos de orgulho e hoje quando olhamos para uma sala cheia de talentos, temos noção do que alcançámos. E faço uma referência muito especial ao jornal Record e ao seu diretor Bernardo Ribeiro, e a administração da Medialivre, pela organização desta gala, pela forma como não quis deixar cair uma iniciativa que teve uma primeira edição de enorme sucesso e nós ao estarmos aqui hoje, é basicamente o que foi dito pelo Bernardo, viemos para ficar e o BPI também. Para lá da fotografia, o mais impressionante e arrepiante é olhar para o dito filme, para o que foi construído ao longo destes últimos anos. O vídeo que acabaram de ver foi uma parte de um episódio deste filme, que foi construído pelos protagonistas que são vocês nesta sala. Este vídeo teve mais de 30 milhões de visualizações pelo mundo inteiro e ganhou muitos prémios nacionais e internacionais. Mas acima de tudo demonstrou que é possível ter um sonho e concretizá-lo, que foi levar através da FPF o sonho de construir o que é hoje o futebol feminino profissional e o não profissional também, ter construído não só jogadoras, dirigentes, treinadores, mas toda uma panóplia de condições que antes não existiam.

O futebol feminino mudou mentalidades porque mostrou que é possível e conquistou carinho e respeito e atenção de todos, não só do público mas também dos media. E está a inspirar muitos jovens e crianças por todo o país e nós todos queremos uma sociedade diferente, mais tolerante, mais justa e mais feliz acima de tudo. E com o impacto que os exemplos do futebol tem nas nossas e futuras gerações, é fundamental não esquecermos a importância dos valores com que o futebol foi criado. E não vale, repito, não vale tudo mesmo quando parece, não vale tudo. E os valores como o respeito, companheirismo, disciplina, integridade e honestidade, que por vezes nos esquecemos quando são fundamentais no desporto, ainda vamos continuar a encontrar no futebol feminino. Não são só boas intenções e floreados, é fantástico ver como evoluiu a modalidade. Não só as nossas jogadoras começam a ser cobiçadas, mas também temos muitos treinadores conceituados na Liga BPI, árbitras internacionais, duas equipas a disputar a Liga dos Campeões, Benfica e Sporting, e uma Seleção que se bate com as melhores do mundo e que vai ao outro lado do mundo e, apesar de ser a menos cotada, acabou por ser das mais admiradas. Estive lá com muito orgulho e emoção. E mesmo nós, o BPI, fomos desafiados pela FPF a acreditar nesta aventura, nunca acreditámos que seria possível estar aqui num tão curto espaço de tempo. E por isso o mérito é todo vosso, jogadoras, equipas técnicas, dirigentes, mas há aqui um mérito acrescido, não só da FPF, mas do seu presidente. É um visionário e uma pessoa de uma enorme coragem, o doutor Fernando Gomes provavelmente é ele a poção mágica que faltava para tornar a realidade que é isto. É um enorme prazer para nós continuarmos a apoiar todas a iniciativas que tem a ver com futebol feminino, seja com federação ou parceiros que entenderem, porque penso que este caminho não pode parar e tem de ser acelerado. A FPF tem feito o seu papel, mas a sociedade tem de fazer mais, todos temos de fazer mais. Este é um exemplo de grande sucesso que não podemos perder e relembro também as bolsas que as FPF lançou com o nosso apoio e da fundação LaCaixa para apoiar os estudos das jogadoras e mérito das jogadoras de futebol que queiram manter os seus estudos é importantíssimo estes apoios e não pode ser só uma marca a fazê-lo.

Contem connosco, com o apoio do BPI, e apelo ao apoio do resto da sociedade a este excelente exemplo do que foi construído, desfrutem deste momento, muitíssimo obrigado pelo que fizeram por Portugal e pela sociedade, muitos parabéns e acima de tudo divirtam-se"

19:14 10.09.2024

Bernardo Ribeiro: «O futuro do futebol é vosso»

"Passado um ano, cumprimos a palavra. Estamos juntos para celebrar a Gala das Campeãs, que é muito mais que isso. Vamos ver passar muitas vencedoras, as melhores, escolhidas por vocês. Mas também há campeãs que não vão subir ao placo porque o futebol não é feito de ganhar, é feito de quem joga, de quem vai para o treino mesmo que o puto não a deixe dormir ou mesmo que as dores menstruais estejam fortes. Obrigado por estarem aqui. No ano passado falei do choque cultural sobre os abusos. Agora já tenho noção de que é mais difícil para vocês do que para os homens. No Record, vamos tomar três medidas. Os utilizadores que exprimirem palavras lavres nos comentários serão banidos do site. Todos os acontecimentos de abuso que chagarem ao nosso conhecimento serão denunciados. Vamos iniciar uma campanha pela inclusão e igualdade no desporto. O caminho faz-se caminhado. Cá estaremos para o ano porque os nossos parceiros não vão deixar fugir esta ideia. O futuro do futebol é vosso. Esta noite é vossa, uma boa época."

19:08 10.09.2024

Francisco Kreye: «Cada uma de vocês é o exemplo vivo que todos os obstáculos são ultrapassáveis»

Vereador CM Cascais Desporto

"Cumprimento muito especial a todas as atletas presentes. É um prazer e orgulho dar início a esta iniciativa que distingue todo o trabalho de excelência ao mais alto nível desenvolvido por todas elas. Reconhecer todo o esforço, dedicação e sacrifício que permitiram combater as diferenças marcadas pelo preconceito.

Cada uma de vocês é o exemplo vivo que todos os obstáculos são ultrapassáveis. São campeãs e inspiram gerações. Palavra muito especial de apreço a todos os treinadores, equipas e famílias, muitas vezes aquele apoio silencioso que não deve ser esquecido.

O impacto de eventos como a Gala das Campeãs serve para ultrapassar sstereótipos e preconceitos

Em Cascais, há vários clubes e escolas no município em que as jovens, raparigas e meninas podem desenvolver a sua atividade e crescer."

Pub
18:53 10.09.2024

Já começou a Gala das Campeãs Record BPI

Siga a transmissão na íntegra acima.

18:47 10.09.2024

Mário Jardel: «Espero que o futebol feminino cresça cada vez mais»

De volta a estes eventos?

"Recebi o convite e vim prestigiar a Gala das Campeãs."

É importante o futebol feminino?

"Espero que cresça cada vez mais, é muito difícil ser igual [ao masculino] em termos de salários, mas é uma classe que está a crescer muito, merece respeito e essa oportunidade para as meninas mostrarem o seu valor. Está a crescer, os salários estão a aumentar, mesmo no Brasil, os campeonatos estão a ser transmitidos, valorizados e na Europa também. Vocês veem aí jogadoras que disputam competições muito importantes, como a Champions League, dando a oportunidade a essas meninas de se mostrarem, que é importante. Eu sei o que é isso e coloco-me no lugar delas."

Tem ligação ao futebol feminino em Portugal ou no Brasil?

"Sempre admirei as meninas a jogar. Como disse, está a crescer, estão a evoluir e é dar força para que o futebol feminino cresça mais ainda e principalmente o futebol feminino português. Que represente bem o país, cresça e vá a um Mundial como o Brasil. Pena que o Brasil no futebol feminino não está aquela coisa, mas se Deus quiser daqui a um tempo vamos chegar lá novamente [risos].

E o masculino em Portugal? Sporting está forte…

"Sporting muito forte, FC Porto também, já o Benfica nem por isso, mas ainda vai no começo."

18:39 10.09.2024

Carolina Mendes: «Faz todo o sentido haver cada vez mais destas galas»

Qual a importância deste tipo de eventos?

"É extremamente importante porque acaba por premiar quem realmente se destacou na última época desportiva e acho que é também é importante haver estas premiações individuais e coletivas, porque faz todo o sentido, até para as atletas sentirem que o esforço e tudo o que fizeram na época passada valeu a pena. É um momento de convívio, porque estamos todas as jogadoras, de várias equipas, é sempre bom conseguirmos reunir e estarmos aqui nesta família do futebol feminino e de outras modalidades também."

Antes não existiam estes eventos, é importante também por isso?

"Sim, claro. Também acompanha o que tem sido o crescimento do futebol feminino, faz todo o sentido, até porque a dimensão do que se tem atingido no futebol feminino é muito grande e faz todo o sentido haver cada vez mais destas galas e destes eventos para acompanhar a evolução do futebol feminino.

Pub
18:25 10.09.2024

Fernando Gomes: «Dar os parabéns ao Record por esta ideia fantástica»

Importância deste evento

É uma iniciativa fantástica, desde a primeira hora que apadrinhamos esta iniciativa do Record, que vai em linha de conta com o que a Federação Portuguesa de Futebol tem feito no desenvolvimento do feminino, no futebol e no futsal. Portanto, dar os parabéns ao Record por esta ideia fantástica. O ano passado tivemos muito envolvidos em criar condições, nomeadamente com a Seleção, as Navegadoras que tinham vindo da participação no Campeonato do Mundo, e não deixamos este ano de continuar a ajudar no que é possível para que seja mais uma vez uma gala de sucesso. É um espaço fantástico em termos de afirmação da igualdade de género e do futebol feminino.

Expectativas para a Gala

Adesão massiva que temos assistido das jogadoras e do futebol no seu todo relativamente a esta iniciativa do Record. O que esperamos é que continue a ter esta dimensão de afirmação que se assitiu no ano passado. Que seja um embrião muito forte para o futuro do futebol feminino português e da afirmação da mulher no desporto português.

18:20 10.09.2024

Fernando Tavares: «É muito bom o Benfica ter passado, é bom o Sporting ter passado»

Importância

Antes de mais, parabéns ao Record pela iniciativa. É uma gala que prestigia o futebol feminino, portanto é com prazer que estamos aqui para mais um ano que premeia o sucesso do futebol feminino do Benfica. Mas, mais importante, é o desenvolvimento do desporto feminino.

Hegemonia do Benfica

Crescimento sustentado, mas temos de ver que pensar que a concorrência está forte. O Sporting está com grande equipa e com excelentes desempenhos. Aliás, depois de ganhar a Supertaça, recentemente passou para a segunda fase da Liga dos Campeões. Portanto, vai ser um ano disputadíssimo e temos de estar ao nosso melhor para conseguirmos o pentacampeonato.

Duas equipas na Liga dos Campeões

É muito bom o Benfica ter passado, é bom o Sporting ter passado, é bom a Filipa Patão estar nomeada como uma das melhores treinadoras do Mundo, seria bom que a Seleção Nacional continuasse a conseguir bons resultados... Tudo isto faz parte do progresso, do crescimento, portanto é fantástico o futebol feminino. Estamos a atravessar um bom momento, por isso temos de continuar a trabalhar, a investir para ser cada vez melhores. Portugal é um país do futebol e também do futebol feminino.

Perder Kika e Jéssica

São coisas naturais, faz parte do processo. Não falo em perder, temos de ter capacidade para, em todos os momentos, renovar a equipa. Ficámos sem a Cloé Lacasse e sem a Ana Vitória e continuámos a ter bons resultados, portanto é algo que é normal. Encaramos isto como futebol.

18:16 10.09.2024

Alverca, Bobadela, Venda do Pinheiro, Torrense, SF Benfica, Frielas, Futebol Benfica, Benfica, Famalicão e Sp. Braga são alguns dos clubes representados nesta gala.

Pub
18:03 10.09.2024

Laura Luís: «É sempre bastante importante esta valorização do futebol feminino»

Jogadora do Clube Albergaria

Qual a importância deste tipo de eventos?

"É extremamente importante, é um lugar onde nos reunimos todas e conseguimos estar com toda a gente num outro contexto. É sempre bastante importante esta valorização do futebol feminino, para valorizar quem esteve bem na época passada, mas é extremamente importante e espero que seja uma gala para continuar nos próximos anos."

Expectativas para hoje?

"As expectativas estão em alta. Não sabemos muito bem, é a minha primeira gala, não vim no ano passado, mas as expectativas são altas e espero desfrutar desta gala. Que seja mais um marco no crescimento do futebol feminino em Portugal."

17:56 10.09.2024

Ana Teixeira, embaixadora Liga BPI: «Vai ser uma noite bonita»

Importância do evento:

É um prazer estar aqui e presenciar este evento, valoriza o trabalho das jogadoras e todos os envolvidos. É um evento que valoriza a modalidade, dá palco a quem merece ter e vamos premiar aquelas que foram as melhores jogadoras do ano. Mérito desportivo é sempre de se valorizar.

Crescimento nos últimos anos:

O investimento aumentando, os clubes tentam sempre dar melhores condições e isso muda tudo. Não só o que elas podem conseguir fazer diariamente, mas também tudo o que é a formação e acesso aos treinos cada vez mais cedo. Clubes, associações e Federação têm feito esse trabalho conjunto e aos todos vamos vendo esse investimento e esforço a chegar à 1ª Liga, e permite, com tudo o que é as transmissões televisivas, os media, aumentar as oportunidades de todos os envolvidos.

Expectativas:

Vai ser uma noite bonita, oportunidade para toda a gente se rever, estar junta, partilhar a paixão pelo futebol. Esta gala é isso. Valorizar esse espaço, trazer as pessoas para o futebol no feminino. Que toda a gente saia contente e eu estarei aqui para aplaudir todas as protagonistas, nunca esquecendo as que não foram premiadas e as que serão no futuro.

Mais visibilidade do que antigamente

Gosto de olhar para isto como algo natural, nunca com aquela pressa de encurtar caminho, de querer palcos ou mediatismo. Não, cada passo está a ser dado de forma firme, os clubes mostram que querem mais e tudo está a ser feito de maneira sustentada para não se deixar ninguém para trás.

17:48 10.09.2024

João Carlos, vice-presidente do Ponte Frielas, também está presente

Como vê este evento?

"É a primeira vez, no ano passado a equipa esteve cá, eu não pude estar presente, mas está a correr bem. As perspetivas são boas e agora vamos ver o passo seguinte."

Como o Ponte Frielas se posiciona este ano em termos desportivos?

"Temos uma equipa com bons valores, jogadoras novas que vieram para o clube e são mais valias. A nossa fé é passar a fase seguinte do campeonato da 3ª divisão."

O campeonato da 3ª divisão ficou enriquecido com a chegada do FC Porto?

"Sim e não só. Pela primeira vez vamos ter uma equipa dos Açores no campeonato nacional, que é enriquecedor. O FC Porto também, é um dos grandes do futebol, está na 3ª divisão e é aí que devem começar e não como outras equipas que começaram logo na 1ª divisão."

Estes eventos servem para divulgar e dar a conhecer um futebol feminino em cada vez maior crescimento?

"Sim e é enriquecedor porque além conhecermos os clubes, mas não conhecemos as caras e aqui já encontrei algumas pessoas."

Pub
17:46 10.09.2024

Patrícia Sampaio: «Sinto-me muito lisonjeada por estar aqui»

Importância do evento:

Por ser um evento que enaltece as mulheres e o desporto em Portugal, é muito importante e uma iniciativa pela qual quero parabenizar o Record. Como mulher, sei da dificuldade que é destacar-nos e ganhar o nosso lugar no desporto e em qualquer coisa no país, isto é uma iniciativa fantástica. Sinto-me muito lisonjeada por estar aqui.

Acompanha futebol e futsal feminino?

Confesso que estou agora a começar a ver futebol e outros desportos. Importância todos têm, é mais o meu interesse, agora estou a querer interessar-me cada vez mais.

Vida pós-Jogos Olímpicos:

Estou a acalmar-me, a voltar à vida real. Ainda estou de férias, a fazer esta parte mais mediática e social. Dia 15 vou voltar a treinar e redefinir objetivos e melhorar os resultados que me puseram aqui.

17:40 10.09.2024

A festa está de volta hoje

Cerca de 9 meses depois da primeira edição - um enorme sucesso -, está de volta a Gala das Campeãs Record BPI, que distinguirá uma vez mais as protagonistas da evolução meteórica do futebol e do futsal feminino em Portugal. Tal como no ano passado, acontecerá no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, a partir das 18h30, podendo acompanhar tudo o que se irá passar nas nossas plataformas.

Pub
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Futebol Feminino
Notícias
Notícias Mais Vistas