Um golo de Bura deu ao Académico de Viseu a vitória 1-0 frente ao Farense, em jogo da primeira jornada da II Liga de futebol, disputado no Estádio do Fontelo, em Viseu.
O tento solitário da partida surgiu aos 63 minutos, quando o defesa-central Bura, através de um livre direto, rematou forte, sem dar hipóteses ao guarda-redes contrário.
Num jogo presenciado por algumas centenas de espetadores e envolvendo duas equipas com ambições nesta II Liga, o equilíbrio foi a nota dominante, com poucas oportunidades de golo e decidido no lance de bola parada de Bura.
Entrou melhor o Farense, com Irobiso a dar muito trabalho à defesa viseense e a ter o primeiro remate perigoso, aos oito minutos, mas Janota defendeu.
O Académico de Viseu respondeu aos 18 minutos, com um cabeceamento de Fonseca, mas ao lado da baliza dos algarvios.
Nos segundos 45 minutos, a tendência de jogo não se alterou, com as defesas a levarem a melhor sobre os ataques, valendo o livre de Bura, aos 63 minutos, para 'desatar' a igualdade.
O golo animou a formação orientada por Ricardo Chéu, que aproveitou o balanceamento ofensivo do Farense, na procura do empate, para criar mais lances de perigo. Fábio Martins, aos 77 minutos, poderia ter dado mais tranquilidade aos viseenses, mas falhou frente a Bento.
Jorge Paixão apostou tudo para a sua equipa chegar ao empate, mas Ricardo Chéu respondeu com o reforço do setor defensivo e o resultado acabaria por não se alterar, com a vitória do Académico de Viseu, que começa a vencer na nova época, depois de ter também garantido, na Taça da Liga, o apuramento para a segunda fase.
Jogo disputado no Estádio Municipal do Fontelo, em Viseu.
Ac. Viseu - Farense, 1-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador:
1-0, Bura, 63 minutos.
Equipas:
- Ac. Viseu: Janota, Tiago Costa, Bura, Tiago Gonçalves, Ricardo Ferreira, Alex Porto, Gradíssimo (Fábio Martins, 57'), Romeu Ribeiro, Bruno Carvalho, Tiago Borges (Lameirão, 89') e Fonseca (João Ricardo, 75').
(Suplentes: Ruca, Mathaus, Tomé, João Ricardo, Lameirão e Fábio Martins).
Treinador: Ricardo Chéu.
- Farense: Bento, Ventosa, Diogo Silva, Felipe, Diogo Coelho, Carlos, Osama (Bruno Loureiro, 74'), Márcio Sousa (Edinho, 74'), Iúri (Ramiz, 66'), Harramiz e Irobiso.
(Suplentes: Ricardo, Roni, Celsinho, Ramiz, Edinho, Julian e Bruno Loureiro).
Treinador: Jorge Paixão.
Árbitro: Luís Ferreira (Braga).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Romeu Ribeiro (37') e Fábio Martins (90'+1).
Assistência: Cerca de 600 espectadores.
Léo Teixeira foi encaminhado para o hospital de Penafiel
Fogaceiros foram para o intervalo a ganhar, mas concederam a igualdade no segundo tempo
Arbitragem de Luís Godinho causou controvérsia
No jogo diante do Farense
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Equipa sagra-se campeã da Conferência Este
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial