O Sporting da Covilhã venceu este domingo o Aves por 1-0, em jogo da primeira jornada da II Liga, disputado na Vila das Aves.
Um golo de Mailo, aos 56 minutos, ditou o triunfo da equipa serrana, num lance em que aproveitou uma desatenção da defesa contrária.
À procura de começar bem a nova época, o Aves foi quem melhor jogou ofensivamente na primeira metade, respondendo a equipa serrana com uma atitude de mais contenção, à procura do erro da formação de Abel Xavier.
E com Pedró, ao meio, e Ernest, no lado direito, como os elementos mais criativos dos locais, saiu de um remate do médio, aos 13 minutos, o primeiro lance de perigo, mas a bola saiu sobre o travessão.
Aos 19 minutos, Gilberto, também com uma tentativa no limite da área, falhou o alvo, depois foi a vez de Pedró (33') 'roubar' a bola a Edgar e, rápido, aproveitou o adiantamento de Taborda, mas o 'chapéu' saiu demasiado comprido.
A partida só voltou a ganhar animação nos minutos finais da etapa inicial, primeiro numa grande defesa de Taborda (42') no solo a cabeçada de Marcos Valente, com Quim a não se ficar atrás, já no descontos, ao desviar com os pés uma iniciativa de Zé Tiago na área avense.
O Aves voltou do intervalo a pressionar alto, teve em Ernest (47' e 50') duas situações de perigo, mas foi Mailo (56'), a aproveitar uma má saída da defesa avense para inaugurar o marcador, atirando rasteiro de pé esquerdo para bater Quim.
Quim, aos 78', teve de aplicar-se para evitar que o atraso de Marcos Valente resultasse em novo golo dos serranos, respondendo André Costa (80') num 'slalom', que terminou com um remate, a que Taborda correspondeu com um desvio para canto.
Jogo no Estádio do CD Aves, na Vila das Aves.
Desportivo das Aves - Sporting da Covilhã, 0-1.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador:
0-1, Mailo, 56 minutos
Equipas:
- Desportivo das Aves: Quim, Vítor Alves, Romaric, Marcos Valente, André Dias, Ericson, Pedró (Rui Li, 65'), Tarcísio, Renato Reis (Zé Valente, 77'), Ernest (André Costa, 65') e Felipe Martins.
(Suplentes: Diogo Freire, João Amorim, Zé Valente, André Costa, Emanuel, Nélson Pedroso e Rui Li).
Treinador: Abel Xavier.
- Sporting da Covilhã: Taborda, Tiago Moreira, Edgar, Vítor Carvalho, Joel, Diarra (Xeka, 66'), Zé Tiago, Nana K (Vítor Massaia, 85'), Gilberto, Elton (Elenison, 70') e Mailo.
(Suplentes: Igor, Zé Pedro, Victor Massaia, Elenilson, Samuel, Xeca e Flávio).
Treinador: Francisco Chaló.
Árbitro: João Capela (Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Ernest (4'), André Dias (16'), Ericson (35') e Joel (40').
Assistência: cerca de 1.000 espectadores.
Léo Teixeira foi encaminhado para o hospital de Penafiel
Fogaceiros foram para o intervalo a ganhar, mas concederam a igualdade no segundo tempo
Arbitragem de Luís Godinho causou controvérsia
No jogo diante do Farense
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Equipa sagra-se campeã da Conferência Este
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial