O FC Porto empatou este domingo em casa (2-2) com o último classificado da 2.ª Liga, a Oliveirense, numa partida da 12.ª jornada em que jogou reduzido a dez unidades durante uma hora.
O primeiro quarto de hora foi desinteressante, mas depois o lateral direito portista Victor Garcia foi expulso, alegadamente por mão na bola, e o jogo conheceu então alteração drástica.
Em superioridade numérica, a Oliveirense ganhou sentiu-se então à vontade para correr riscos e atacar e adiantou-se mesmo no marcador, graças a um bom golo de Leleco (35 minutos).
O técnico portista, entretanto, tinha reorganizado a sua equipa com a entrada de Tomás para o lugar de Fede Varela e mais tarde fez nova alteração substituindo o lesionado Maurício por Sérgio Ribeiro.
O FC Porto empatou dois minutos depois, através de uma grande penalidade convertida por André Silva, que agora soma nove golos em dez jogos nesta prova.
A segunda parte foi dominada pelo FC Porto. Ismael, de cabeça, quase marcou (52), Francisco Ramos atirou ao poste (61) e Pité, de livre, forçou João Pinho a uma grande defesa.
Foi, porém a Oliveirense a marcar novamente, pelo recém-entrado Rafa e na sequência de um contra-ataque rápido que surpreendeu a defesa portista (70).
O FC Porto reagiu forte e num livre lateral cobrado por Sérgio Ribeiro restabeleceu o empate.
A parir daí, os portistas intensificaram a sua pressão, Pité obrigou João Pinho a mais uma grande intervenção e a Oliveirense viu-se em grandes apuros para conter o caudal ofensivo contrário, cada vez mais ameaçador.
O resultado, contudo, já não sofreu mais alterações e o FC Porto, apesar do empate, mantém-se na frente do campeonato, com 26 pontos, ao passo que a Oliveirense, que ainda só venceu uma vez, soma agora sete.
Jogo no Estádio Dr. Jorge Sampaio, em Vila Nova de Gaia.
FC Porto B - Oliveirense, 2-2.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
0-1, Leleco, 35 minutos.
1-1, André Silva, 37 (grande penalidade).
1-2, Rafa, 70.
2-2, Sérgio Ribeiro, 79.
Equipas:
- FC Porto B: Gudiño, Victor Garcia, Chidozie, Maurício (Sérgio Ribeiro, 30), Pité, Omar (Ruben Macedo, 74), Fede Varela (Tomás, 20), Francisco Ramos, Gleison, Ismael e André Silva.
(Suplentes: João Costa, Rafa, Tomás, Cláudio, Sérgio Ribeiro, Verdasca e Ruben Macedo).
Treinador: Luís Castro.
- Oliveirense: João Pinho, Zé Pedro Freitas, Stephane Madeira, Sérgio, Káká, Guimarães (Mário Mendonça, 57), Babo, Carlitos (Oliveira, 84), Renan, Leleco e Thompson (Rafa, 67).
(Suplentes: Raphael Mello, Marokas, Zé Sousa, Oliveira, Mário Mendonça, Luís e Rafa).
Treinador: Bruno Sousa.
Árbitro: Rui Oliveira (Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Babo (26), Guimarães (37), Sérgio (40), Chidozie (80), Gleison (85) e Zé Pedro Freitas (90+1). Cartão vermelho para Victor Garcia (15).
Assistência: 319 espetadores.