O Sp. Braga B garantiu este domingo a permanência na 2.ª Liga, apesar de ter perdido fora com o FC Porto B, por 3-2, num jogo da 41.ª e penúltima jornada.
Os bracarenses beneficiaram de mais uma derrota do Atlético, último classificado, que parte para a última ronda com 40 pontos, menos quatro do que os bracarenses e, portanto, já sem qualquer possibilidade de evitar a despromoção. Com esta vitória, a 14.ª perante o seu público, os portistas somam 74 pontos e ainda estão na corrida pelo título nacional, que nesta altura está mais perto do Moreirense, o líder, com 76 pontos.
O Braga ganhou vantagem logo aos 5 minutos, graças a um erro de Stefanovic, que tentou fintar Piqueti, falhou e permitiu que o avançado bracarense, com a baliza escancarada fizesse o 0-1 para a sua equipa. Dez minutos depois, contudo, o foi a vez de o Braga B oferecer o golo ao seu adversário: Frederic cruzou rasteiro e Hugo Basto, infeliz, introduziu a bola na sua própria baliza.
Depois de um primeiro tempo em que os visitantes tiveram algum ascendente, os portistas regressaram do intervalo determinados a virar o jogo a seu favor e Frederic (50') e Ivo (51') estiveram muito perto do 2-1. O golo que os "azuis e brancos" procuraram com insistência demorou pouco a chegar e foi obra de um bom trabalho individual de Gonçalo. O ponta de lança serviu Ivo, este devolveu-lhe a bola e Gonçalo, após tirar um adversário da frente, rematou forte e rasteiro com o pé esquerdo, fazendo o 2-1.
O Braga B, que tão bem esteve na primeira parte, caiu a pique, revelou grandes fragilidades defensivas e pareceu incapaz de reagir. Ainda assim, Erivaldo teve o empate à vista (79), mas Stefanovic negou-lhe o golo com uma boa intervenção. Na resposta, porém, Frederic isolou-se e fez o 3-1 para o FC Porto.
Nessa altura, o Braga lançou-se ao ataque e conseguiu reduzir para 3-2 através de uma jogada de insistência finalizada pelo recém-entrado Diogo Ribeiro, já com o final à vista.
Jogo no Estádio Municipal Jorge Sampaio, em Vila Nova de Gaia
FC Porto B - Sp. Braga B, 3-2.
Ao intervalo: 1-1.
Marcador: 0-1, por Piqueti, 5 minutos. 1-1, Hugo Basto, 15' (p. b.). 2-1, Gonçalo, 54'. 3-1, Frederic, 79'. 3-2, Diogo Ribeiro, 83'.
Equipas:
FC Porto B: Stefanovic, David Bruno, Zé António (Pavlovski, 46'), Tiago Ferreira, Quiño, Mikel, Pedro Moreira, Leandro, Frederic (Tomás, 89'), Ivo (André Silva, 74') e Gonçalo.
Suplentes: Caio, Pavlovski, Bruno Silva, Tomás, Rafa, Bruno Costa e André Silva.
Treinador: José Guilherme.
Sp. Braga B: Cavadas, Thales, Gonçalo, Hugo Basto, André Pires (Osuchukwu, 65'), Djibril (Diogo Ribeiro, 79'), Tomás Dabó, Nuno Valente (Platiny, 69'), Patrão, Erivaldo e Piqueti.
Suplentes: André, Michal Grunt, Digo Ribeiro, Artur Jorge, Osuchukwu, Platiny e Zhestkov.
Treinador: Bruno Pereira.
Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Thales (38') e David Bruno (89').
Assistência: 267 espectadores.