O Mafra alcançou este sábado a primeira vitória na Segunda Liga, um sucesso precioso alcançado sobre o Sporting B, por 2-0, em partida referente à segunda jornada da prova.
A equipa da região saloia de Lisboa está a protagonizar uma estreia positiva na segunda competição profissional portuguesa. Após um empate em Barcelos, contra o Gil Vicente, por 1-1, este triunfo permite aos mafrenses somarem quatro pontos em dois jogos.
O Mafra posicionou-se no habitual 4x4x2, procurando explorar a velocidade e poderio físico dos avançados Adelaja e Alisson, dando a iniciativa atacante do jogo à jovem equipa leonina, mais acutilante e assertiva no controlo da bola a meio-campo, onde inicialmente pontificaram os médios Zezinho e Ryan Gauld.
Aos 20 minutos, e após um cruzamento de Podence na direita, o chileno Diego Rubio cabeceou de cima para baixo, como mandam as regras, mas a bola saiu a escassos centímetros do poste direito da baliza defendida por Filipe Leão. Era a primeira grande oportunidade da partida para o Sporting B.
Nos últimos dez minutos da primeira parte, o conjunto mafrense libertou-se mais para o ataque e, aos 36 minutos, Laurindo esgueirou-se pela direita e serviu Kaká, que rematou fortíssimo e a bola esbarrou no corpo do central leonino Sambinha, gorando-se assim a melhor chance de golo da equipa anfitriã durante os primeiros 45 minutos.
O Mafra ressurgiu na segunda metade com outra disposição ofensiva. E essa maior ousadia foi premiada com um golo logo aos 48 minutos. Adelaja ganhou a bola no meio-campo, serviu Laurindo na direita e este assistiu Kaká, que surgiu isolado dentro da área a bater Pedro Silva.
Aos 60 minutos, numa jogada de contra-ataque, Kaká recuperou uma bola a meio-campo, solicitou o possante avançado nigeriano Adelaja, que cruzou de imediato na direção de Alisson, mas Sambinha intrometeu-se e cabeceou para a sua própria baliza, iludindo o jovem guardião Pedro Silva.
A vencer por 2-0, o Mafra estabilizou o seu jogo e até poderia ter dilatado a vantagem aos 89 minutos, quando Leo desperdiçou a hipótese de fazer o terceiro golo, na sequência de um mau passe do lateral-esquerdo King para o guarda-redes leonino. Justa vitória do Mafra, equipa que 'despertou' para o sucesso na segunda parte.
Jogo realizado no Estádio Municipal de Mafra.
Mafra-Sporting B, 2-0.
Ao intervalo: 0-0
Marcadores:
1-0, Kaká, 48 minutos.
2-0, Sambinha (própria baliza), 60.
Equipas:
Mafra: Filipe Leão; André Teixeira, Sandro, Rafael Goiano e Joel Ferreira; Tiago Costa, Laurindo, Leo e Kaká (Vasco Varão, 78); Alisson (Ivan, 64) e Adelaja (Diogo Ribeiro( 90+1).
Suplentes: Mory Diaw; Kiki Ballack, Fred, Vasco Varão, Luís Carlos, Diogo Ribeiro e Ivan Fidalgo.
Treinador: Jorge Neves.
Sporting B: Pedro Silva; Mauro Riquicho, Sambinha, Domingos Duarte e King; Zezinho (Cristian, 67), Francisco Geraldes e Ryan Gauld; Dramé (Baldé, 84), Diego Rubio e Podence (Sacko, 54).
Suplentes: Guilherme Oliveira; Ruben Ribeiro, Ivanildo Fernandes, Fábio Martins, Cristian, Sacko e Mama Baldé.
Treinador: João de Deus.
Árbitro: Nuno Rebocho (Évora).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para King (13), Rafael Goiano (69), Kaká (76), Sandro (81) e Ryan Gauld (86).
Assistência: cerca de 1.300 espetadores