A Oliveirense garantiu este domingo a manutenção, ao vencer 3-2 o Atlético, que chegou à vantagem por duas vezes, mas não evitou a despromoção, em encontro da 41.ª jornada da 2.ª Liga em futebol. João Mário (36 minutos) e Hugo Pina (54) assinaram os golos do Atlético, mas a Oliveirense respondeu com tentos marcados por Rui Lima (45+1), Ely (62) e Carlitos (88).
Em jogo estava a luta pela manutenção: à Oliveirense bastava um empate para assegurar a permanência na 2.ª Liga a uma jornada do fim do campeonato, mas o Atlético precisava de mais e dependia de terceiros.
A primeira jogada de perigo pertenceu aos locais, aos nove minutos, por intermédio de Rui Lima, mas a bola saiu ao lado. O Atlético foi respondendo, sobretudo em jogadas de contra-ataque e com forte incidência no corredor esquerdo, muito graças à inspiração do avançado guineense João Mário.
A Oliveirense queria tomar as rédeas do encontro e mostrava estar mais organizada, mas a errar muito na hora de finalizar. Aos 36 minutos, João Mário confirmou o desequilíbrio que causava na esquerda, já que Califo mostrava muitas dificuldades em suster os ataques do guineense, e deu vantagem ao Atlético.
A Oliveirense conseguiu empatar antes do intervalo através de uma grande penalidade marcada por Rui Lima, a castigar falta de Kiki sobre Carlitos (45+1 minutos). Mas, logo no início do segundo tempo, a equipa de Lisboa voltou ao comando do marcador, também de grande penalidade, convertida por Hugo Pina a castigar falta do guardião Pinho sobre João Mário (54 minutos).
O nervosismo apoderou-se de ambas as equipas e sucederam-se os lances de ataque, mas com desfechos na maior parte dos casos disparatados ou inglórios: Guima atirou para as mãos de Mika (58 minutos), depois foi Rui Varela quem rematou por cima (59) e Carlitos atirou ao lado (61). Aproveitando uma grande confusão na área do Atlético, apôs canto marcado por Rui Lima, Ely encostou para o fundo da baliza, restabelecendo o empate, aos 62 minutos.
Até ao final da equipa reinou o equilíbrio e as oportunidades sucederam-se de parte a parte, levando a melhor a turma da casa que acabou por conquistar a vitória com um golo, aos 88 minutos, de Carlitos, depois de um mau atraso de bola de Fábio Marinheiro.
ogo no Estádio Carlos Osório, em Oliveira de Azeméis.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores: 0-1, João Mário, 36 minutos. 1-1, Rui Lima, 45+1 (grande penalidade). 1-2, Hugo Pina, 54 (grande penalidade). 2-2, Ely, 62. 3-2, Carlitos, 88.
Oliveirense: João Pinho, Carela, Ângelo, Sérgio (Ely, 57), Banjai, Califo, Laurindo, Carlitos (Hélder Silva, 90+2), Rui Lima, Duarte Duarte (Renan, 80) e Guima.
Suplentes: Mamadou, Steven, Zé Sousa, Hélder Silva, Oliveira, Renan e Ely.
Treinador: Artur Marques.
Atlético: Mika, Pedro Caipiro, Fábio Marinheiro, Hugo Carreira, Kiki (Marco Bicho, 90), Hugo Pina, Afonso Taira, Vasco Varão (Manuel Liz, 69), Pedro Moreira (Almami Moreira, 46), João Mário e Rui Varela.
Suplentes: Leão, Silva, Luís Dias, Diego Lima, Marco Bicho, Almami Moreira e Manuel Liz).
Treinador: Jorge Simão.
Árbitro: Artur Soares Dias (Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Laurindo (05), Fábio Marinheiro (23), Pedro Moreira (25), Pedro Capito (39), Kiki (44), João Pinho (53), Califo (65), Carlitos (88) e Afonso Taira (90+3). Cartão vermelho direto para Silva (90+1), que estava no banco de suplentes.
Assistência: Cerca de 500 espetadores.