O Penafiel perdeu este domingo a oportunidade de garantir a subida à Primeira Liga, depois de perder em casa, por 2-1, com o Chaves, em jogo da 40.ª jornada da Segunda Liga portuguesa de futebol. Numa partida com três grandes penalidades e duas expulsões, o Chaves, a jogar com menos dois, conseguiu levar a melhor. Logo a abrir o encontro, o Desportivo de Chaves beneficiou de uma grande penalidade marcada em virtude de uma falta de João Pedro dentro da grande área. Luís Pinto teve nos pés a oportunidade de inaugurar o marcador mas Coelho adivinhou o lado e defendeu para canto.
No seguimento desse lance, Barry, depois da marcação do canto, apareceu oportuno na área da equipa penafidelense e, nas alturas, cabeceou para dentro da baliza de Coelho, não dando qualquer hipótese ao guardião. A partir desse momento, o Penafiel assumiu o comando do encontro, instalando-se, durante a maior parte do tempo, na grande área adversária. Mesmo assim, falhou na finalização. Aos 24 minutos, Aldair teve uma oportunidade flagrante, de frente para a baliza do Chaves, mas o melhor que conseguiu fazer foi cabecear por cima.
Falta de pontaria teve também Fábio Ervões que, cinco minutos depois, e após canto apontado por Gabi, apareceu solto à entrada da área, cabeceando ao lado. O segundo tempo abriu com a equipa do Chaves a ficar reduzida a dez elementos depois de Ricardo Chaves ver o segundo amarelo. Mas, no lance seguinte, os transmontanos tiveram a oportunidade de aumentar a vantagem. Ferreira fez falta sobre Luís Pinto, dentro da área, e Cosme Machado não hesitou em apontar para a marcação de grande penalidade. Desta vez, Luís Pinto não falhou, marcando o segundo do Chaves. A partir desta altura, o Penafiel ficou desorientado, não conseguindo construir uma jogada de perigo junto da baliza adversária. O Chaves voltou a ver um jogador ser expulso, aos 73 minutos, mas o Penafiel já pouco conseguiu fazer para inverter o resultado. Mesmo assim, reduziu no último minuto, por intermédio de uma grande penalidade apontada por Guedes.
Jogo disputado no Estádio Municipal 25 de Abril, em Penafiel.
Penafiel-Chaves, 1-2
Ao intervalo: 0-1. Marcadores: 0-1, Barry, 6 minutos. 0-2, Luís Pinto, 55 (grande penalidade). 1-2, Guedes, 90 (grande penalidade)
Equipas:
Penafiel: Coelho, Dani, Fábio Ervões, Pedro Ribeiro (Mbala, 40), João Pedro, Ferreira, Gabi (Paulo Roberto, 70), Aldair (Caballero, 46), André Fontes, Vítor Bruno e Guedes.
Suplentes: Nuno Santos, José Coelho, Caballero, Pedro Santos, Romeu Ribeiro, Paulo Roberto e Mbala.
Treinador: Miguel Leal.
Chaves: Paulo Ribeiro, Sagna, Bura, Miguel Ângelo, Nélson, Bruno Magalhães, Ricardo Chaves, Arnold (Gustavo Sousa, 77), Kuca, Luís Pinto (Mário Mendonça, 85) e Barry (Siaka Bamba, 58).
Suplentes: Nuno Dias, João Fernandes, Siaka Bamba, Luís Carlos, Gustavo Souza, Bruno Moreira e Mário Mendonça.
Treinador: Quim Machado.
Árbitro: Cosme Machado (Braga).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para João Pedro (4), Ricardo Chaves (26 + 51), Ferreira (74), Guedes (76), Gustavo Sousa (85), Bruno Magalhães (88). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Ricardo Chaves (51). Cartão vermelho direto para Kuca (73).
Assistência: Cerca de 4.500 espetadores.