Tondela e Desportivo de Chaves empataram este domingo (2-2), no Estádio João Cardoso, em Tondela, e adiaram as decisões da promoção para a 46.ª e última jornada da 2.ª Liga.
A equipa da casa esteve a perder com um golo de João Reis, marcado aos seis minutos, mas deu a volta ao marcador por intermédio de Pica (38) e Luís Machado (58). Com este golo, o Tondela ficava em situação privilegiada para fazer a festa da subida, mas três minutos depois o Chaves estabeleceu o empate final, graças a Luís Pinto.
Os flavienses entraram praticamente a ganhar numa desconcentração da defensiva tondelense, aos seis minutos, que permitiu que João Reis num pontapé de bicicleta à entrada da área fizesse o golo inaugural.
O Chaves ficou mais confortável no jogo. Patrão poderia ter aumentado a contagem num remate bem colocado de fora da área. Foi preciso chegar à meia hora para o Tondela se começar a libertar da pressão.
Pelo meio, os tondelenses reclamaram uma grande penalidade não assinalada sobre Luís Machado. Depois deste lance, o Chaves parece ter ficado demasiado nervoso, o seu treinador, Carlos Pinto foi mesmo expulso por protestos, estavam decorridos 31 minutos de jogo.
O Tondela intensificou a pressão e Piojo, logo a seguir, teve o empate nos pés mas o remate saiu por cima. Era o prenúncio para o golo do empate, numa cabeçada fulminante de Pica, que restabeleceu o empate a caminho do intervalo.
Na segunda parte, o Chaves surgiu de novo mais afoito na partida, mas foi o Tondela a chegar ao golo. Tozé Marreco, no lado direito do ataque, cruzou para a área e Luís Machado, ao segundo poste, encostou de cabeça para o 2-1.
Neste momento, pensou-se que o Tondela podia fazer a festa de campeão, mas a vantagem durou apenas três minutos. Luís Pinto, que tinha entrado no segundo tempo, aproveitou uma confusão na área do Tondela para restabelecer a igualdade.
A partir deste lance, o jogo ficou mais partido e os treinadores ajustaram as estratégias para a parte final da partida.
Quim Machado refrescou o ataque, com as entradas de Joel e André Carvalhas. Do outro lado, Carlos Pires fez o mesmo com Luís Pinto e João Vieira, mas era evidente que nenhum dos dois queria perder o jogo.
Os lances de golo quase desapareceram, mas, ainda assim, Renato Santos e Barry podiam ter desfeito a igualdade.
Jogo no Estádio João Cardoso, em Tondela.
Tondela - Chaves, 2-2
Ao intervalo: 1-1
Marcadores:
0-1, João Reis, 06 minutos.
1-1, Pica, 38.
2-1, Luís Machado, 58
2-2, Luís Pinto, 61
Equipas:
Tondela: Cláudio Ramos, Edu Machado, Pica, Vítor Alves, Pedro Araújo, Fábio Pacheco, Bruno Monteiro, Luís Machado (André Carvalhas, 79), Renato Santos (Joel, 73), Piojo (Amar Zildzovic, 87) e Tozé Marreco.
Suplentes: Rui Nereu, Pedrosa, Tiago Barros, Amar Zildzovic, Rúben Saldanha, André Carvalhas e Joel).
Treinador: Quim Machado.
Chaves: Paulo Ribeiro, Sagna, Stéphane Madeira, Miguel Ângelo, João Gois, Bruno Magalhães, Bamba (João Vieira, 61), Patrão, Arnold (Ericson, 86), João Reis (Luís Pinto, 55) e Barry.
Suplentes: Stefanovic, Ícaro, Luís Pinto, João Vieira, João Vicente, Gustavo Souza e Ericson).
Treinador: Carlos Pinto.
Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Stéphane Madeira (27), Bamba (31), Stefanovic (31), Arnold (32), Miguel Ângelo (43) e João Góis (58).
Assistência: Cerca de 2.500 pessoas.