O Freamunde reforçou, este domingo, a liderança da 2.ª Liga portuguesa, ao vencer no reduto do União da Madeira, que seguia em terceiro, por 2-1, em encontro da 10.ª jornada da prova.
A formação da casa marcou primeiro, já aos 79 minutos, por Roberto, mas os forasteiros, que a época passada atuavam no Campeonato Nacional Seniores, deram a volta rapidamente, com tentos dos suplentes Dally (82) e Hugo Lopes (84).
Desta forma, o Freamunde passou a somar 22 pontos, mais dois do que a Oliveirense, que ascendeu ao segundo posto. Numa primeira parte bem disputada, mas com escassas oportunidades de golo, a primeira equipa a criar algum perigo foi o Freamunde, estavam apenas disputados quatro minutos, num livre de Barbosa, que obrigou Pedro Trigueira a aplicar-se.
O União da Madeira respondeu, à passagem dos 12 minutos, num remate por alto de Élio Martins, após um canto cobrado por Calé. O Freamunde detinha o controlo do jogo, com maior posse de bola e, aos 17 minutos, esteve muito perto de inaugurar o marcador, quando Jô aproveitou uma escorregadela de Stéphane Dassé e solicitou Pedrinho, mas Pedro Trigueira, com uma grande defesa, negou o golo ao avançado forasteiro.
A segunda metade foi um pouco mais equilibrada, com os madeirenses a subirem um pouco mais as suas linhas e a dividirem mais o jogo, que, contudo, mantinha um maior domínio por parte do conjunto visitante, mercê de uma circulação de bola efetuada com qualidade.
A história do jogo haveria de ser escrita nuns últimos minutos eletrizantes. Primeiro, foram os madeirenses a chegar ao golo, aos 79 minutos, com Roberto a desviar, ao primeiro poste, um canto cobrado por Ayrton e a inaugurar o marcador.
Contudo, a resposta do Freamunde foi fulminante e, três minutos volvidos, Dally aproveitou um lance confuso na área e restabeleceu a igualdade. A reviravolta foi consumada pouco depois, aos 84 minutos, com Hugo Lopes a ultrapassar todos os adversários que lhe saíram ao caminho, num rápido contra-ataque, e a bater Pedro Trigueira com um remate cruzado.
Ao intervalo: 0-0. Marcadores: 1-0, Roberto, 79 minutos. 1-1, Dally, 82. 1-2, Hugo Lopes, 84.
União da Madeira: Pedro Trigueira, Chico, André Vinicius, Roberto, Stéphane Dasse, Micael Babo (Jota, 67), Rúben Andrade, Élio Martins (Talles, 83), Calé (Ayrton, 67), Kisley e Mendy.
Suplentes: Ricardo Campos, Diogo Coelho, Miguel Fidalgo, Jota, Zarabi, Talles e Ayrton.
Treinador: Vítor Oliveira.
Freamunde: Marco Rocha, Bruno Santos (Hugo Lopes, 56), Monteiro, Luís Pedro, Huguinho, Barbosa (Tiago Cintra, 80), Robson, Pedrinho, Jô, Fausto e Ansumané (Dally, 77). Suplentes: Jorge Baptista, Rui Rainho, Tiago Cintra, Toni, Hugo Lopes e Dally.
Treinador: Filó. Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Pedrinho (7), Stéphane Dassé (15), Barbosa (22), Bruno Santos (28), Kisley (33), Luís Pedro (36), Fausto (38), Hugo Lopes (73) e Chico (85). Assistência: Cerca de 500 espetadores.