O Penafiel assegurou este domingo o regresso à Liga ao vencer o União da Madeira por 2-1, em jogo da 41.ª e penúltima jornada da 2.ª Liga, disputado na Ribeira Brava.
O avançado Guedes acabou por ser o herói da partida, ao apontar os dois golos da sua equipa, no decorrer da primeira parte, que com o triunfo assegurou o segundo posto elegível da II Liga que garante a subida ao escalão principal.
O União da Madeira iniciou o jogo de forma pressionante e, aos quatro minutos, inaugurou o marcador por Arthuro, após um centro de Adilson e um desvio de Santiago Silva. Aos 13 minutos, os madeirenses voltaram a estar muito perto do golo, tendo os mesmos intervenientes no principal papel.
Desta feita com Arthuro a lançar Santiago Silva, que assistiu Adilson, mas este atrapalhou-se e rematou para fora. No minuto seguinte, foi a valentia de Coelho que negou o golo a Arthuro. Os madeirenses continuavam a mandar no jogo e, aos 16 minutos, Adilson surgiu isolado, mas Coelho, por duas vezes, negou-lhe as intenções. Todavia, nos instantes seguintes, o Penafiel restabeleceu a igualdade, após uma arrancada de David Mbala a que Pedro Trigueira se opôs com qualidade, contudo, foi impotente para travar a recarga de Guedes, aos 17 minutos.
O jogo ficou mais repartido e, aos 32 minutos, o Penafiel dispôs de uma grande penalidade a punir um derrube de Pedro Trigueira a David Mbala, que Guedes não enjeitou, colocando o Penafiel mais perto do sonho da subida. Na segunda parte, o jogo continuou equilibrado, com o União da Madeira a tentar tudo para chegar, pelo menos, à igualdade.
O Penafiel, ciente da importância deste jogo, atuava de forma muito concentrada e grande sentido de entreajuda entre todos os seus elementos. Aos 87 minutos, o União da Madeira esteve perto da igualdade, mas o cabeceamento de Miguel Fidalgo foi travado pelo poste.
Jogo no Estádio do Centro Desportivo da Madeira, na Ribeira Brava.
Ao intervalo: 1-2
Marcadores: 1-0, Arthuro, 4 minutos. 1-1, Guedes, 17. 1-2, Guedes, 32 (grande penalidade).
União da Madeira:
Pedro Trigueira, Calico, Roberto, Zarabi, André Dias, Toni (Jimmy, 83), David Azin (Rúben Andrade, 55), Micael Babo, Santiago Silva, Adilson e Arthuro (Miguel Fidalgo, 61).
Suplentes: Zé Manuel, Rúben Andrade, Jimmy, Tiago Costa, Miguel Fidalgo e Ricardo Chíxaro.
Treinador: Rui Mâncio.
Penafiel:
Coelho, Dani, Fábio Ervões, Pedro Ribeiro, João Pedro, Romeu Ribeiro, Gabi (José Coelho, 83), André Fontes, Aldaír (Pedro Santos, 61), David Mbala e Guedes (Paulo Roberto, 73). Suplentes: Nuno Santos, José Coelho, Caballero, Mota, Elísio, Pedro Santos e Paulo Roberto.
Treinador: Miguel Leal. Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Zarabi (28), Pedro Trigueira (31), Toni (49) e Pedro Santos (67).
Assistência: Cerca de 350 espetadores.