Um Penafiel eficaz venceu este domingo no terreno do Vitória de Guimarães B por 4-2, em jogo da 41.ª e penúltima jornada da 2.ª Liga.
Ao contrário do que o resultado indicia, os vimaranenses dominaram o jogo durante os 90 minutos e desperdiçaram muitas ocasiões de golo, ao passo que a equipa penafidelense marcou quatro golos nas poucas incursões que fez à baliza de Assis.
O Penafiel colocou-se em vantagem, logo aos cinco minutos, através de um livre de Vítor Bruno, que enganou o guarda-redes Assis, tapado por jogadores das duas equipas.
Apesar de já estar despromovida, a formação vimaranense entrou em jogo desinibida e poderia ter marcado logo a abrir por Tiago Almeida (três minutos), Marco Matias (10) e Crivellaro, que atirou ao poste (12).
A turma de Miguel Leal aproveitou o desperdício vitoriano para ampliar o resultado, mais uma vez por Vítor Bruno. O lateral esquerdo apareceu isolado no corredor e, diante Assis, rematou para o 2-0 (13 minutos).
Pouco antes do intervalo, o Penafiel ainda fez o terceiro golo, por Diogo Viana, após incursão pelo flanco direito do ataque (43 minutos).
A equipa da casa continuou a assumir a partida no segundo tempo e o "perdulário" Tiago Almeida falhou mais dois lances flagrantes para golo (58 e 64 minutos), mas o recém-entrado Areias, reduziu a desvantagem vimaranense para 3-2, com dois golos muito oportunos, aos 68 e 73 minutos.
A equipa de Guimarães fez um "forcing" final para empatar a partida, mas acabou por sofrer o 4-2, num lance caricato, em que a bola ressaltou em Assis e Pedro Coronas, fazendo uma trajetória semelhante a um "chapéu" (84 minutos).
O Vitória B, já despromovido, continua no último lugar da II Liga, com 30 pontos, enquanto o Penafiel está no décimo lugar da tabela, com 57 pontos.
Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães
Vitória de Guimarães B - Penafiel, 2-4
Ao intervalo: 0-3
Marcadores:
0-1, Vítor Bruno, 5 minutos
0-2, Vítor Bruno, 13
0-3, Diogo Viana, 43
1-3, Areias, 68
2-3, Areias, 73
2-4, Pedro Coronas, 84
Equipas:
Vitória de Guimarães B: Assis, Amorim, Freire, Josué, Luís Rocha (Areias, 62), Bruno Alves, João Pedro, Crivellaro, Marco Matias, Machis (Índio, 55) e Tiago Almeida (Fábio Fortes, 80)
(Suplentes: Miguel Oliveira, Lassina Touré, Gonçalo, Diogo Lamelas, Índio, Areias e Fábio Fortes)
Treinador: Armando Evangelista
Penafiel: Coelho, Gabriel, Fábio Ervões, Pedro Santos, Vítor Bruno (Joel, 80), Sérgio Organista, Rafa, Diogo Viana (Pedro Coronas, 65), Aldair (Mbala, 61), Ferreira e Paulo Roberto
(Suplentes: Nuno Santos, Joel, Nando, Leomar, Robson, Pedro Coronas e Mbala)
Treinador: Miguel Leal
Árbitro: Hugo Pacheco (Porto)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Freire (05), Sérgio Organista (39), Machis (42), Fábio Ervões (63 e 88), Marco Matias (66) e Fábio Fortes (88). Cartão vermelho por acumulação de cartões amarelos para Fábio Ervões (88)
Assistência: cerca de 1.000 espectadores