V. Guimarães B-Santa Clara, 0-2: Açorianos mais perto dos lugares de promoção

Minhoca e Thiago Santana fizeram os golos dos forasteiros

• Foto: Arquivo/Nuno Gomes
PUB

O Santa Clara derrotou este domingo o Vitória de Guimarães B por 2-0, num jogo em atraso da 29.ª jornada da 2.ª Liga, no qual contrariou o domínio vimaranense com eficácia, subindo ao terceiro lugar.

Os golos de Minhoca, aos 10 minutos, de grande penalidade, e de Thiago Santana, aos 60', permitiram aos açorianos subirem provisoriamente à terceira posição, com 52 pontos, menos um do que o duo que lidera a prova - Nacional e Penafiel.

Já os vimaranenses, apesar de terem atacado mais e falhado mais do que uma mão cheia de ocasiões, ficaram em branco e averbaram a primeira derrota na segunda volta, após sete vitórias e três empates, ocupando o nono lugar, com 41 pontos.

A toada de equilíbrio nos minutos iniciais rompeu-se aos oito minutos, quando Dénis Duarte rasteirou Thiago Santana no interior da área vitoriana, e, dois minutos volvidos, Minhoca inaugurou, da marca de penálti, o marcador, com um remate para o lado contrário ao escolhido por Miguel Oliveira.

Em desvantagem, a formação anfitriã teve mais volume de jogo no que restou da primeira parte - 19 ataques contra 10 - e, por três vezes quase empatou: num remate ao lado de Oscar Estupiñán, aos 15 minutos, num cruzamento de Hélder Ferreira, ao qual Vigário falhou a emenda, por milímetros, aos 40', e num cabeceamento, novamente de Estupiñán, ao lado, aos 44'.

O Santa Clara quase dilatou a vantagem pouco tempo após o reatamento, quando João Correia, após livre da esquerda, cabeceou à trave da própria baliza (50 minutos), mas o ascendente continuou do lado dos vitorianos e Vigário obrigou, num remate em arco, Marco Pereira a negar-lhe o empate com uma palmada (52').

Depois de Haashim Domingo ter atirado por cima, em mais um lance conduzido por Joseph, os insulares aproveitaram um contra-ataque conduzido por Minhoca para dilatarem a vantagem numa emenda de Thiago Santana, que apontou o 13.º golo no campeonato.

Os vimaranenses continuaram instalados no meio-campo contrário e, por duas vezes, ficaram perto do tento de honra: num lance na pequena área, em que a bola bateu na trave, depois no poste e depois foi bloqueada pelo guardião açoriano, aos 80 minutos, e num remate de Pedro Raúl ao lado, aos 83'.

Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Vitória de Guimarães B - Santa Clara, 0-2.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, Minhoca, 10 minutos (penálti).

0-2, Thiago Santana, 60.

Equipas:

- Vitória de Guimarães B: Miguel Oliveira, João Correia (Artur Abreu, 72'), Dénis Duarte, Marcos Valente, David Luís, Al Musrati (Castro, 57'), Joseph, Hélder Ferreira, Haashim Domingo (Pedro Raúl, 80'), Vigário e Oscar Estupiñán.

(Suplentes: André Costa, Ricardo Carvalho, Rúben Oliveira, Castro, Artur Abreu, Rui Gomes e Pedro Raúl).

Treinador: Vítor Campelos.

- Santa Clara: Marco Pereira, Vítor Alves, Accioly, João Pedro, Igor Rocha, Diogo Santos, Minhoca (Paulo Grilo, 86), Rúben Saldanha, João Reis, Thiago Santana (Clemente, 79') e Fernando (Pineda, 69').

(Suplentes: Rodolfo Cardoso, Daniel Coelho, Marcelo Oliveira, Paulo Grilo, Pineda, Rafael Batatinha e Clemente).

Treinador: Carlos Pinto.

Árbitro: Carlos Espadinha (Portalegre).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para João Pedro (50'), Diogo Santos (59'), Thiago Santana (68') e Dénis Duarte (77').

Assistência: 1.998 espetadores.

Deixe o seu comentário
PUB