Cristóvão Norte, deputado à Assembleia da República e candidato derrotado nas últimas eleições para a Câmara Municipal de Faro, apresentou a sua demissão de presidente da assembleia geral do Farense esta segunda-feira.
"A partir do momento em que me apresentei como candidato à Câmara Municipal de Faro, a 30 de Maio de 2025, comuniquei ao presidente da direção, João Rodrigues, fosse qual fosse o resultado das eleições, pois pertenceria sempre ao executivo municipal, no meu interesse e no interesse da instituição, a minha indisponibilidade para permanecer no cargo de presidente da assembleia geral", anunciou Cristóvão Norte.
Numa comunicação dirigida aos sócios, Cristóvão Norte historia a sua ligação Farense, desde 1982, e deixa um agradecimento especial ao presidente do clube, João Rodrigues: "Sem ti e sem o Sr. Aníbal Guerreiro temo que o Sporting Clube Farense já não estivesse no mundo dos vivos. Não tomarás sempre - nem tu nem ninguém - as melhores decisões, mas içaste o estandarte, ergueste a bandeira, não vivemos a meia-haste, de luto. A vitória que conseguiste, pelo teu mérito e perseverança, ao obter em setembro, a decisão da autarquia de assumir os encargos com a recuperação do piso do pavilhão é da maior importância para o futuro da instituição. Relembro-te o que pedi, a 1 de abril, perante todos, no discurso solene por ocasião do aniversário do clube: Como adepto o meu sonho é ganhar a Taça de Portugal. João, isso não posso pedir, posso desejar. O que posso pedir, o que quero pedir, é que um dia que deixes o Sporting Clube Farense, o deixes em condições de caminhar por si próprio, sem precisar de alguém como tu para o salvar. Nada maior se pode fazer pelo futuro do Sporting Clube Farense do que isso.”
Numa nota difundida também esta segunda-feira a direção do clube agradeceu a Cristóvão Norte, da seguinte forma: "O Sporting Clube Farense informa que o Dr. Cristóvão Norte apresentou a sua demissão do cargo de presidente da assembleia geral, função que exerceu com elevação, altruísmo e um profundo sentido de responsabilidade. Ao longo do seu mandato, Cristóvão Norte distinguiu-se pela forma exemplar como conduziu os trabalhos da Assembleia Geral, sempre com serenidade, clareza e elevado espírito de serviço. A sua postura conciliadora e o seu profundo respeito pelos princípios democráticos contribuíram decisivamente para o bom funcionamento dos órgãos sociais do clube. O Sporting Clube Farense expressa publicamente o seu reconhecimento e agradecimento pelos serviços prestados, pela dedicação, lealdade e pela conduta irrepreensível com que sempre defendeu o interesse do nosso clube. O legado de Cristóvão Norte, marcado pela competência, pela comunicação assertiva e pelo amor incondicional ao Sporting Clube Farense, ficará perpetuado na história como um notável presidente da assembleia geral."
Nuno Pereira, vice-presidente da assembleia geral do Farense, deverá assumir a liderança do órgão até ao fim do mandato em curso.
Deputado garante que decisão estava tomada desde a apresentação da candidatura à Câmara de Faro
No fecho da 8.ª jornada da 2.ª Liga
Defesa é um dos esteios dos sub-23 do Farense e já se estreou pela equipa principal
Algarvios conseguem vitória confortável por 3-0
Lucas Pereira estava a almoçar com a sua equipa de arbitragem em Peniche
Defesa da Salernitana foi condenado por violência doméstica em 2021
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
'Correctiv' explica que Kasia Lenhardt foi pressionada para não revelar pormenores da relação com o central alemão
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados