Deputado garante que decisão estava tomada desde a apresentação da candidatura à Câmara de Faro
Cristóvão Norte, deputado à Assembleia da República e candidato derrotado nas últimas eleições para a Câmara Municipal de Faro, apresentou a sua demissão de presidente da assembleia geral do Farense esta segunda-feira.
"A partir do momento em que me apresentei como candidato à Câmara Municipal de Faro, a 30 de Maio de 2025, comuniquei ao presidente da direção, João Rodrigues, fosse qual fosse o resultado das eleições, pois pertenceria sempre ao executivo municipal, no meu interesse e no interesse da instituição, a minha indisponibilidade para permanecer no cargo de presidente da assembleia geral", anunciou Cristóvão Norte.
Numa comunicação dirigida aos sócios, Cristóvão Norte historia a sua ligação Farense, desde 1982, e deixa um agradecimento especial ao presidente do clube, João Rodrigues: "Sem ti e sem o Sr. Aníbal Guerreiro temo que o Sporting Clube Farense já não estivesse no mundo dos vivos. Não tomarás sempre - nem tu nem ninguém - as melhores decisões, mas içaste o estandarte, ergueste a bandeira, não vivemos a meia-haste, de luto. A vitória que conseguiste, pelo teu mérito e perseverança, ao obter em setembro, a decisão da autarquia de assumir os encargos com a recuperação do piso do pavilhão é da maior importância para o futuro da instituição. Relembro-te o que pedi, a 1 de abril, perante todos, no discurso solene por ocasião do aniversário do clube: Como adepto o meu sonho é ganhar a Taça de Portugal. João, isso não posso pedir, posso desejar. O que posso pedir, o que quero pedir, é que um dia que deixes o Sporting Clube Farense, o deixes em condições de caminhar por si próprio, sem precisar de alguém como tu para o salvar. Nada maior se pode fazer pelo futuro do Sporting Clube Farense do que isso.”
Numa nota difundida também esta segunda-feira a direção do clube agradeceu a Cristóvão Norte, da seguinte forma: "O Sporting Clube Farense informa que o Dr. Cristóvão Norte apresentou a sua demissão do cargo de presidente da assembleia geral, função que exerceu com elevação, altruísmo e um profundo sentido de responsabilidade. Ao longo do seu mandato, Cristóvão Norte distinguiu-se pela forma exemplar como conduziu os trabalhos da Assembleia Geral, sempre com serenidade, clareza e elevado espírito de serviço. A sua postura conciliadora e o seu profundo respeito pelos princípios democráticos contribuíram decisivamente para o bom funcionamento dos órgãos sociais do clube. O Sporting Clube Farense expressa publicamente o seu reconhecimento e agradecimento pelos serviços prestados, pela dedicação, lealdade e pela conduta irrepreensível com que sempre defendeu o interesse do nosso clube. O legado de Cristóvão Norte, marcado pela competência, pela comunicação assertiva e pelo amor incondicional ao Sporting Clube Farense, ficará perpetuado na história como um notável presidente da assembleia geral."
Nuno Pereira, vice-presidente da assembleia geral do Farense, deverá assumir a liderança do órgão até ao fim do mandato em curso.
Decisão um dia após a derrota por 2-0 frente ao Farense
Darío Poveda e Fran Delgado marcaram os golos
Encarnados voltam a ceder pontos diante dos algarvios, depois do nulo no Seixal
Aos 73 minutos, o árbitro apontou para a marca dos onze metros por alegada falta do guarda-redes dos leões
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam