João Brandão e a juventude: «Somos praticamente uma equipa de sub-19 na 2ª Liga»

João Brandão quer criar um ambiente de equipa A no FC Porto B
• Foto: FC Porto

O FC Porto B visita o terreno do Feirense, pelas 20h15 desta segunda-feira, à procura de encontrar a primeira vitória desta edição do campeonato. O técnico João Brandão, no entanto, entende que há muito mais para evoluir para alcançar um registo vitorioso constante, fruto da juventude do grupo. 

"É praticamente uma equipa de sub-19 a jogar na 2ª Liga, é um desafio tremendo para nós, mas esse é o propósito do FC Porto para a equipa B. Estou muito orgulhoso daquilo que tem sido o crescimento dos jogadores, mas não tanto dos resultados. Vamos em busca dos resultados para validar o crescimento que temos tido de jogo para jogo", frisou o técnico dos azuis e brancos que, apesar do desfecho, mantém a confiança inabalada no seu grupo: "Sabemos que a equipa vai demorar o seu tempo a entrosar-se e a adaptar-se a um contexto competitivo diferente."

PUB

Como foi a semana de trabalho? "Foi uma semana desafiante no sentido de que é importante nós construirmos uma equipa e dinâmicas de uma equipa mesmo com a viagem constante de jogadores dos sub-19 para a equipa B, da equipa B para os sub-19 e da equipa B para a equipa A. É um desafio tremendo para quem organiza uma equipa e planeia um jogo, mas olhamos para isso como uma oportunidade de criarmos dinâmicas fortes de trabalho através da nossa capacidade adaptativa. Isso permite-nos preparar o jogo com o sentido e o objetivo de quem representa o FC Porto, que é ganhar."

Visitar o Feirense. “É um campo difícil, os números não enganam. Em 11 jogos que a equipa realizou lá, ganhou apenas dois. Queremos preparar o jogo da melhor forma, preparar o jogo nos diferentes planos e nas diferentes estruturas que o adversário pode apresentar. Analisámos os dois jogos oficiais do Feirense e há uma mudança da ideia de jogo, mais ofensiva, mas estamos preparados para tudo e para todas as incidências. É fundamental olharmos para nós e continuarmos a fazer crescer a nossa ideia de jogo, continuarmos a fazer crescer a nossa capacidade de responder aos desafios, além de fazer crescer os nossos jogadores."

Existem diferenças de ideias entre os treinadores. “Temos de olhar para aquilo que queremos e para aquilo que nós somos. O processo de formação de uma equipa tão jovem como a nossa e com jogadores tão jovens como os nossos nem sempre é contínuo e ascendente como pretendemos, mas é esse o nosso objetivo. Vamos defrontar uma equipa com tendência ofensiva, mas nós estamos no top-3 das equipas com mais passes, temos crescido a nível de remates, posse de bola e ganho de duelos, mas temos de marcar golos e sofrer menos."

PUB

 

Para o ponta-de-lança Eduardo Ferreira, que tem vindo a conquistar o seu espaço na equipa B e a explorar oportunidades com a equipa principal, a ambição do coletivo portista vai valer pontos no futuro. 

PUB

"Somos uma equipa muito jovem, mas com muita qualidade e, acima de tudo, com muita vontade de crescer. Sabemos que a 2ª Liga é muito competitiva, mas acho que temos vindo a adaptar-nos bem. O importante é isso, é o crescimento e sabermos que estamos a evoluir diariamente", frisou o avançado, de 18 anos, titular nas duas primeiras jornadas da Liga Meu Super, mas com um pé no escalão acima: "O treino da equipa principal é sempre um contexto muito competitivo. Tento impor sempre rendimento e demonstrar o meu futebol. O ritmo dos treinos é muito elevado e é isso que tenho de mostrar na equipa B.”

Neste sentido, uma resposta aos desaires iniciais é fulcral. "Foi uma semana igual às outras, de muito trabalho. Queremos fazer um resultado melhor do que os das primeiras jornadas e para isso acontecer é preciso trabalhar muito bem. Foi o que aconteceu durante esta semana, temos vindo a evoluir cada vez mais e acho que isso é o mais importante", disse Eduardo Ferreira. 

Por João Albuquerque
4
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de FC Porto B Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB