O FC Porto B visita, pelas 18 horas deste domingo, a U. Leiria, num jogo para a 22ª jornada da Liga Meu Super a ser disputada no recinto do Estoril, o Estádio António Coimbra da Mota. A viver o melhor momento da temporada, com três triunfos consecutivos, os azuis e brancos procuram vencer mais um candidato à subida.
O treinador dos dragões, João Brandão, começou por deixar uma mensagem às vítimas dos desastres naturais que têm assolado a região próxima do Lis. "Quero deixar um abraço solidário a todas as vítimas desta catástrofe que assolou Portugal e desejar que rapidamente nos possamos todos reerguer de forma solidária, como é característica deste povo. Falar do U. Leiria é falar de um candidato ao título, uma equipa que se reforçou e reformulou-se também muito neste mercado de inverno, uma equipa extremamente agressiva no momento defensivo", descreveu o técnico sobre o "adversário extremamente competente" que espera em campo: "A competitividade desta Liga não nos deixa adormecer e a exigência que se respira diariamente neste Clube agarra-nos ao trabalho. É isso que temos feito desde o início da época. Nos momentos bons e menos bons agarrámo-nos sempre ao trabalho, à responsabilidade de representar este clube e de formar jovens jogadores que possam estar aptos e disponíveis para a exigência da equipa A. Nada nos deixa relaxados, tudo nos leva a estar focados no que ainda está por vir."
Como explica este sucesso recente? "A nossa equipa cresceu mesmo muito, transformou-se numa equipa muito mais competente em alguns momentos do jogo, por isso acredito que vamos fazer um jogo muito mais regular do que o da primeira volta. A nossa equipa mostrou recentemente que está mais preparada para as incidências que vão surgindo ao longo do jogo, sejam elas positivas ou negativas. Essa regularidade e consistência são fundamentais para conseguirmos competir ao mais alto nível. O Leiria é uma equipa à imagem do seu treinador, com características muito vincadas, por isso estamos focados, mas preparados para qualquer plano que o jogo nos traga."
Uma ligação estreia com a equipa principal. "Sim, acho que não há muitas dúvidas quanto a isso, basta olhar para a média de idades da equipa B, comparativamente com os anos anteriores. O grande propósito é conseguir criar um contexto ideal para formar jogadores que um dia possam estar ao nível da equipa A, e esse contexto passa também para o lado competitivo. Não nos escondemos e queremos assumir os jogos como um momento muito importante em que queremos ganhar, ter bons desempenhos e somar pontos coletivamente, mas respeitar as caraterísticas de cada jogador, a forma como cada um tem de desenvolver e potenciar as suas capacidades. Há dois fatores essenciais para conseguirem dar o salto: a oportunidade e a prontidão do jogador. A prontidão do jogador é decisiva para, quando a oportunidade surgir, eles mostrarem rendimento, porque na equipa A vive-se única e exclusivamente de rendimento, com a exigência de ganhar, e é isso que nós queremos cultivar diariamente aqui nos treinos e também nos jogos."
Domingos Andrade falou dos sub-17
Regressado à convocatória após ter cumprido castigo, o médio Domingos Andrade distribuiu elogios sobre o grupo de trabalho, destacando jovens como Bernardo Lima e Mateus Mide, com uma mentalidade ganhadora em tão tenra idade.
"Temos um grupo com bastante qualidade, temos no plantel jogadores que foram Campeões do Mundo e isso não é para todos. A equipa não está confortável, queremos muito mais, estamos no meio do caminho ainda. Estamos focados no nosso objetivo, que é crescer cada vez mais e evoluir", afirmou o internacional angolano, de 22 anos, virando o foco para a U. Leiria: "É uma equipa com bastante posse de bola, que tem jogadores de qualidade, então esperamos um adversário bastante competente e estamos a preparar-nos da melhor maneira para respondermos de maneira positiva.”
Treinador do FC Porto B deixou mensagem às vítimas da tempestade e elogiou o adversário deste domingo
Central do FC Porto B ficou à frente do companheiro de equipa André Oliveira e do benfiquista Daniel Banjaqui
Expulsão do guarda-redes viriato motivou resposta azul e branca. FC Porto B leva três triunfos consecutivos no campeonato
Expulsão de Domen Gril, ainda na 1.ª parte, foi o momento chave do encontro
Campeão PSG lidera a lista
Benfica foi quem mais amealhou
Avançado inglês estava sem clube depois de ter rescindido com o Chelsea
Associação de Futebol daquele país quer aproximar-se das principais liga europeias
Vitória na final (1-1 e 8-7 por pontapés da marca de penálti) diante do Al-Muharraq de Nandinho
Ortopedista que operou Ibra ou Benzema esteve em Portugal e destaca a evolução no tratamento da lesão