_
Artur Moraes representou o Benfica 144 vezes durante quatro temporadas, entre 2011/12 e 2014/15. Conquistou duas Ligas, duas Taças de Portugal, uma Supertaça e três Taças da Liga, prova que o fez voltar a vestir a camisola das águias, mas agora na equipa de Legends. O ex-guarda-redes, de 44 anos, continua a seguir a atualidade do clube e, na antecâmara do duelo com o Sp. Braga (que também representou) na final four da Allianz Cup, está confiante de que o emblema da Luz voltará às glórias sob o leme de Rui Costa na presidência e de José Mourinho no banco.
“Sem dúvida nenhuma de que o Mourinho é o treinador certo. Desde que chegou trouxe muita experiência e uma coisa muito importante que é a sua grandeza. Acredito que o Benfica está muito bem liderado e agora será uma questão de organizar as peças, dar tempo para que o trabalho dele possa ter efeito e o Benfica consiga ser mais competitivo do que é hoje”, diz, a Record. “Ninguém conhece o Benfica melhor do que o Rui Costa, ninguém melhor do que o Rui Costa conhece a exigência do Benfica e tenho a certeza da competência e de toda a sua entrega diária ao clube. Tem tentado, da melhor forma, entregar o melhor para o treinador trabalhar”, atira.
No entanto, é claro a analisar a época. “É uma desilusão... Ninguém está contente com o número de pontos a que a equipa se encontra [do 1º lugar] em janeiro. Tenho a certeza de que estão a preparar o futuro, mas não se podem esquecer que os resultados do presente são sempre importantes para um clube com a pressão e a grandeza do Benfica”, avisa, abordando as possibilidades da equipa nesta Allianz Cup: “Vai ser um jogo super difícil frente ao Sp. Braga, onde jogou há pouco e não teve um resultado positivo. Vão ter a oportunidade de ir à final e conquistar um troféu, que seria o segundo desta época, mas seria apenas o cumprir de um objetivo e nunca vai compensar a Liga.”
Trubin a evoluir com os erros
Naturalmente, Artur mantém um olhar atento aos guardiões do Benfica, elogiando Trubin. “Como qualquer guarda-redes jovem, comete alguns erros, mas tem procurado aprender com o que lhe tem acontecido. Por isso, tenho a certeza de que vai evoluir como tem evoluído e entregar o que o Benfica espera e precisa dele”, atira, realçando que Samuel Soares “tem estado bem” quando entra e que também tem gostado de ver jogar Sudakov.
Estará dividido? Nem por isso...
Moraes também defendeu o Sp. Braga em 2010/11, sendo titular na baliza dos minhotos, finalistas da Liga Europa. Ainda assim, torcerá pelo Benfica. “É sempre especial, mas fiquei quatro épocas no Benfica e hoje tenho, sem dúvida nenhuma, uma identificação bem maior com o Benfica. Mas tenho um respeito muito grande pelo Sp. Braga”, assinala.
Também queria uma final four
No currículo, conta com três Taças da Ligas conquistadas pelo Benfica, mas numa altura em que ainda não existia a final four. “Teria sido muito melhor, mas tudo tem o seu tempo... O futebol português está a evoluir”, considera, comentando ainda o ‘regresso’: “É sempre muito bom voltar a representar o Benfica. Reencontrar amigos é fantástico.”
Por Francisco GuerraEm publicação nas redes sociais, ainda antes do apito final do encontro em Leiria
Duelo entre V. Guimarães e Sp. Braga agendado para sábado à noite
Veja a conferência de imprensa do treinador do Benfica na íntegra
Adeptos indignados com a eliminação da equipa do Benfica na Allianz Cup
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador está a ser associado em Inglaterra à sucessão de José Mourinho no Benfica
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
A fazer uma pausa sabática, em nome da saúde mental, treinador admite que a família sofreu com a carreira dele, que tem muitas históricas para contar
Dois dias depois, Hélène Hendriks testou positivo à Covid-19
Alexander Nouri trocou o futebol pela restauração, depois de vários anos como técnico principal