A Direção da Liga Portugal reunida esta sexta-feira aprovou por unanimidade, apurou Record, o novo formato da Taça da Liga para a época 2024/25 e a novidade é que o novo modelo, concebido e sugerido pelo V. Guimarães, acaba por ser mais alargado do que estava inicialmente previsto.
Assim, os clubes apurados diretamente para a Taça da Liga 2024/25 vão ser os seis primeiros classificados da 1ª Liga anterior e os dois primeiros da 2ª Liga.
Ou seja, oito equipas que jogarão uma primeira eliminatória, os quartos-de-final, sendo que o clube visitado será sempre o melhor classificado, seguindo-se então a já habitual Final Four com os quatro que obviamente vencerem esse primeiro jogo.
Recorde-se que a ideia que saiu da última Cimeira de Presidentes é que a redução da Taça da Liga seria uma obrigação e o primeiro modelo que estava em cima da mesa era o apuramento puro e simples dos primeiros quatro classificados da Liga diretamente para a Final Four, mas logo aí houve clubes que manifestaram a intenção de apresentar outras propostas, entre eles, por exemplo, o próprio V. Guimarães.
Por isso mesmo, António Miguel Cardoso tomou a iniciativa e propôs à Direção da Liga, através de Amadeu Portilha, o representante do Vitória na Direção, este novo formato agora aprovado, sendo que o mesmo terá obviamente de ser ratificado na próxima Assembleia Geral da Liga a agendar em breve e que costuma marcar o final dos campeonatos profissionais de cada temporada.
A época de 2024/25, saliente-se, será a primeira temporada do novo modelo da Liga dos Campeões da UEFA e que implica calendários mais apertados ao nível interno, uma vez que haverá mais jogos europeus e também até de seleções. Daí que todas as Ligas estejam neste momento a antever este cenário. Algumas até já excluíram a Taça da Liga dos seus calendários, mas Pedro Proença sempre fez questão de manter a prova no calendário nacional, considerando que a mesma continua a dar bastante retorno aos clubes e à própria Liga Portugal, também ao nível da sua visibilidade.
A ideia, enfim, é até internacionalizar a prova, que nessa temporada de 2024/25 já terá a Final Four a ser realizada no estrangeiro.
Por António MendesPresidente da Liga Portugal questionado sobre as acusações dos dragões
O evento realizou-se esta sexta-feira, na Arena Liga Portugal, no Porto
Final-four será disputada novamente em Leiria
Líder do FC Porto teve participação ativa na Cimeira de Presidentes
Ex-selecionador de Inglaterra continua a ser apontado ao lugar de Ruben Amorim
Afastado das funções de treinador, o alemão de 58 anos continua muito atento ao futebol internacional
Jackson Irvine vive experiência invulgar no St. Pauli
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Venceu Taça do Canadá, chegou ao golo 300 e deixou Kroos para trás