O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, fez esta quarta-feira a intervenção que abriu a 12.ª Cimeira de Presidentes, evento que decorre no Convento São Francisco, em Coimbra. Numa mensagem por vídeo, o líder máximo da UEFA elogiou o papel de Pedro Proença no panorama do futebol europeu.
"O futebol português tem produzido enormes e fantásticos talentos ao longo dos anos, incluindo grandes líderes. Acolhemos com grande satisfação a eleição de Pedro Proença como presidente da European Leagues. Estou certo de que contribuirá para o fortalecimento das relações e da cooperação entre a UEFA e as ligas domésticas em toda a Europa", pedindo, depois, união num momento crucial para o futebol europeu. "Devemos permanecer atentos perante as ameaças ainda colocadas pelos defensores da denominada SuperLiga. Este momento representa uma excelente oportunidade para demonstrar àqueles que pretendem minar a pirâmide do futebol que todos neste fórum (UEFA, Clubes e Ligas) estão mais unidos do que nunca. O lema da UEFA é ‘We care about football’, o que significa que nos preocupamos com todos os clubes, não apenas os da elite. Preocupamo-nos também com os adeptos, jogadores, voluntários, ligas profissionais e futebol amador. Em todos os níveis desta pirâmide, o mérito desportivo é fundamental e as ligas e taças domésticas devem ser a única via de acesso às competições europeias de clubes. Não pode ser baseado em privilégios. Tal seria contrário à essência do próprio futebol", referiu, segundo informações publicadas pela Liga Portugal.
Refira-se, a propósito, que em Coimbra está Tobias Hedstuck, diretor de Competições da UEFA, que explicou o novo modelo de competições deste organismo, que implicará 5 novas datas no calendário internacional.
Por Ricardo ChambelBis de Clóvis na vitória confortável
Acompanhe todas as incidências do encontro da Liga Betclic
Apito inicial está marcado para as 18h00
Treinador português esteve hospedado durante 15 meses numa das luxuosas suítes do Hotel Four Seasons, em Istambul
Devy Rigaux, diretor-desportivo do clube, foi o responsável por levar o avançado para a Bélgica
Osvaldo Costa começou carreira com o avançado do Club Brugge no futsal do modesto Núcleo de Sintra
Treinador de guarda-redes trabalhou com Jorge Jesus no Al Hilal
Antigo internacional português será a estrela dos El Barrío, no próximo domingo
Mergulhador encontrou o artefacto, que foi leiloado, sendo a receita revertida para uma instituição de apoio a crianças
Avançado tem 20 participações em golo em 25 jogos disputados pelo Midtjylland