Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), reagiu "com enorme tristeza" à morte de José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal. Em mensagem publicada no site oficial do organismo que tutela o futebol português, o dirigente sublinhou que o desporto nacional perdeu um dos seus "grandes pensadores", uma figura "com profundo conhecimento da atividade desportiva e do dirigismo e que nunca deixou de defender as suas ideias".
O comunicado do presidente da FPF na íntegra:
"Foi com enorme tristeza que tive conhecimento da morte de José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal.
José Manuel Constantino foi um dos grandes pensadores do Desporto em Portugal, um homem com profundo conhecimento da atividade desportiva e do dirigismo e que nunca deixou de defender as suas ideias.
Constantino deu-nos grandes lições, com uma clareza e convicção notáveis na sua oratória, que sempre nos prendeu a atenção, tornando-se uma verdadeira fonte de inspiração.
Tribuno brilhante e homem de caráter, o Desporto e o País perdem uma figura única e exemplar que nos ajudava a refletir e nos compelia a agir.
Mantive com José Manuel Constantino uma relação institucional de enorme confiança e uma relação pessoal de grande amizade, pelo que é com profunda mágoa que assinalo o seu desaparecimento.
Com grande consternação dirijo os meus sentimentos à família e amigos e deixo uma palavra de pesar ao Comité Olímpico de Portugal", terminou.
Por RecordEm Paris, Marselha e Tourcoing
Foi em Moreira de Cónegos que o criativo fez a primeira aparição com real impacto pela equipa principal do FC Porto
Curtíssima janela temporal de 48 horas entre jogos obriga equipa técnica a pensar um passo à frente
Águias com recorde mundial de votantes: 85.422 sócios exerceram o seu direito este sábado
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus