A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) apresentou um resultado positivo de 3,091 milhões de euros no exercício 2016/17, que fechou a 30 de junho. O organismo liderado por Fernando Gomes teve as maiores receitas da sua história, no total de 64,3 milhões de euros, e despesas de 61,2 milhões.
Um registo que não surpreende nos anos em que a Seleção A participa em fases finais de grandes competições, mas que também se verificou em 2012/13 e 2014/15. Foi, por isso, o quinto ano consecutivo no 'verde' e logo com o melhor resultado positivo deste período. O relatório e contas será submetido à Assembleia Geral que se vai realizar no dia 29 deste mês.
Conforme sublinhou o presidente da FPF num encontro informal com jornalistas, as contas não incluem todo o Euro'2016, ganho por Portugal, porque se encerraram precisamente no dia em que a Seleção Nacional derrotou a Polónia nos quartos de final. As receitas - e despesas - referentes aos triunfos na meia-final e na final só serão incluídas no exercício 2016/17.
O Euro'2016 acabou por ser decisivo para este resultado financeiro, mas Fernando Gomes referiu que o orçamento - que previa um lucro de apenas 156 mil euros - foi conservador. "Bastava chegar aos oitavos de final para que não houvesse prejuízo", reforçou.
O líder da FPF, bem como o diretor-geral Tiago Craveiro, defendeu ainda que a análise às contas deve ser feita olhando a um período de dois anos, precisamente porque são decisivamente influenciadas pelas fases finais, que só acontecem em anos par. Quer isto dizer que, no futuro, os lucros registados num ano que tenha presença da Seleção A num Mundial ou Europeu possam permitir prejuízos no exercício seguinte.
Por Sérgio KrithinasCandidato à presidência do Benfica considera o médio "uma referência do Benfica" e "um talento da formação" do clube
A decisão surge cinco dias depois de, em assembleia de credores, a maioria ter aprovado a liquidação do clube do Bessa, detentor de 10% do capital social da SAD
Jornalista Rafael Soares no programa Record na Hora
Jovem talento elogia Farioli e diz que está "muito feliz no FC Porto"
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Interrogatório do Hungria-Portugal
Evento decorre de 8 a 11 de outubro
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Governo e Comités Olímpico e Paralímpico dão continuidade aos projetos aprovados a 17 de dezembro de 2024