O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, recordou esta quinta-feira os "inúmeros feitos" do antigo futebolista e treinador Artur Jorge, que morreu aos 78 anos.
"Faleceu Artur Jorge. São inúmeros os feitos como jogador, treinador e selecionador nacional. Será sempre recordado como o primeiro treinador português campeão europeu e como uma personalidade marcante no futebol português. À família e amigos, os meus sentimentos", escreveu o governante, na rede social X.
O antigo avançado Artur Jorge, nascido no Porto, a 13 de fevereiro de 1946, iniciou a carreira no FC Porto, tendo, depois, rumado à Académica, em Coimbra, onde, como jogador-estudante cursou Filologia Germânica, antes de chegar ao Benfica, clube no qual venceu quatro campeonatos e duas Taças de Portugal.
Prosseguiu a carreira no Belenenses, antes de a encerrar nos norte-americanos do Rochester Lancers, em 1977, enveredando, depois, pela carreira de treinador, na qual teve o momento alto da carreira em 1986/87, ao vencer a Taça dos Clubes Campeões Europeus ao serviço do FC Porto.
Além deste sucesso nos dragões, que comandou em dois períodos, passou por clubes como V. Guimarães, como adjunto, Belenenses, Portimonense, Matra Racing, Benfica, Tenerife, Vitesse, Paris Saint-Germain, Al Nassr, Al Hilal, Académica, CSKA Moscovo, Al Nasr, Creteil Lusitanos e Alger, além da seleção de Portugal, em duas ocasiões, dos Camarões e da Suíça.
Ao longo da carreira de treinador, Artur Jorge conquistou três campeonatos portugueses, uma Supertaça e uma Taça de Portugal pelo FC Porto, além da Champions, e um título de campeão francês.
Técnico grego confiante em tirar dividendos do empate na Luz
Treinador fez a antevisão do jogo de amanhã em Alverca, onde não estará no banco
Relatório e contas e regulamento eleitoral em discussão
Candidato às eleições do Benfica diz que "falta cultura de exigência, responsabilização e transparência"
Avançado holandês, ex-Sporting, sofre de problemas cardíacos
Publicação francesa deu conta das pontuações finais do prémio
Declaração do chileno foi partilhada e alemão não tardou a reagir
Espanhol vai pendurar as chuteiras aos 37 anos
Antigo avançado do Sporting sentiu-se mal ao minuto 89, depois de ter já marcado e assistido
Espanhol batalha há vários anos com uma lesão no joelho