A Liga Portugal apresentou, esta quinta-feira, em conferência de imprensa, o Fórum estratégico do futebol profissional, uma iniciativa que abarca oito diferentes entidades, desde a Liga Portugal à associação de treinadores, dirigentes, árbitros, Sindicato de Jogadores, entre outras.
"É o primeiro fórum do futebol profissional que pretende, com várias associações de classe em conjunto, refletir sobre as várias temáticas que compõem todo o futebol, para depois podermos olhar para os passos necessários para construir um futebol cada vez mais competitivo, inclusivo e social, respeitando o impacto que tem nas famílias. Os vários dirigentes aqui presentes têm a preocupação, em conjunto com os grupos de trabalho mensais que terão reuniões de plenário bimensais, de tratar a modalidade cada vez melhor para bem de todos", começou por explicar Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal.
"Diria que os tempos são novos, cada dia é novo face ao interior, o que foi dito é que estamos todos imbuídos em contribuir para este novo tempo o melhor possível, para que o futebol possa ser mais inclusivo e competitivo nas várias vertentes. A direção executiva e a direção da Liga estão totalmente empenhadas em que possamos cada vez mais evoluir para que todos olhem para o futebol não só na perspetiva da disputa, do remate, da defesa, do passe, mas haver uma preocupação pelo defender do todo, o todo representado por estas associações", acrescentou o dirigente.
Nestes grupos de trabalho serão discutidos os diversos temas que dizem respeito ao futebol para, em reuniões plenárias de dois em dois meses, serem apresentadas conclusões e decididas medidas a adotar, que não só poderão passar por diálogo com o "governo português, instituições públicas e privadas", mas também pela adoção de eventuais propostas de alterações nos regulamentos.
Como primeiro passo, foram já criados cinco grupos de trabalho: 1) Estatuto do dirigente profissional / agentes desportivos; 2) Certificação / Saúde e Seguros; 3) Controlo salarial e licenciamentos; 4) Competição / Arbitragem e Disciplina; 5) O futebol e a sociedade.
Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores, defende que "faz sentido um espaço de reflexão para encarar o futuro". "Este espaço pretende juntar agentes desportivos com intervenção na atividade e refletir sobre os problemas, apresentando soluções. Fazer chegar a quem de direito, seja a FPF, o Governo, poder local as propostas que consideramos serem boas para futebol português", anotou.
Henrique Calisto, presidente da Associação de Treinadores, fala de um "exemplo relevante". "O futebol será mais forte se todos os agentes que estão no futebol encontrarem juntos soluções. Se estamos juntos é porque os agentes estão interessados na melhoria do futebol, sector acarinhado por todas as classes para ter o impacto que o futebol tem, mas todos temos consciência que só juntos é que poderemos melhorar. O futebol será mais bonito com o contributo de todos nós", referiu.
José Borges, presidente da Associação de Árbitros, frisou que "a arbitragem quer fazer parte da solução da estratégia do futebol profissional português". "Estaremos aqui de corpo e alma para contribuir e melhorar o que possa ser melhorado, para que futebol enriqueça e se fale a uma só língua", assinalou.
O Fórum Estratégico é composto por oito entidades: a Liga Portugal, o Sindicato dos Jogadores (SJ), a Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), a Associação Nacional de Dirigentes de Futebol e Futsal (ANDIF), a Associação Nacional de Médicos do Futebol (AMEF), a Associação Nacional de Delegados de Futebol (ANDF) e a Associação Nacional dos Enfermeiros Desportivos, Terapeutas e Massagistas do Futebol, Futsal e Futebol de Praia (ANEDAF).
Por André GonçalvesTreinador do FC Porto comenta trocas na ficha de jogo
Avançado sublinha ainda que o principal objetivo é ajudar a equipa a garantir a permanência
Clube da Luz determinado em chegar aos 100 mil votantes na segunda volta
Entre os 1.172 entrevistados antes do jogo com o Leverkusen, totalizando 25.896 votos, a maioria são homens e têm direito a 20 votos
Agora, argentino sente-se feliz em Miami
Treinador português e emblema dos Emirados Árabes Unidos rescindem por mútuo acordo
Ranking do CIES-Football Observatory é liderado de forma destacada por Lamine Yamal
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Norte-americano tinha 75 anos
Italiano recorda o momento em que o astro argentino decidiu juntar-se ao clube parisiense