A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) manifestou repúdio pelas agressões a árbitros e solidarizou-se com a classe, em carta enviada à associação de 'juízes' (APAF) a que a agência Lusa teve esta terça-feira acesso.
"O respeito pelas equipas de arbitragem é condição essencial para a credibilidade e para a integridade das competições, sendo inaceitável qualquer forma de violência física ou verbal dirigida a quem tem a nobre missão de fazer cumprir as leis do jogo", refere.
Face às recentes agressões a árbitros em jogos dos campeonatos distritais de Castelo Branco e Lisboa, a Liga de clubes "manifesta franca solidariedade" e repudia atos "absolutamente intoleráveis e profundamente contrários aos valores que defende, tanto na vida como no desporto".
"Neste contexto, disponibilizamo-nos para emparceirar qualquer iniciativa da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) com vista ao respeito e fair-play nas competições que se encontram sob a nossa tutela", propõe a LPFP.
O organismo que tutela o futebol profissional dispõe-se ainda a "colaborar em todas as ações que defendam a cultura de respeito e valorização do jogo em todas as suas dimensões".
Pantera Negra chegou a Lisboa há 65 anos para entrar na história
As opiniões de Bruno Costa Carvalho, João Redondo e João Malheiro
Defesa-central do Gil Vicente tem treinado os lances de bola parada desde o início da época
Capitão foi utilizado em todos os 15 jogos da temporada, mas vai cumprir suspensão
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo