_
O diploma do governo que decreta a comercialização centralizada dos direitos televisivos dos jogos da I e II Ligas de futebol a partir da época 2028/29 foram esta sexta-feira promulgados pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
"Atendendo a que todos os pareceres sobre esta matéria são favoráveis, o Presidente da República promulgou hoje o diploma do Governo que determina a titularidade de direitos de transmissão dos campeonatos de futebol da I e II Ligas e estabelece regras relativas à sua comercialização", informou a presidência.
O decreto-lei, que tinha sido aprovado em Conselho de Ministros de 25 de fevereiro, salvaguarda os efeitos dos atuais contratos em vigor, tem como objetivo "valorizar os direitos televisivos e multimédia das competições profissionais de futebol", para que a distribuição das receitas seja "mais equitativa entre sociedades desportivas".
O diploma impossibilita que as sociedades desportivas participantes nas duas competições profissionais de futebol, I e II Ligas, comercializem de forma individualizada os direitos dos respetivos jogos relativos às épocas 2028/29 e seguintes, cabendo à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e à Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) a apresentação de uma proposta de modelo centralizado até ao final da época desportiva de 2025/26.
O documento estabelece ainda que Autoridade da Concorrência deve aprovar o modelo centralizado de comercialização definido.
Segundo dados de avaliação pedida pelo governo a diferença entre a sociedade desportiva que mais recebe e a que menos recebe é de aproximadamente 15 vezes, "desigualdades" que a tutela pretende atenuar.
Em Espanha e em Itália a diferença é de três vezes mais, na Alemanha 2,5 vezes mais e em Inglaterra 1,3 vezes mais.
Em janeiro, a FPF e a Liga de clubes assinaram um memorando de entendimento para concretizarem a centralização dos direitos televisivos até 2027/28.
Este acordo, aprovado pelas direções dos dois organismos, visa criar uma sociedade, nos próximos meses, tendo "como único propósito" a "gestão do processo de negociação centralizada dos direitos de transmissão televisiva das competições profissionais".
Por LusaAtraso no pagamento de valores de transferências de vários jogadores
Partida da 2.ª mão das meias-finais agendada para 23 de abril
Equipa azul e branca contou com elementos do plantel principal e da equipa B
Treinador de futsal abordou a importância do treino complementar e das relações humanas no Fórum ANTF
Tribunal Comercial de Nantes ditou esta segunda-feira a sentença que coloca um ponto final na batalha judicial entre os dois clubes
Trio do podcast 'The Rest Is Football' não coloca o esquadrão luso entre favoritos, mas lembra que... Ronaldo pode fazer a diferença
Numa ilha paradisíaca, o advogado natural de Cascais cumpriu o sonho de jogar num apuramento para o Mundial e... marcou na estreia
Jogadores de Benfica e Sporting foram titulares no segundo particular dos 'cafeteros' de preparação para o Mundial
Valorizar jogador local é objetivo do novo Manager da academia do emblema da 3ª divisão
Autor português na Alemanha destaca influência política nos Mundiais de Futebol em novo livro