_
Já era oficioso, agora é oficial. Pedro Proença será candidato à presidência da Federação Portuguesa de Futebol nas eleições que terão lugar no próximo mês de fevereiro. A confirmação chegou na Cimeira de Presidentes da Liga, que decorreu na manhã desta quarta-feira na nova sede da Liga, no Porto.
O ainda presidente da Liga fez uma comunicação no final da reunião, explicando os motivos que o levam a querer avançar para a FPF. "Não consegui ser indiferente aos apelos que recebi de todos os agentes do futebol português para abraçar este desafio. E avanço, depois de ter recebido hoje o incentivo dos clubes do futebol profissional", referiu Pedro Proença.
A cumprir o terceiro e último mandato na liderança da Liga, Pedro Proença tem recebido várias manifestações de apoio para avançar para a sucessão de Fernando Gomes na FPF, num ato eleitoral que está agendado para fevereiro de 2025.
Leia o comunicado de Pedro Proença na íntegra
"Após um longo período de ponderada e reflexão, após auscultação a clubes, associações distritais, sindicatos de jogadores, Associações Nacional de Treinadores, Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol e demais associações da classe, estou aqui para vos informar que serei candidato às eleições para a presidência da Federação Portuguesa de Futebol.
Nesta minha decisão, informo-vos que dei conhecimento ao presidente da UEFA, Sr. Alexander Ceferin, ao Vice-Presidente da European League, Cludius Schafer, ao Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Dr. Fernando Gomes, e aos presidentes de todos os clubes do futebol profissional.
Não consegui ser indiferente aos apelos que recebi de todos os agentes do futebol português para abraçar este desafio. E avanço, depois de ter recebido hoje o incentivo dos clubes do futebol profissional, que entendem que este compromisso é a continuação daquele que assumi há dez anos. Considero, com humildade, ter a experiência e as competências necessárias para abraçar este projeto mobilizador do futebol português.
Construirei uma equipa que responderá aos desafios que aguardam o futebol português. Mais informo que, após a validação formal da minha candidatura pela Comissão Eleitoral, apresentarei, de imediato, as ligas programáticas do meu projeto. Até lá, assumirei as minhas responsabilidades e continuarei absolutamente focado nas minhas funções enquanto presidente da Liga Portugal, enquanto presidente da European Leagues e membro do Comité Executivo da UEFA."
Por José Miguel MachadoComandados de Miguel Moita ficam com mais um ponto do que Sporting B, mas com mais uma partida realizada
José Manuel Neves falou na homenagem aos cinco dragões campeões do Mundo sub-17 por Portugal
Estoril não ganha há 4 jogos e alterações podem ir além dos jogadores
Verdes e brancos alegam "incumprimento" do rival por não ceder recinto a pedido da autarquia. Eventual jogo dos ‘quartos’ da Taça será no Jamor
Doha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Marca alemã cada vez mais empenhada neste tipo de competições