Pedro Proença elogiou a decisão da UEFA em alargar o prazo para conclusão dos campeonatos nacionais até 30 de junho - o que levou ao adiamento do Euro'2020 para o próximo ano - na sequência da interrupção motivada pela pandemia de coronavírus. Em entrevista à Sport TV, o presidente da Liga Portugal sublinhou a importância de as decisões da prova serem tomadas por mérito desportivo.
"Equacionar uma liga sem um campeão ou que não se perceba por mérito desportivo quem acede à Liga dos Campeões ou Liga Europa era absolutamente terrível para o planeamento da próxima época. Com o sinal que a UEFA deu, estamos na antecâmara de voltar com maior celeridade à normalidade das competições", vincou Proença.
"Penso que a decisão da UEFA revela bem o sentimento generalizado de bom senso. Era obrigatório dar espaço às provas nacionais, para que pudessem terminar de forma tranquila, para a próxima época ser restabelecida de forma normal. Na reunião de hoje imperou o bom senso. Abriu-se uma janela temporal fundamental para as provas. Neste momento ganhou-se um mês e meio para ver como a curva do Covid-19 vai comportar-se. Trabalhamos sobre um cenário desconhecido mas esta janela vai permitir concluir e permitir por meritocracia apurar os campeões, quem vai à Europa e quem vai descer", acrescentou o líder da Liga Portugal.
Questionado sobre um regresso aos treinos em maio, Proença admitiu ser "precoce saber quanto voltaremos": "Temos percebido na tal curva exponencial do Covid-19 que ainda é cedo para saber como vai evoluir. Mas queremos que aconteça rapidamente a retoma."
Líder do clube facilita saída se avançado ajudar equipa nos jogos de dezembro
Caso remonta a dezembro do ano passado. Companheira queixa-se de agressão e sequestro
Processo estava em fila de espera, mas conheceu desenvolvimentos nas últimas horas. Jovem de 18 anos deve ficar protegido por uma cláusula de 80 M€
Guarda-redes feliz com o "sinal de confiança" que recebeu da SAD leonina
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana