A internacionalização dominou os temas da 12.ª Cimeira de Presidentes, evento que decorreu esta quarta-feira no Convento de São Francisco, em Coimbra. Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, abriu a assembleia, dirigindo-se aos participantes através de um vídeo, no qual realçou a importância cada vez maior do futebol português, num evento que contou também com a participação de Nasser Al-Khelaifi, presidente da ECA (European Club Association) e do PSG.
No final, Pedro Proença fez a análise dos temas debatidos. "Esta Cimeira teve dois grandes temas. O primeiro, de internacionalização, com a presença do presidente da UEFA, Ceferin, do presidente Nasser, da ECA, o presidente da European Leagues, da Liga Portugal e o presidente da Federação Portuguesa de futebol. Analisámos as consequências das alterações nos quadros competitivos a partir de 2024 e os valores e as receitas a distribuir aos clubes que participam nas competições internacionais. Numa segunda parte, refletimos e discutimos sobre os desafios futuros que se colocam ao futebol português, nomeadamente as preocupações relativas à mudança de ciclo político", começou por dizer o líder da Liga Portugal, elogiando "o espírito muitíssimo positivo" que reinou nesta reunião.
Sobre as alterações no calendário desportivo a partir de 2024, Proença lembrou que a Liga Portugal já se tem vindo a preparar para essa nova realidade. "Já tínhamos discutido em anteriores cimeiras esse tema. Sabíamos que iria haver mais 5 datas UEFA que iriam ocupar espaços nos calendários desportivos. Por isso, reduzimos a Taça da Liga, de 43 jogos para 7 jogos, para aliviar o calendário dos clubes. Já nos tínhamos adaptado. Sabemos da importância das competições europeias para o futebol português e por isso temos que nos adaptar", frisou.
Proença analisou ainda o período de acumulação de cargos entre a Liga Portugal e a European Leagues. "Tem sido gratificante e positivo para os interesses da Liga Portugal e para o futebol português. Estamos na centralidade das discussões internacionais, não só pela presença na European Leagues, mas também por estarmos no comité executivo da UEFA. Passámos a ter uma voz ativa naquilo que serão as decisões internacionais e que colidem com os interesses domésticos."
Fair-Play para reta final da época
Numa altura em que os campeonatos em Portugal se preparam para entrar na sua fase decisiva, Pedro Proença mostrou-se confiante, pedindo fair-play aos clubes. "O apelo ao fair-play é constante no nosso discurso. A Liga Portuguesa é altamente competitiva. Só nas últimas jornadas sabemos quem é campeão, quem irá às competições europeias e quem desce de divisão. A palavra para os clubes é de apelo ao espírito de fair-play e de competição justa. Estamos preparados para ter uma reta final segura, competitiva e extremamente emotiva para os adeptos", atirou.
Por Ricardo ChambelBis de Clóvis na vitória confortável
Acompanhe todas as incidências do encontro da Liga Betclic
Apito inicial está marcado para as 18h00
Treinador português esteve hospedado durante 15 meses numa das luxuosas suítes do Hotel Four Seasons, em Istambul
Devy Rigaux, diretor-desportivo do clube, foi o responsável por levar o avançado para a Bélgica
Osvaldo Costa começou carreira com o avançado do Club Brugge no futsal do modesto Núcleo de Sintra
Treinador de guarda-redes trabalhou com Jorge Jesus no Al Hilal
Antigo internacional português será a estrela dos El Barrío, no próximo domingo
Mergulhador encontrou o artefacto, que foi leiloado, sendo a receita revertida para uma instituição de apoio a crianças
Avançado tem 20 participações em golo em 25 jogos disputados pelo Midtjylland