_
O Paris Saint-Germain recordou hoje o treinador português Artur Jorge, que morreu aos 78 anos, como uma "personagem erudita" que levou o clube ao seu segundo título de campeão francês de futebol em 1993/94.
Numa nota de condolências publicada no seu sítio oficial na Internet, o atual campeão francês recorda a contratação de Artur Jorge em 1991 para comandar a equipa.
"Em 1991, o Paris Saint-Germain contratou essa personagem erudita e francófona com o objetivo de conquistar um segundo título de campeão de França. Em três anos, esse objetivo foi alcançado", lê-se.
Recordando igualmente o "célebre bigode" de Artur Jorge, o PSG fez um balanço do percurso de carreira de Artur Jorge, concluindo a nota apresentando "as mais sinceras condolências" à família do antigo selecionador português.
Treinador principal entre 1981 e 2016, Artur Jorge conduziu o FC Porto à conquista da Taça dos Campeões Europeus pela primeira vez, tendo orientado os 'dragões' entre 1984/85 e 1986/87 e, depois, entre 1988/89 e 1990/91, tendo ainda conquistado três títulos de campeão nacional, uma Taça de Portugal e três edições da Supertaça.
Artur Jorge assumiu pela primeira vez o comando da seleção nacional entre 1990 e 1991, em simultâneo com o cargo de treinador de FC Porto, e voltou a orientar a equipa das quinas entre 1996 e 1997.
O antigo treinador orientou ainda o Benfica, a Académica e o Belenenses, clubes pelos quais se distinguiu como jogador entre 1965 e 1978, tendo somado 16 internacionalizações por Portugal, e trabalhou em 10 países no estrangeiro, com destaque para França, onde orientou o Matra Racing e o Paris Saint-Germain e para as seleções da Suíça e dos Camarões.
Eládio Paramés num artigo de opinião em Record
Técnico de 54 anos sucede a Gonçalo Brandão no comando dos gansos
Treinador diz que é um dos jogadores que podem sair do Al Nassr no mercado de transferências
Equipa técnica demitida pelos gansos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador está a ser associado em Inglaterra à sucessão de José Mourinho no Benfica
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Jonjo Shelvey, antigo médio do Liverpool, estava sozinho e queria passar o tempo
A fazer uma pausa sabática, em nome da saúde mental, treinador admite que a família sofreu com a carreira dele, que tem muitas históricas para contar
Rumores e confirmações nos principais campeonatos