A 16ª Cimeira de Presidentes terminou, pelas 16h desta quinta-feira, com um ambiente cordial, na Arena da Liga Portugal no Porto. Todos os representantes dos 36 clubes profissionais, à exceção do Arouca e do Felgueiras, fizeram-se representar por dirigentes.
"Foi uma Cimeira muito agradável, com mais tempo de duração. O ambiente foi muito cooperante e foi tudo feito e participado com grande cordialidade", realçou o presidente da Liga Portugal, Reinaldo Teixeira, após a conferência, salientando o "grande comprimisso com os temas discutidos" e o facto de os clubes não terem manifestado oposição "ao trabalho realizado pela Liga e Federação": "Hoje, temos a chave de distribuição, as sedes desportivas vão dar mais contributos. Contradiz o que parece passar por fora, de ambiente de crispação. Senti uma vontade enorme de colaboração."
Em relação aos quadros competitivos, o segundo ponto dos trabalhos e o primeiro a ser discutido durante a tarde, foi apresentado um estudo sobre as competições profissionais, que seguirá agora para a sede de Grupos de Trabalho e a proposta em consequência para a FPF. Neste sentido, Reinaldo Teixeira afirmou terem havido já alguns avanços. "Ninguém falou em subtração de equipas. Fala-se de menos jogos na Europa, ou na Taça da Liga. Só mexemos nos quadros competitivos se entendermos que há mais valias para que isso aconteça", frisou o presidente da Liga Portugal.
No que toca ao assunto da arbitragem, com a APAF a avançar, esta quarta-feira, com a possibilidade de uma greve futura, Reinaldo Teixeira não tem dúvidas. "A posição da Liga Portugal foi conhecida, é um não assunto. Tenho a melhor relação e respeito pela classe", disse o dirigente, regressando aos detalhes sobre a chave de distribuição dos direitos televisivos: "As sedes desportivas querem um processo em que todos ganhem. Cabem a nós ter uma maior concordância e proximidade pela unanimidade. Valores, saberemos na altura do leilão, mas tudo vamos fazer para valorizar o produto. Quanto às competições, conseguir uma Taça da Liga para todas as sedes desportivas é um desejo, as decisões serão conhecidas em tempo oportuno."
Continuam a ser dados passos em frente e a expectativa é que a obra arranque na próxima época
Encontro decorre na sede da Liga Portugal, no Porto
Presidente da Liga Portugal fez um resumo da 16ª Cimeira de Presidentes
Distribuídos nos últimos seis meses
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Técnico deixa o Columbus Crew para assinar por duas épocas e meia com os escoceses
Depois dos incidentes pirotécnicos, a partida será disputada à porta fechada, mas foi aberta uma exceção para Peter