A diretora-executiva da Liga Sónia Carneiro reagiu este sábado ao adiamento do Feirense-Chaves (mesmo em cima do início do jogo) e do Ac. Viseu-Académica, referentes à primeira jornada da 2.ª Liga, devido a casos de Covid-19.
"Já na época passada tivemos casos positivos e esses jogadores ficavam em isolamento e o resto da equipa trabalhava normalmente. Queremos que aconteça o mesmo na presente época. A regra que estava definida é que os casos positivos eram isolados e todos os demais continuavam a atividade - é o que está escrito na norma 36 da DGS - e ontem fomos surpreendidos por uma decisão regional distinta desta que indicou que todos os jogadores do Chaves deviam ir para quarentena", afirmou em declarações à SIC, explicando que houve um entendimento diferente por parte do delegado regional de saúde.
E precisou quanto ao que sucedeu ontem no Feirense-Chaves: "Da parte da manhã foram identificado os casos positivos e foram logo colocados em isolamento. A Liga foi notificada às 20h24 num email a dizer que os jogadores tinham de ir para o isolamento, e o jogo estava marcado para as 20 horas... Às 19h55 chegou-nos a informação de de que a decisão da manhã do diretor regional de saúde de Chaves em isolar só aqueles jogadores, afinal, se tinha alterado".
"Fomos bastante além do que nos é imposto pelas autoridades de saúde. A reunião que temos agendada para segunda-feira é no sentido de garantir que o que está na orientação da DGS vai efetivamente aplicar-se para que as competições não só recomecem mas que continuem e terminem. O país não pode parar e o futebol profissional não pode parar. Não se pode mudar as regras a meio do jogo. Todos os diretores regionais de saúde têm de estar informados sobre o que foi determinado", sublinhou.
Sónia Carneiro garantiu que até ao momento não houve registo de mais casos positivos e que como tal será retomada a normalidade dos jogos.
A Liga tem agendada para segunda-feira uma reunião entre com o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, "onde será reiterada a necessidade de implementação das recomendações sob pena de serem colocadas em causa as competições profissionais futebol na época 2020-21".
Por RecordAla renovou até 2030 e está agora blindado com uma cláusula de 80 M€
Consulte as opções iniciais de José Mourinho e Vasco Botelho da Costa
Siga todas as incidências do duelo da 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic
Siga todas as incidências da 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo