A primeira edição destes prémios distinguiu os melhores do futebol nacional e internacional
"Vou ser muito breve. Este globo não é meu. Este globo é de Portugal. Quem merece este globo são as portuguesas e os portugueses, a começar nos que nos dão vitórias. Os sub-17, os sub-19, a Seleção feminina, a Seleção A, os treinadores e os jogadores que são os melhores do mundo. No outro dia, na Alemanha, no Palácio Presidencial, o Pavilhão Português foi uma loucura e havia uma t-shirt assinada pelo Ronaldo para o presidente alemão. Ele pegou na t-shirt e perguntou: 'Mas isto não é do Ronaldo, pois não?'. 'É do Ronaldo'. 'Epá, isso é maior honra da minha vida'. Presidente da RFA. Tenho este fim de semana na Estónia um encontro de 15 Presidentes da República e eu disse que tinha de sair mais cedo porque tenho um Portugal-Irlanda e perguntaram-me porquê e eu disse que queria chegar a tempo do Portugal-Irlanda e vi dois ou três com um brilho no olhar como quem diz 'não arranja boleia para nós também irmos ver os portugueses a jogar?'. Isto para dizer o seguinte: este globo é dos nossos campeões e dos que não são e irão ser. Dos 11 milhões mais os espalhados pelo Mundo, são 20 e 30 milhões. Dos descendentes. Mas são deles. Dos que jogam e que não jogam. Dos que perderam a cabeça com o Euro dos Sub-19. E depois com o Euro'2016. E depois com a Liga das Nações. E depois nesta Liga das Nações. Cada vez que eu ia ao balneário, era dos momentos mais felizes da minha vida. Numa dessas vitórias, o presidente francês nunca mais saía, o primeiro-ministro também não - pelo protocolo tinham de esperar - e o PM da altura diz-nos: 'diga-lhes que é melhor irem para casa porque nós dormimos cá hoje'. E eu fui ter com o presidente e disse: 'olhe, acho que é melhor irem para casa porque nós vamos dormir cá hoje, pois para nós é um momento único'. Esses milhões de portugueses e portuguesas que sentem o que eu sinto, são eles que merecem este globo. Os que estão cá dentro e lá fora. Os que sofrem convosco. Os que dão força ao nosso futebol. Somos ainda mais importantes no mundo por causa do futebol. É muito importante termos o Secretário-Geral das Nações Unidas, o Presidente do Conselho Europeu, o Presidente da Comissão Europeia, mas é mais importante termos o nosso futebol como o melhor do mundo. Este globo é para vocês todos e para todos os portugueses."
"Boa noite. Tenho alguns troféus em casa, mas tenho que dizer que este é especial e bonito. Bom, o quê que eu vou dizer? Acho que já foi tudo dito. Tenho que vos confessar que hoje à tarde estava na mesa a estudar o que iria dizer neste discurso. Pensava eu: 'O que é um Prémio Prestígio'? Será que é um prémio de final de carreira' e fiquei um pouco nervoso e pensei: 'Não pode ser'. Então fui fazer uma pesquisa no Perplexity, se não sabem, depois pesquisem para ver o que é, e tive uma pequena ajuda. Mas falando agora de coisas sérias, este troféu para mim é um motivo de grande orgulho. Não vejo este troféu como um fim de uma carreira mas sim o continuar, por tudo o que eu fiz, por toda a minha carreira. Tenho 22 anos de Seleção, acho que isso fala por si mesmo, a paixão que eu tenho de vestir a camisola, de ganhar troféus, de jogar pela Seleção. Até digo muitas vezes: se pudesse, jogava futebol só pela Seleção, não jogava por mais nenhum clube porque é o culminar e o auge de um jogador de futebol. É por isso que eu continuo aqui, quero agradecer a todos os que estão aqui. Tantas gerações que já passaram pela Seleção. Vejo aqui tantos ex-jogadores que foram colegas meus. Vejo aqui o Rui, o Pepe, o Jorge Andrade, o Beto, o Quaresma... e vendo-os digo: 'Ainda ando aqui'. Sei que já devem estar fartos de ainda me ver aqui, nestas cerimónias. Mas acho que ainda continuo a aportar muita coisa à Seleção e ao futebol. Quero continuar a jogar por alguns anos, não muitos, tenho de ser sincero. Quero agradecer a todos os meus companheiros, por ter aprendido com todos eles - e mesmo com esta geração mais nova também. Para mim, é um privilégio estar convosco. O nosso objetivo é vencer já os dois próximos jogos e estar no Mundial. O Mundial logo se verá. Temos de pensar única e exclusivamente no presente, mas com o pensamento lá à frente. Seria um sonho. Mas passo a passo. Dar os parabéns a todos os vencedores, ao desporto feminino, que muito tem feito, ao presidente pela gala e a todas as pessoas que estão cá. E acho que já chega. Boa noite a todos."
Joaquim Matias, presidente da Ass. Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Covilhã
"Boa noite a todas e a todos. Queria cumprimentar o Sr. Presidente da FPF, o Dr. Pedro Proença, e agradecer a vossa excelência e à FPF uma iniciativa que, para além de premiar e dar mais meios aos bombeiros que são mais acarinhados. Os bombeiros lutarão sempre para proteger Portugal e bom verem esse esforço reconhecido por jogadores, treinadores e diretores da FPF, contribuindo assim para que a sociedade valorize ainda mais o trabalho que fazemos. Temos aqui três sobreviventes de um grave acidente, onde perdemos o Daniel, o Paulo internado no Hospital Universitário de Coimbra a lutar pela vida todos os dias. Sr. Presidente da FPF você tem o maior coração do mundo. Reconhecer os bombeiros é reconhecer 30 e tal mil bombeiros. Este é um prémio de reconhecimento aos bombeiros portugueses. Honra e glória."
"Boa noite a todos. Boa noite, Sr. Presidente da FPF, agradecer pessoalmente esta atribuição, não deveria ser eu a receber este prémio, mas sim as heroínas. São os primeiros passos, queremos chegar à Primeira Liga e oferecer ali ao Rui Costa uma competição mais a sério. Este é o nosso papel na sociedade e no desporto. São elas que nos ajudam a levantar, a dar a mão, em vários momentos das nossas vidas. Obrigado a todas."
Após conquista da 3.ª divisão de futebol
"Olá, boa noite a todos. É de facto de um orgulho e um privilégio muito grande, que tem aqui muitas assinaturas, de toda a gente que trabalhou para ele. É meu, é da FPF, e de todos. Obrigado a todos os jogadores por tudo o que foi feito. Somos ambiciosos, então vamos e queremos mais. Quero também agradecer a toda a estrutura, em especial do presidente Pedro Proença, que nunca deixou que nada nos faltasse. Queremos continuar a dignificar Portugal e estar entre a elite."
Após conquista do Campeonato da Europa de Sub-17, na Albânia
Jorge Costa, João Rodrigues, Joaquim Oliveira, Jorge Nuno Pinto da Costa, Aurélio Pereira, Diogo Jota homenageados com um vídeo muito emotivo.
"É difícil explicar porque foram muitos anos, muitas conquistas, mas primeiro tivemos que partir muita pedra para chegarmos às conquistas que conseguimos. Olhando para estes jovens [seleção Sub-19], quero desde já dar-lhes os parabéns pelo bicampeonato. Quando disse adeus à Seleção sabia que o futuro era risonho, portanto, parabéns a eles mais uma vez."
A importância de ser um Embaixador Português
"Tive a sorte de jogar em seis países diferentes. Antes de chegar a essas ligas, olham sempre para nós com desconfiança. Como disse o nosso presidente, Rui Costa, em tudo o que é praticado com o pé, Portugal tem talento. Queria só deixar um agradecimento a todos os atletas que estiveram comigo. Tenho pena de não ter jogado mais vezes pela Seleção, mas tenho muito orgulho de ser Português e de ter levado a nossa bandeira a tantos países."
"Boa noite a todos. Em nome do Sporting, agradecer a todos pelo prémio. O Pedro Neto dizia e bem, quero dedicar a todas as famílias e todas as pessoas na Academia que sofrem com os nossos títulos e lutas. Época muito difícil e de muito trabalho, portanto, quero dedicar a todas as pessoas que estão diariamente na Academia. Muito obrigado."
Após vencer Campeonato e Taça de Portugal em 2024/25
"Boa noite a todos. É um privilégio para nós recebermos este prémio, numa modalidade que está em grande expansão. Significa muito para nós. Temos o maior orgulho de poder contribuir para o crescimento da modalidade em Portugal, para estar ao nível das seleções que hoje já vimos aqui. Onde há bola e há pés, Portugal tem talento. Que este talento seja cada vez mais protegido."
Após vencer pelo 5.º ano consecutivo a Liga BPI
"Boa noite a todos. Quero agradecer a toda a direção da FPF, ao seu presidente, pelo acompanhamento que é dado aos treinadores portugueses que estão por esse mundo fora. Para mim, este reconhecimento é bem maior que isso: é carinho, valorização. Quando estamos fora, levamos a responsabilidade de elevar o futebol português. O meu muito obrigado e um bem haja a todos."
Após vencer Brasileirão e Libertadores pelo Botafogo em 2024
Estão confiantes para os dois próximos jogos? Como está a vossa autoestima?
"Estamos super confiantes. Antes de mais, boa noite a todos. Começámos bem, com duas vitórias fora de casa, super difíceis, e agora temos dois jogos em casa. Este é o melhor grupo de trabalho de sempre. Estamos prontos para qualificar a Seleção para o Mundial e fazer aquilo que nunca foi feito, que é levar Portugal a conquistar o Campeonato do Mundo."
"Olá, boa noite a todos. Primeiro que tudo, agradecer ao presidente e à Federação por esta distinção. É sempre um privilégio receber esta distinção à frente desta gente toda. Quero agradecer aos meus companheiros de equipa e de Seleção e também à minha família. Uma boa noite a todos."
O avançado recebe o galardão pelo título no Mundial de Clubes da FIFA pelo Chelsea.
Vitinha
"Boa noite a todos. Queria desde já agradecer ao presidente da FPF por esta distinção. Estamos muito felizes, foi uma época de sonho, não só a nível de clubes, mas na Seleção também. Queremos manter este nível, mas se possível fazer melhor porque ainda nos escapou um título. E é isso. Uma boa noite a todos."
Nuno Mendes
"Boa noite a todos. Agradecer também ao presidente e ao clube. Foi um ano incrível para todos nós e para o clube também. Agradecer aos colegas que estão aqui connosco porque foram todos importantes. Estamos muito contentes."
Gonçalo Ramos
"Deixaram-me para o fim, não há grande coisa para acrescentar. Mas quero agradecer a todos, tanto aqui, na Seleção como no PSG, é um orgulho pertencer ao grupo que temos no clube e também a este leque de jogadores que temos na Seleção. Muito obrigado."
Globo Seleção do Ano: Seleção Nacional de futebol masculino
"Boa noite a todos. Em meu nome, nos dos jogadores e todo o staff da Seleção, é um agradecimento de todo o coração. A conquista da Liga das Nações é um reflexo do trabalho, dedicação e espírito de equipa que todos partilhámos. Mas, acima de tudo, do apoio que recebemos de um País inteiro. Não deixo de recordar os que já não estão hoje entre nós, mas que continuam no nosso coração, a força do Diogo Jota vai continuar connosco para sempre, nesta família que é a Seleção. Mas também penso em outras pessoas que, com trabalho silencioso, contribuem para a nossa conquista. A Margarida foi uma delas, que vai representar a todos os que, por detrás, estão a fazer a diferença. O meu sincero obrigado ao presidente da FPF, Pedro Proença, por toda a ajuda durante o processo. Eternamente grato a todos os portugueses e a todos os profissionais que fazem parte desta família. Este troféu é vosso."
"O meu português está a voar. É uma sensação de que era o nosso momento, de mostrarmos tudo o que fizemos juntos durante dois anos. Mostrámos a qualidade de equipa. Acreditamos muito que quando fazemos as coisas bem que o adversário não conta. Senti que a equipa toda estava preparada. A força e a presença do Diogo Jota faz parte de tudo o que construímos juntos porque é um exemplo para nós. As grandes penalidades mostram o aspeto psicológico forte do grupo. Ganhar um título como a Nations League faz com que o grupo seja mais forte. A química entre os jogadores e os portugueses é tudo o que a Seleção representa. Vamos dar tudo para fazer aquilo que nunca foi feito."
"Boa noite a todos. Em primeiro lugar, quero agradecer ao presidente da FPF, que tivemos a honra de ter na nossa presença em Itália. Depois, aos clubes que façam com que possamos evoluir mais e lutar por títulos como este. Como já foi dito, as duas primeiras não conseguimos, mas à terceira foi de vez. Obrigado a todas as pessoas que nos apoiam. É uma honra estar aqui. Agradecer às malucas que sempre me apoiaram. Estamos cá para termos muitos mais títulos como este."
"Boa noite. Dizer-vos que tenho um orgulho enorme nestes jovens que estão aqui. Sou um treinador feliz porque vejo uma felicidade enorme no rosto destes jovens. Queria fazer um agradecimento especial aos clubes que representam, aos familiares que estiveram connosco na Moldávia pelo apoio e também à FPF, ao Sr. Presidente, que esteve connosco para dizer que nós estávamos ali para ganhar. Obrigado a todos e que eles desfrutem desta noite que certamente será fantástica."
"Iniciámos um novo ciclo na FPF. Viemos todos para ganhar. No Portugal Football Globes marcámos o amanhã."
Sobre o caso Conti
"Muito à vontade com esta situação. A transferência foi aceite no TMS da FIFA, deu entrada numa conta bancária do Benfica, não houve alertas. É uma coisa muito simples de ser resolver. Os adeptos do Benfica não têm de estar preocupados, assim como eu não estou. Uma das coisas do meu mandato foi acabar com tudo o que se vinha a passar no Benfica, isto não tem a ver com crime. Centenas de empresas e clubes estão na mesma situação. Quando cedemos o jogador à Rússia, nem cobrámos dinheiro."
Comunicado do Benfica
"Aquilo que é dito no comunicado não é da transferência do Benfica para o Lokomotiv, mas sim do Lokomotiv para a outra equipa. Fui alertado pela transferência, mas todo o processo não passa pelo presidente do Benfica. Claro que sei que as transferências existem porque é um ativo nosso. Há aqui uma explicação muito simples: quando temos um direito de preferência sobre o jogador, é óbvio que temos direito a uma opinião sobre isso."
Declarações do treinador do Al Nassr antes do arranque da gala Portugal Football Globes.
Sobre Cândido Costa, de quem foi presidente: "Foi bom jogador na altura, é um bem-disposto. Independentemente de ser jogador de futebol, soube aproveitar as qualidades que tem como ser humano e homem."
"Realmente é uma sequência de duas Taças muito importantes para nós que vem transmitir isso, que quem estava atrás que vale sempre a pena e retiramos sempre do trabalho feito nestas conquistas. É a continuação de um projeto criado. Dá gosto trabalhar neste grupo. Estamos a retribuir desta forma, com dois troféus muito importantes no panorama nacional."
Temporada muito feliz para o Sporting com a conquista da dobradinha
"Foi uma época espetacular, com momentos difíceis e que acabou em glória e de forma muito positiva para o clube."
O coletivo é que coloca o carimbo
"A final da Taça representa isso mesmo, estivemos de fora do jogo durante muito tempo. No último minuto marcámos o golo, fomos para o prolongamento e depois conseguimos conquistar o título."
Primeiras reações
"Boas sensações, é uma gala que premeia os melhores em Portugal. Portugal tem tido resultados inéditos. Há pessoas aqui que são heróis e heroínas dos portugueses, portanto aplaudo que sejam reconhecidos."
Futebol feminino
"Um dos projetos que mais nos orgulha desde que tomámos posse. É um orgulho termos tantas atletas femininas no FC Porto. Um excelente trabalho desenvolvido pelo José Manuel. É um trabalho que muito nos orgulha. Vai muito além do desporto, reconhece o valor das mulheres e é muito importante para o FC Porto estar representado."
Equipa masculina
"Muito boas sensações. A equipa a responder, não só o espetáculo em campo. Quando este foco e ambiente é reconhecido por todos é sinal que estamos no bom caminho. Ao FC Porto nada oferecido, tudo é ganho. Temos de manter os pés bem assentes na Terra."
"Olhando para aquilo que é agora mais óbvio, que é a constituição da Seleção, estamos a falar de jogadores que falam nos maiores clubes portugueses mas também nos melhores campeonatos europeus. O prestígio é altíssimo e acumula-se. Podemos sempre falar dos pioneiros, dos primeiros jogadores e treinadores a saírem, mas já passaram tantos anos que agora é o acumular de talento. A FPF está a criar todas as condições para que Portugal possa ter as condições que hoje temos. Em ano de Mundial dizer que não temos a ambição de sermos campeões do Mundo é quase uma heresia."
Regresso ao Benfica
"Tem sido desafiante, uma responsabilidade grande. Mas no meu próprio país, num clube com a dimensão social do Benfica, é muito maior. Vou tentar que a minha presença seja positiva para o desenvolvimento e prestígio do nosso futebol. Fica difícil [passar a mensagem], mas significa qualidade porque os jogadores saem. Mas dá-nos também a possibilidade de trabalhar com os sub-19, sub-23 e até sub-16 para treinar connosco. É um clube que olha para os mais jovens."
Na chegada à gala Portugal Football Globes, André Villas-Boas mostrou-se muito crítico para com Frederico Varandas e Pedro Proença, por conta das declarações do presidente do Sporting sobre as preferências clubísticas dos elementos da direção da FPF.
"O mais grave é ter havido um encontro entre o presidente do Sporting e da Federação, para fazer um mapeamento clubístico dos órgãos sociais da Federação. Isto são declarações graves. Acabei de transmitir ao próprio, acho que não devem passar impunes. Após declarações sobre esse tema escrevi uma mensagem ao presidente da Federação, porque se o seu lema é unir o futebol, declarações destas não podem passar impunes. Porque não pode haver um mapeamento dos órgãos sociais da FPF sem que todos os clubes sejam informados do mesmo. Ou que seja público e não entre duas pessoas. Acho as declarações graves. Se esse encontro aconteceu, se esse mapeamento aconteceu, todos temos o direito de saber quem são essas pessoas. Se quer unir tem de se chegar à frente e, de uma vez por todas, reafirmar a sua autoridade", atirou o líder portista.
Pepe foi um dos primeiros a passar pela zona mista. Falou de tudo, desde a Seleção Nacional, ao 'seu' FC Porto e também a propósito de José Mourinho.
A FPF Arena Portugal, em Oeiras, recebe esta noite a primeira edição dos Portugal Football Globes, a gala que premeia os melhores do ano no futebol nacional e internacional. Não perca!
Jogador do Marinhense sofreu com as dores no jogo da Taça de Portugal
Tudo sobre a 4.ª eliminatória da Prova Rainha
Médio-ofensivo, dispensado da seleção ucraniana devido a sobrecarga muscular, recuperou no Seixal mas não saiu do banco no jogo com o Atlético
Abel Ferreira partilha história na introdução do livro 'Manuel Cajuda - o (des)Treinador'
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Avançado aproveitou ainda para elogiar Cristiano Ronaldo.
Antigo defesa-central contou como foi a chegada ao Real Madrid, em 2011
Livro 'Manuel Cajuda - o (des)Treinador' é lançado este sábado em Olhão