As homenagens a Diogo Jota e André Silva no estádio do Gondomar














Internacional português foi vítima de um acidente de viação em Espanha. O irmão André Silva, jogador do Penafiel, estava no carro e também não resistiu
Foi já depois das 23h00 que a carrinha funerária que transportou, desde Espanha, os caixões com os corpos de Diogo Jota e do irmão André Silva chegou à igreja em Gondomar, onde foi recebida com aplausos e lágrimas dos presentes.
As carrinhas funerárias, que transportam os restos mortais de Diogo Jota e do irmão André Silva, acabam de chegar à capela da Ressurreição, em Gondomar, sob um forte aplauso das dezenas de pessoas que não quiseram perder a oportunidade de homenagearem as vítimas e apoiarem os familiares e amigos.
O funeral vai realizar-se no sábado às 10h00. Já o velório acontecerá amanhã, a partir das 16h, na capela mortuária de Gondomar.
"Senti-me morto por dentro quando soube". Foi desta forma que um adepto do Liverpool explicou à 'TNT Sports' quando, esta quinta-feira, foi confrontado com a notícia sobre a morte de Diogo Jota, um jogador que foi, como o próprio diz, "amado" no clube de Anfield.
"Ele era simplesmente um dos nossos rapazes, era como um membro da família. Alguém que saía para ir trabalhar e que depois voltava para casa, para junto da sua família. Nunca quis fazer parte das manchetes e cumpriu o seu papel em campo marcando grandes golos, como naquele 4-3 contra o Tottenham há alguns anos ou o golo da vitória no último clássico contra o Everton. Ele será sempre lembrado como um ídolo de verdade do Liverpool. E gostaria de dizer para a família dele e qualquer pessoa em Portugal que ele foi amado aqui em Liverpool tanto quanto foi amado em Portugal. Vamos sentir muitas saudades dele. Que descanse em paz ao lado do irmão", começou por dizer, detalhando de seguida a forma como recebeu a notícia: "Bem, eu estava no Facebook como de costume e de repente vi uma fotografia do Jota com as palavras 'descanse em paz'. E pensei 'que piada de mau gosto', como podem publicar uma coisa assim? Meia hora depois li no jornal local e descobri que já era algo oficial. Senti-me morto por dentro. Senti-me absolutamente arrasado. Ele não era uma estrela como jogadores mais famosos tipo o Cristiano Ronaldo. Sempre trabalhou duro e nunca reclamou de nada no Liverpool, ainda que às vezes lesionado ou fora da equipa. Sempre entrou em campo para honrar o nosso símbolo e é por isso que eu o amo. Era um jogador sem polémicas e vamos sentir muitas saudades dele. As minhas condolências para a família, para a mulher e para os filhos. Muito obrigado".
Diogo Jota morreu no início da madrugada desta quinta-feira na sequência de um acidente de viação perto de Zamora, Espanha. Ao longo do dia, foram centenas e centenas de reações em jeito de despedida ao avançado internacional português que foram chegando de todos os quadrantes. Até ao momento, já muitos companheiros e até mesmo ex-colegas de Diogo Jota - como é o caso de Alexander-Arnold, que agora joga no Real Madrid - recorreram às redes sociais para um último adeus ao camisola 20 do Liverpool.
Contudo, nem todos os jogadores do atual plantel do clube chegaram a reagir à morte de Diogo Jota, como são os casos dos guarda-redes Alisson Becker e Giorgi Mamardashvili, dos defesas Frimpong e Tsimikas, do médio Wataru Endo e ainda do extremo egípcio e uma das figuras do clube Mohamed Salah, que partilhava o ataque com o português.
Florian Wirtz e Milos Kerkez, que recentemente chegaram ao clube, também não se pronunciaram sobre o trágico despiste que vitimou Diogo Jota.
Ibrahima Konaté, central do Liverpool, partilhou vídeos que retratam diversos momentos de cumplicidade e diversão com Diogo Jota e deixou uma mensagem arrepiante nas redes sociais, na qual garantiu que a família de Diogo e André Silva nunca irá caminhar sozinha.
A mensagem arrepiante de Konaté:
"Diogo... Ainda não consigo acreditar. Estou de rastos. Não tenho palavras para expressar os meus sentimentos. Para além do extraordinário futebolista que foste, foste um homem excecional, um amigo e um irmão! Que tu e o André descansem em paz.
Estou verdadeiramente devastado com esta notícia. Este clube, esta família que partilhámos, nunca te esquecerá! Lembro-me de todos os momentos que partilhámos e ainda não consigo acreditar, pareciam todos perfeitos... Podem ter a certeza de uma coisa: a vossa família não vai caminhar sozinha. Nós estaremos lá para os ajudar a ultrapassar este momento devastador.
Gostaria de me dirigir ao mundo: hoje é o Diogo e o seu irmão. Ontem foi outra pessoa. Amanhã podemos ser nós. Aproveitemos todos os momentos que a vida nos oferece, com as nossas famílias, amigos e até desconhecidos. Vamos tentar viver em paz e enviar amor uns aos outros. Não sabemos o que nos reserva o amanhã.
AMO-TE, MEU IRMÃO."
Gravenberch, médio holandês que partilhou o balneário com Diogo Jota no Liverpool, reagiu à morte do companheiro de equipa e do irmão André Silva, confessando estar "devastado e em choque profundo".
"Ainda não consigo acreditar, estou devastado e em choque profundo. Vou guardar para sempre o tempo que passámos juntos. Sentiremos muito a tua falta, especialmente pela pessoa maravilhosa que eras. Os meus pensamentos estão com a família, que está a lidar com a imensa perda de ti e do teu irmão. Desejo-lhes muita força.
Descansa em paz, Diogo e André"
Virgil Van Dijk mostrou-se incrédulo com a morte de Diogo Jota e do irmão André Silva. O capitão do Liverpool partilhou uma sentido mensagem nas redes sociais na qual frisa mais do que uma vez que não consegue acreditar no falecimento do amigo e companheiro de equipa, afirmando que tem o coração "destroçado".
A mensagem do central holandês:
"Não consigo acreditar, não quero acreditar. Absolutamente devastado e totalmente incrédulo.
Que ser humano, que jogador, mas, acima de tudo, que homem de família incrível.
Significaste muito para todos nós e sempre significarás! Para a tua família perder dois filhos, um marido e um pai é simplesmente inimaginável. Tão cruel e injusto. O meu coração está destroçado por toda a vossa linda família, pela Rute e pelos vossos filhos. Prometo-vos que, nestes tempos difíceis e para além deles, estaremos sempre ao lado da vossa família.
Um campeão para sempre, o número 20 para sempre. Foi um privilégio ter estado ao teu lado no campo e ter sido teu amigo fora dele.
Sentiremos a tua falta para além das palavras e nunca te esqueceremos. O teu legado vai perdurar, nós vamos certificar-nos disso!
Descansem em perfeita paz Diogo & André"
Portugal faz hoje a estreia no Europeu feminino de futebol, que está a decorrer na Suíça. A morte de Diogo Jota e do seu irmão André Silva levou a Seleção feminina portuguesa a entrar em campo frente à Espanha com uma braçadeira preta, de forma a prestar uma homenagem aos dois antigos futebolistas. Antes do início da partida, foi cumprido um minuto de silêncio, onde toda a comitiva portuguesa se mostrou emocionada.
Os corpos de Diogo Jota e do irmão, André Silva, já estão a caminho de Portugal. Os restos mortais seguem nas carrinhas funerárias, onde também estão os familares dos dois malogrados futebolistas. Recorde-se que o funeral vai realizar-se no sábado às 10h00, no cemitério de Gondomar. Já o velório acontecerá amanhã, a partir das 16h00, na capela mortuária de Gondomar.
Bernardo Silva lamentou esta quinta-feira, com uma curta mensagem nas redes sociais, a morte de Diogo Jota. O médio do Manchester City escolheu uma fotografia onde surge ao lado do ex-avançado do Liverpool e onde é possível ver o número 20 nas costas de ambos. "Para sempre connosco", escreveu o esquerdino no Instagram.
Federico Chiesa, internacional italiano que partilhou balneário com Diogo Jota no Liverpool, assumiu estar incrédulo com a morte do antigo companheiro de equipa, e também do seu irmão.
"Diogo, é difícil encontrar as palavras certas numa altura destas. Ainda não acredito no que aconteceu. Amo-te e sinto muito a tua falta. Os meus pensamentos estão contigo e com o teu irmão André, descansem em paz. À tua família, à tua esposa e filhos, envio as minhas mais sinceras e sentidas condolências", pode ler-se na mensagem publicada nas redes sociais.
Alexander-Arnold, lateral inglês que trocou o Liverpool pelo Real Madrid no final da última época, também deixou uma mensagem de adeus ao "amigo de verdade" Diogo Jota:
"É tão difícil encontrar as palavras certas quando a tua cabeça e o teu coração estão a lutar para aceitar que alguém de quem tu tanto gostas se foi embora. A família era o mundo dele. Eles eram tudo. Todos os nossos corações estão partidos. Para a Rute, os seus filhos e também os seus pais. E para o André também. Irmãos e melhores amigos", começou por escrever o defesa direito através de uma publicação nas redes sociais, que surge ilustrada com várias fotografias dos dois jogadores juntos: "Quando a dor for menor, quero lembrar-me do Diogo com um sorriso enorme. Tantas risadas e momentos felizes. Era um ótimo companheiro de equipa e um amigo de verdade. Para sempre número 20. Descansa em paz, Diogo."
Andrew Robertson, defesa internacional escocês, deixou esta quinta-feira uma longa e emocionante mensagem nas redes sociais no último adeus a Diogo Jota. "Quero falar do meu companheiro. Do meu companheiro. O tipo que eu amava e de quem sentirei muitas saudades. Podia falar dele como jogador durante horas, mas nada disso parece ter importância neste momento. O que importa é o homem. A pessoa. Ele era um tipo tão bom. O melhor. Tão genuíno. Normal e real. Cheio de amor pelas pessoas de quem gostava. Cheio de diversão", escreveu o lateral-esquerdo de 31 anos, que não demorou a revelar um lado de Diogo Jota que poucas pessoas conheciam: "Víamos os dardos juntos e divertíamo-nos com as corridas de cavalos", acrescentou.
A mensagem de Andrew Robertson na íntegra:
"Os que mais me preocupam neste momento são os familiares. A perda deles é demasiado grande para suportar. Lamento imenso que tenham perdido duas almas tão preciosas - o Diogo e o André.
Para a equipa e para o clube, vamos tentar ultrapassar isto em conjunto... por muito tempo que isso demore.
Para mim, quero falar do meu companheiro. Do meu companheiro. O tipo que eu amava e de quem sentirei muitas saudades.
Podia falar dele como jogador durante horas, mas nada disso parece ter importância neste momento.
O que importa é o homem. A pessoa. Ele era um tipo tão bom. O melhor. Tão genuíno. Normal e real.
Cheio de amor pelas pessoas de quem gostava. Cheio de diversão.
Era o jogador estrangeiro mais britânico que alguma vez conheci. Costumávamos brincar com o facto de ele ser mesmo irlandês... Eu tentava dizer que ele era escocês, obviamente. Até lhe chamava Diogo MacJota.
Víamos os dardos juntos e divertíamo-nos com as corridas de cavalos. Ir a Cheltenham esta época foi um ponto alto - um dos melhores que tivemos.
A última vez que o vi foi no dia mais feliz da sua vida - o dia do seu casamento. Quero recordar o seu sorriso incessante desse dia mágico. O quanto ele estava a transbordar de amor pela sua mulher e família.
Não acredito que nos estamos a despedir. É demasiado cedo e dói muito.
Mas obrigado por estares na minha vida, companheiro - e por a teres tornado melhor.
Adoro-te, Diogo", pode ler-se.
Tal como já aconteceu com outros clubes que ainda competem no Mundial de Clubes, o Chelsea cumpriu esta quinta-feira um minuto de silêncio em homenagem de Diogo Jota e do seu irmão, André Silva, que morreram no início da madrugada desta quinta-feira, vítimas de um acidente de viação.
Ausente do treino esteve Pedro Neto. De acordo com as informações que estão a ser veiculadas na imprensa internacional, o extremo português terá abandonado a concentração do Chelsea com o intuito de marcar presença nas cerimónias fúnebres que irão decorrer amanhã, sexta-feira, em Gondomar.
Luis Díaz, avançado internacional colombiano que partilhou balneário com Diogo Jota no Liverpool, deixou uma emocionante mensagem nas redes sociais a falar sobre o agora ex-companheiro de equipa.
"Não tenho palavras... Dói na alma. Não só pelo que foi no campo, mas pela pessoa que foi fora dela. Há gestos que nós nunca esquecemos, e o Diogo teve um comigo que me acompanhará a vida toda. O meu abraço vai para a Rute, para os seus três filhos e para a sua família. Descansem em paz, Diogo e André", escreveu o ex-FC Porto.
José Pedro Aguiar-Branco, presidente da Assembleia da República, falou aos jornalistas na Suíça antes do Portugal-Espanha e garantiu que será votado um voto de pesar amanhã, em homenagem aos dois futebolistas Diogo Jota e André Silva que morreram no início da madrugada desta quinta-feira, na sequência de um acidente de viação em Zamora, Espanha:
"Um dia muito triste para o desporto nacional e internacional. Foi com enorme consternação que tivemos conhecimento da notícia, um acidente brutal que ceifou a vida a dois jovens promissores. Enquanto presidente da Assembleia da República, quero prestar, informar e dar os sentidos pêsames à família, amigos e colegas que muito estão a sofrer neste momento. O Diogo Jota, na sua carreira, sempre representou a Seleção com orgulho, talento e muito trabalho. Constitui um exemplo para muitos jovens da superação e trabalho na forma como exerceu a sua profissão. Amanhã na Assembleia da República será votado um voto de pesar que apresentei para homenagear a memória destes jovens e o legado que deixam no desporto nacional", vincou.
O funeral de Diogo Jota e do irmão, André Silva, vai realizar-se no sábado às 10h00, no cemitério de Gondomar. Já o velório acontecerá amanhã, a partir das 16h, na capela mortuária de Gondomar. Os restos mortais do internacional português e do irmão já foram libertados do Instituto de Medicina Legal de Zamora e serão transladados para Portugal esta noite.
Segundo a CMTV, a identificação dos corpos foi feita através dos documentos que foram encontrados no veículo, sendo que pelo menos a mulher de Diogo Jota, Rute, esteve no Instituto de Medicina Legal, onde recebeu apoio psicológico. Os exames laboratoriais serão agora feitos em Madrid.
Diogo Jota e André Silva morreram no início da madrugada desta quinta-feira, na sequência de um acidente de viação em Zamora, Espanha.
Francisco Cabral vai ter a permissão para jogar o seu encontro da segunda ronda do torneio de pares em Wimbledon com 'fumo' negro, para homenagear Diogo Jota, futebolista que morreu esta quinta-feira na sequência de acidente de carro em Espanha. A organização quebra assim uma tradição de longas décadas quanto ao ‘dress code'.
Esta permissão estende-se a todos os outtros jogadores que também queiram usa 'fumo' negro, nomeadamente os que possam ser fãs e adeptos do Liverpool ou até de Diogo Jota.
O encontro da segunda ronda ainda não está agendado, mas deverá ser esta sexta-feira.
Os donos do Liverpool reagiram à morte de Diogo Jota e falam numa tragédia "devastadora". Num comunicado assinado por Michael Edwards, CEO da Fenway Sports Group, empresa que detém os reds, e Richard Hughes, diretor desportivo, é referido que o clube ainda está a lutar para "aceitar o que aconteceu" e que a dor é transversal a todos os colegas e comunidade futebolística, sendo também sublinhado que o 20, número do internacional português, será sempre honrado. "Perdemos alguém verdadeiramente insubstituível", pode ler-se, no fim do comunicado.
Leia aqui o comunicado na íntegra.
Arne Slot, treinador do Liverpool, já reagiu em comunicado à morte de Diogo Jota e do irmão André Silva. "O que dizer? O que alguém pode dizer numa altura como esta, em que o choque e a dor são tão incrivelmente crus? Quem me dera ter palavras, mas sei que não as tenho", começou por escrever o técnico holandês, que assumiu estar em "choque absoluto" com a morte do avançado internacional português.
"Para nós, enquanto clube, o sentimento de choque é absoluto. O Diogo não era apenas nosso jogador. Era um ente querido para todos nós. Era um companheiro de equipa, um colega, um colega de trabalho e em todos esses papéis era muito especial. Podia dizer muito sobre o que ele trouxe à nossa equipa, mas a verdade é que todos os que viram o Diogo jogar conseguiram ver isso. Trabalho árduo, vontade, empenho, grande qualidade, golos. A essência do que deve ser um jogador do Liverpool. Havia também as partes que nem toda a gente conseguia ver. A pessoa que nunca procurou a popularidade, mas que a encontrou na mesma. Não era amigo de duas pessoas, era amigo de toda a gente. Alguém que fazia com que os outros se sentissem bem consigo próprios só por estar com eles. Uma pessoa que se preocupava profundamente com a sua família", vincou.
Leia aqui o comunicado do treinador do Liverpool na íntegra.
O selecionador nacional, Roberto Martínez, gravou uma mensagem emotiva na hora do adeus a Diogo Jota, sublinhando o "profissionalismo contagiante e exemplar" do internacional português. "Questionamos a vida em geral", afirmou... [Vídeo: FPF]
O presidente da FIFA Gianni Infantino deixou, esta quinta-feira, uma mensagem de condolências à família de Diogo Jota, que, juntamente com o irmão, perdeu a vida na sequência de um acidente de viação em Espanha. "Uma notícia tristíssima", qualificou o dirigente máximo daquele organismo.
James Milner, experiente médio do Brighton, lamentou a morte de Diogo Jota e do irmão André Silva. O internacional inglês, de 39 anos, recorreu às redes sociais para recordar os momentos em que partilhou o balneário com o avançado português quando ambos jogavam no Liverpool.
"Estou destroçado com a perda do Diogo e do André. Adorava partilhar o balneário com ele, demos tantas gargalhadas juntos, estávamos constantemente a chatear-nos um ao outro com a nossa natureza teimosa e verdadeiramente maravilhados com as coisas que ele fazia no campo de futebol. Todos os meus pensamentos, amor e apoio vão para a sua família, amigos e para a família Liverpool", escreveu Milner, através de uma publicação na sua página oficial no Instagram.
Ronaldinho Gaúcho, ex-internacional brasileiro e antiga estrela do Barcelona, entre outros, recorreu esta quinta-feira às redes sociais para deixar uma mensagem de condolências pelas mortes de Diogo Jota e do irmão André Silva. "Momento difícil para o mundo do futebol... Os meus pêsames e força para a família de Diogo e André", pode ler-se no mais recente storie de Ronaldinho no Instagram.
Mensagem do internacional português Rúben Dias:
"Ganhaste a tua primeira Premier League, ganhámos juntos a Liga das Nações, casaste… Não faz sentido. Não vamos esquecer-te, pelo homem… Pelo pai… Pelo irmão… Pelo filho e pelo incansável e talentoso companheiro que sempre foste em campo. Descansem os dois em paz".
A mensagem de Jorge Jesus:
"Hoje perdemos dois jovens jogadores que marcaram o futebol português. Os meus sinceros sentimentos à família", pode ler-se no Instagram do treinador português.
O Real Madrid, que a disputar o Mundial de Clubes nos EUA, cumpriu um minuto de silêncio no treino em memória de Diogo Jota e o irmão André Silva.
A mensagem de Paulo Bento, antigo selecionador nacional:
"Lamento imenso o desaparecimento do Diogo Jota e do seu irmão. Quero endereçar à família os meus sentimentos e a minha solidariedade num momento extremamente difícil. Guardo a recordação da sua educação e simpatia, pelo gesto que teve após o jogo do Mundial, em que se defrontaram a seleção de Portugal e da Coreia. Que descansem em paz.
André Gomes, médio do Lille, também partilhou uma mensagem de luto nas suas redes sociais sobre a morte de Diogo Jota e André Silva:
"Humildade, resiliência e simplicidade. Um fantástico jogador e uma pessoa de sorriso fácil e constante. Os meus pensamentos estão com a família e amigos do Diogo e do André. Que consigam encontrar a força para superar este momento e que o legado de ambos seja sempre recordado", pode ler-se na publicação feita pelo jogador português na rede social 'X'.
A mensagem de William Carvalho, companheiro na Seleção Nacional:
"Hoje, o futebol perdeu mais do que um grande jogador. Eras uma referência do nosso país e um exemplo de humildade. É um dia muito triste para o desporto português e internacional. Tu e o teu irmão não mereciam isto. Custa acreditar. Custa acreditar. Mas nós nunca sabemos o dia de amanhã. Viver o presente com amor é a única coisa que podemos fazer. Neste momento, o meu pensamento está com a família. Que encontrem força nesta fase tão cruel".
A mensagem de João Virgínia, guarda-redes que deixou o Everton:
"A vida pode ser muito cruel. Os meus sentimentos para a família. Descansem em paz, Diogo e o André", pode ler-se nas 'stories' do Instagram.
O Bayern Munique, que está a disputar o Mundial de Clubes nos EUA, prestou homenagem no treino a Diogo Jota e a André Silva, irmão do internacional português.
Na qualidade de patrono da Federação Inglesa de Futebol (Football Association), o príncipe William recorreu esta quinta-feira às redes sociais para deixar uma mensagem de condolências pela morte do avançado internacional português Diogo Jota e do seu irmão, André Silva, jogador do FC Penafiel.
"Como parte da família do futebol, estou profundamente triste ao saber da morte de Diogo Jota e do seu irmão. Os nossos pensamentos estão com a sua família, amigos e todos os que o conheceram", escreveu o membro da família real britânica, que aproveitou ainda para identificar as páginas oficiais do Liverpool e do Wolverhampton, clubes que Diogo Jota representou na Premier League.
Diogo Jota, de 28 anos, e o seu irmão, André Silva, de 26, morreram ao início da madrugada desta quinta-feira, na sequência de um trágico acidente que ocorreu na A-52, em Zamora, Espanha.
A mensagem Paulo Fonseca, treinador que orientou Diogo Jota no Paços de Ferreira:
"Hoje é um dia trágico. Os meus pensamentos estão com a família do Diogo.
Perdemos um homem fenomenal. A sua honestidade, humildade, simplicidade e o seu talento são um exemplo para todos nós.
Estarás para sempre nos nossos corações".
A mensagem de Fabinho, médio atualmente no Al Ittihad e que partilhou o balneário com Diogo Jota no Liverpool:
"Sem palavras para este dia tão triste. Ainda é difícil acreditar que isto aconteceu. Tive o privilégio de ter convivido com essa pessoa incrível que era o Diogo. Vais deixar saudades, irmão! Que Deus conforte o coração da Rute, de toda a família e todos que amavam Diogo e André. Que descansem em paz".
Mensagem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF):
"A CBF lamenta profundamente o acidente de automóvel ocorrido em Espanha nas primeiras horas desta quinta-feira (3), que tirou a vida dos jogadores Diogo Jota e André Silva. Neste momento de muita tristeza e dor, a entidade presta solidariedade aos familiares e amigos dos atletas, aos seus respectivos clubes e às federações de Portugal e Inglaterra.
“Estamos todos consternados. Uma tragédia que nos comove profundamente. Manifesto aqui o nosso pesar aos familiares e amigos dos atletas, aos clubes, aos nossos amigos das federações portuguesa e inglesa. O futebol mundial está de luto”, disse o presidente da CBF, Samir Xaud.
O carro de Diogo e André colidiu próximo à cidade de Palacios de Sanabria, na província de Zamora. Após o choque, o veículo pegou fogo. Diogo Jota e o seu irmão só foram identificados graças à documentação que estava no carro".
A mensagem do chef Rui Paula:
"Uma notícia desoladora… há menos de duas semanas estávamos a celebrar um dos dias mais felizes da tua vida. Hoje, somos confrontados com esta tragédia inimaginável.
É impossível colocar em palavras o choque e a tristeza que sentimos. Eras mais do que um ícone no nosso meio, que deu tanto de si por todos nós! Mas acima de tudo, eras uma pessoa de uma simpatia contagiante, sempre bem-disposto, cheio de vida e com um coração enorme.
O nosso pensamento está com a família e todos os que o amavam o Diogo e o André. Descansa em paz, nunca serás esquecido".
Jobe Bellingham, médio do Dortmund e irmão de Jude Bellingham, também deixou os seus pêsames à família de Diogo Jota e o irmão, André Silva, na rede social Instagram:
"Notícias devastadoras. Descansem em paz, Diogo e André", pode ler-se na 'storie' do médio inglês.
Mensagem de Dominik Szoboszlai, companheiro de Diogo Jota no Liverpool:
"Palavras não servem para descrever o quão devastados estamos... O teu sorriso e amor pelo jogo nunca vão ser esquecidos.
Vamos sentir tanto a tua falta, mas vais ficar connosco para sempre, dentro e fora de campo. As nossas orações e pensamentos estão com a tua família.
Descansa em paz, irmão".
A mensagem de Mac Allister, companheiro de equipa de Diogo Jota no Liverpool:
"Não acredito. Lembrar-me-ei sempre dos teus sorrisos, das tuas zangas, da tua inteligência, do teu companheirismo e de tudo o que fazia de ti uma pessoa. Dói muito, vamos sentir a tua falta. Descansa em paz querido, Diogo".
Jude Bellingham recorreu também às redes sociais para prestar homenagem a Diogo Jota e André Silva, irmão do internacional português:
"Notícias de partir o coração. Descansem em paz, André e Diogo. Envio amor e força para a família".
Mensagem de Vitinha, internacional português e companheiro de Diogo Jota na Seleção Nacional:
"Ainda não acredito. Toda a força possível para a família. Obrigado por tudo André e Jota".
Moussa Marega, avançado de 34 anos, também recorreu às redes sociais para prestar homenagem a Diogo Jota e André Silva, irmão do internacional português:
"Muita força à sua família", pode ler-se na sua publicação na rede social X.
A mensagem da Federação Portuguesa de Andebol:
"A Federação de Andebol de Portugal manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento de Diogo Jota e André Silva, endereçando as mais sentidas condolências à família e amigos.
O Diogo, em particular, era um símbolo do desporto nacional e um exemplo para todos os jovens que sonham um dia representar Portugal ao mais alto nível. No futebol, no Andebol e em qualquer outra modalidade.
Neste momento de dor e consternação, unimo-nos em solidariedade".
A mensagem de João Cancelo, jogador que partilhou o balneário com Diogo Jota na Seleção Nacional:
"Estarás sempre nos nossos corações, campeão. Os meus pêsames a toda a família e amigos neste momento difícil", pode ler-se nas 'stories' do Instagram do lateral do Al Hilal.
Fede Valverde, médio do Real Madrid, também recorreu às redes sociais para lamentar a morte de Diogo Jota e do seu irmão, André Silva:
"Os meus pêsames à família. Aos filhos e à esposa. Aos pais que perderam dois filhos. Que Deus os fortaleça. Descansem em paz", lê-se num post deixado pelo internacional uruguaio na rede social 'X' (antigo Twitter).
A mensagem do Al Nassr, clube saudita onde jogam os internacionais portugueses Otávio e Cristiano Ronaldo:
"Estamos profundamente tristes com o falecimento de Diogo Jota. Os nossos pensamentos estão com a sua família, amigos e todos os que o amavam".
Kerem Aktürkoglu, avançado do Benfica, também recorreu às suas redes sociais para lamentar as mortes de Diogo Jota e André Silva:
"Estou profundamente triste com a partida de Diogo Jota e André Silva. Os meus pensamentos estão com as suas famílias e amigos neste momento terrível", pode ler-se na mensagem deixada pelo internacional turco numa 'storie' do Instagram.
A mensagem da Federação Portuguesa de Natação:
"É com consternação que Federação Portuguesa de Natação (FPN) tem conhecimento da morte do futebolista internacional Diogo Jota e do seu irmão André Silva, também ele jogador profissional. O jogador tinha 28 anos e sofreu acidente de viação em Zamora, Espanha, vitimando também o irmão, André, de 26 anos, jogador do Penafiel.
A direção da FPN apresenta sentidas condolências à família e amigos, à Federação Portuguesa de Futebol e aos clubes que ambos representaram".
A mensagem de Militão, antigo defesa-central do FC Porto que atua agora no Real Madrid:
"Descansem em paz, Diogo Jota e André Silva. Que Deus dê forças para amigos e famílias", pode ler-se nas 'stories' do Instagram.
Paul Pogba, médio francês que recentemente reforçou o Monaco, também recorreu às redes sociais para prestar apoio à família de Diogo Jota e irmão, André Silva:
"As minhas sinceras condolências à família", pode ler-se num 'storie' publicado pelo jogador francês na rede social Instagram.
Ángel Blanco García, delegado adjunto do Governo de Zamora, falou à imprensa local sobre o acidente de Diogo Jota e André Silva.
"Quilómetro 65 da A-52, o resultado é o que todos já sabemos é a morte de duas pessoas, de 28 e 25 anos. O veículo ficou carbonizado. Quanto à identidade das pessoas, é certo que não se pode confirmar porque os corpos estão no Instituto de Medicina Legal para serem identificados. Temos de acabar a investigação e o ADN tem de ser testado. Os especialistas forenses ainda não podem confirmar a 100% as identidades do ponto de vista técnico. Uma das pessoas é conhecida, é o jogador de futebol Diogo Jota, do Liverpool, e o outro será o irmão, André Silva, também jogador de futebol da 2.ª divisão de Portugal. É de lamentar a morte das duas pessoas. O Governo de Zamora apresenta as suas condolências".
A mensagem de Luisão, antigo defesa-central e diretor de performance do Benfica:
"Nada pior do que acordar com uma notícia triste como esta. Hoje não existem cores de camisolas que nos separem porque tudo está sem cor. Diogo e André, toda a família do futebol está de luto e de coração partido. Muita força a seus familiares, amigos e companheiros neste momento tão difícil".
A mensagem de Harvey Elliott, companheiro de equipa de Diogo Jota no Liverpool:
"Diogo, nem acredito que te foste embora. É difícil pôr em palavras o quanto isto nos magoa. Eras um futebolista incrível... daqueles que faziam a diferença sempre que entravam em campo. Eras humilde, trabalhador, bondoso e estavas sempre lá para quem precisasse de alguma coisa. Sinto-me tão sortudo por ter partilhado o campo contigo, partilhado memórias e momentos que levarei comigo para sempre. Serás sempre parte da família Liverpool. Nunca te esqueceremos. O meu coração está com toda a tua família. Adoro-te, irmão. Adeus Diogo e André. Nunca caminharás sozinho", pode ler-se no Instagram do médio dos reds.
Bruno Fernandes, que partilhou balneário da Seleção Nacional com Diogo Jota, recorreu às redes sociais para assinalar a partida do "amigo, colega e companheiro de mil batalhas".
"É difícil entender como é possível que alguém possa partir tão cedo. Que tu e o teu irmão encontrem a paz que necessitam para olhar pelos vossos que vos perderam tão cedo e repentinamente. As minhas condolências a toda a vossa família", escreveu o médio do Man. United, partilhando uma fotografia em que ia abraçar Diogo Jota durante um jogo da equipa das quinas.
Neymar, avançado brasileiro que atualmente joga ns Santos, recorreu também às redes sociais para lamentar as mortes de Diogo Jota e o seu irmão André Silva:
"Os meus sentimentos a toda a família e amigos próximos. Descansem em paz, Diogo e André!", pode ler-se na 'storie' publicada pelo craque brasileiro.
Kylian Mbappé, avançado do Real Madrid e internacional francês, também recorreu às redes sociais prestar apoio à família e entes queridos de Diogo Jota e o irmão André Silva.
"As mais profundas condolências, apoio e pensamentos para todos os envolvidos, as suas famílias e entes queridos. Descansem em paz, Diogo e André", pode ler-se num 'storie' publicado pelo craque francês.
Ricardo Costa, treinador da equipa de andebol do Sporting, deixou uma emocionante mensagem nas redes sociais.
"Hoje não falo da família e dos amigos — esses sofrem de uma forma que só eles conhecem. São o nosso refúgio, é neles que nos amparamos nos momentos difíceis. São eles que vão sentir esta ausência todos os dias.
Para nós treinadores, cada jogador é um amor especial. Mesmo aqueles que partem e já não são da nossa equipa. Passamos dias seguidos juntos, vivemos momentos intensos, situações-limite, vitórias e derrotas. É aí que nos agarramos uns aos outros. É aí que se cria algo maior do que o jogo.
Há jogadores que deixam uma marca diferente. Não importa se eram estrelas ou discretos — cada um é especial na sua forma de ser. E quando partem, levam um pedaço de nós.
A ausência lembra-nos o quão frágil é tudo isto. Enquanto treinadores, ficamos mais pobres, mas também mais gratos por termos vivido juntos", pode ler-se na publicação feita na página do Facebook, onde partilhou uma foto de Jürgen Klopp e Diogo Jota.
A mensagem de Vincent Kompany, antigo internacional belga e treinador do Bayern Munique:
"Notícias absolutamente devastadoras. As minhas sinceras condolências à família e a toda a gente que é próxima ao Diogo e ao irmão. Que consigam encontrar forças e apoio nesta altura extremamente difícil. Descansem em paz".
Erling Haaland, avançado norueguês do Manchester City, também recorreu hoje às redes sociais para deixar uma mensagem de condolências pela morte de Diogo Jota, atacante português que jogava no rival Liverpool. "RIP Diogo, partiste demasiado cedo", escreveu o gigante dos citizens através das stories no Instagram, partilhando uma foto do camisola 20 dos reds.
Deco, ex-internacional português e diretor para o futebol do Barcelona, recorreu esta quinta-feira às redes sociais para lamentar a morte de Diogo Jota, avançado do Liverpool que também representava a Seleção Nacional portuguesa.
"Descanse em paz, Diogo Jota. Na noite de ontem perdemos um grande talento do futebol, e uma pessoa incrível. Diogo Jota e seu irmão André Silva estavam juntos. Que Deus possa consolar os seus familiares, amigos, e a todos que os amavam", pode ler-se, na publicação feita na página oficial do Instagram.
Alex Telles, lateral-esquerdo brasileiro que partilhou balneário com Diogo Jota no FC Porto, deixou uma mensagem nas redes sociais, após ter conhecimento da morte do ex-companheiro de equipa. "Ainda sem acreditar! Descanse em paz, meu amigo. Meus sinceros sentimentos à família", pode ler-se.
Alex Telles e Diogo Jota partilharam balneário no FC Porto durante a época 2016/17.
Sadio Mané, antigo jogador do Liverpool, partilha fotografia com Diogo Jota:
A mensagem do Santos:
"O Santos Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento do atacante português Diogo Jota e de seu irmão, também futebolista, André Silva, vítimas de um acidente de carro nesta quinta-feira, na cidade espanhola de Zamora.
Um dia muito triste para o desporto. Nossos sentimentos aos familiares, amigos e admiradores dos atletas do Liverpool e do Penafiel".
A mensagem de Bruma, jogador da Seleção Nacional:
"Sem palavras. Os meus sentimentos à família e amigos".
A mensagem de Dolores Aveiro, mãe de Cristiano Ronaldo:
"Há coisas na vida que não fazem sentido, os meus sentidos pêsames à família do Diogo e André, que descansem em paz".
A mensagem de Gianni Infantino, presidente da FIFA:
"Estou profundamente triste por saber do trágico falecimento de Diogo Jota e do seu irmão André Silva. Com 28 anos, o Diogo teve uma carreira fantástica até à data e ainda tinha muitos anos de vida pela frente, enquanto o seu irmão André Silva estava a crescer no Penafiel.
Em nome da FIFA e de toda a família do futebol, os meus pensamentos estão com os seus familiares e amigos, bem como com toda a gente do Liverpool, do Penafiel e da Federação Portuguesa de Futebol. Que descansem em paz".
A mensagem do Corinthians:
"O Sport Club Corinthians Paulista lamenta o falecimento do atacante português do Liverpool Diogo Jota e de seu irmão André Silva, jogador do Penafiel de Portugal, após um acidente de carro na cidade de Zamora, na Espanha.
O Corinthians deseja os mais sinceros sentimentos aos amigos, fãs e familiares".
A mensagem do Botafogo:
"O futebol amanheceu triste com a trágica notícia do falecimento do atleta Diogo Jota, do Liverpool e da Seleção Portuguesa, e do seu irmão André Silva, que atuava no FC Penafiel.
De luto, o Botafogo presta solidariedade e deseja força aos amigos, companheiros, familiares e adeptos neste momento de dor".
A mensagem do Plameiras, clube brasileiro orientado por Abel Ferreira:
"A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta, com profundo pesar, a morte do atacante português Diogo Jota, do Liverpool-ING, e do seu irmão André Silva, jogador do Penafiel-POR, vítimas de um acidente de carro na madrugada desta quinta-feira (3) em Zamora, na Espanha.
Que os familiares, amigos e fãs de Diogo Jota e André Silva tenham força para superar este momento de imensa tristeza".
A mensagem do Flamengo:
"O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento dos atletas Diogo Jota e André Silva. Desejamos força aos familiares, amigos e fãs neste momento tão difícil".
A mensagem do Fenerbahçe, clube turco orientado por José Mourinho:
"Estamos profundamente tristes com a notícia do falecimento de Diogo Jota.
Os nossos pensamentos estão com a sua família, entes queridos, colegas de equipa e todos em Liverpool durante este momento incrivelmente difícil.
Descansem em paz".
A passagem de Diogo Jota pelo Liverpool ficou marcada, entre muitos outros momentos, pela relação de amizade que o internacional português construiu com o antigo treinador, Jürgen Klopp, que esta quinta-feira se mostrou "de coração partido" por saber da morte do jogador, de 28 anos. Numa mensagem nas redes sociais, o alemão recordou um "grande amigo", bem como "um marido e pai amável e preocupado".
"Este é um momento que me traz dificuldades. Tem de haver um propósito maior. Mas eu não o vejo. Estou de coração partido por saber da morte do Diogo e do irmão. O Diogo não era só um jogador fantástico, mas também um grande amigo, um marido e pai amável e preocupado. Vamos sentir tanto a tua falta. Todas as minhas orações e força vão para a Rute, para as crianças, para a família, amigos e para todos os que os amavam. Descansa em paz", escreveu Klopp, numa publicação onde juntou também algumas fotografias onde aparece ao lado de Jota.
A mensagem do Tondela:
"O Clube Desportivo de Tondela vem por este meio manifestar o seu pesar pelo falecimento de Diogo Jota e de André Silva.
Neste momento de dor e consternação o CD Tondela endereça à família enlutada, aos amigos e aos respetivos Clubes, Liverpool FC e FC Penafiel, as mais sentidas condolências".
Diogo Dalot, jogador do Manchester United e amigo muito próximo de Diogo Jota, recorreu às redes sociais para também lamentar a trágica morte do internacional português:
"Devastador...sem palavras...muita força à família", pode ler-se no 'storie' publicado por Dalot no Instagram.
A mensagem de Jéssica Silva, internacional portuguesa:
"Um dos nossos. O Diogo não era só um craque. Era um dos bons, dos fiéis, dos atentos, dos simples... Dos que não precisam de barulho para marcar presença! Obrigada, Diogo. Obrigada, André. O futebol ficou mais pobre... e nós também. Nunca serás esquecido".
Rodrigo Conceição, filho de Sérgio Conceição, também deixou uma mensagem nas redes sociais:
"Sem palavras, muito força à familia, aos amigos e a todos os que com eles partilharam momentos no desporto e nada vida".
A mensagem de Ricardinho:
"Meus sentimentos aos familiares de Diogo jota, um craque que sempre representou o nosso país da melhor maneira e é uma das maiores bandeiras do desporto da nossa terra, Gondomar. Descansa em paz".
A mensagem do Comité Olímpico de Portugal:
"O Comité Olímpico de Portugal (COP) lamenta profundamente o falecimento do futebolista internacional Diogo Jota e do seu irmão André Silva, também ele jogador profissional, e apresenta sentidas condolências à família e amigos, à Federação Portuguesa de Futebol e aos clubes que ambos representaram.
Diogo Jota deixa atrás de si um inesquecível legado de profissionalismo, dedicação e respeito pelo futebol.
Campeão da Liga das Nações por Portugal e vencedor da Premier League, League Cup e FA Cup pelo Liverpool, e do EFL Championship pelo Wolverhampton, Diogo Jota construiu uma carreira de excelência na qual se destacou sempre a admiração que por ele tinham companheiros de equipa, treinadores, dirigentes, adversários e adeptos".
A mensagem da Federação Portuguesa de Voleibol:
"Foi com profunda consternação que a Federação Portuguesa de Voleibol tomou conhecimento do trágico falecimento de Diogo Jota e do seu irmão André Silva num acidente de viação.
Enviamos as nossas mais sentidas condolências à família dos jovens jogadores, aos amigos, colegas de equipa, clubes e à Federação Portuguesa de Futebol.
A FPV une-se à dor de todos os fãs do Desporto".
A mensagem de Rafael Nadal, um dos melhores tenistas de sempre:
"Que notícia triste e dolorosa. Todo o meu amor, carinho e apoio à sua esposa, filhos, familiares e amigos nesta altura tão difícil. Descansem em Paz, Diogo Jota e André Silva".
Dyego Sousa recorreu também às suas redes sociais para lamentar a morte de Diogo Jota e do seu irmão:
"Uma foto que representa o máximo de ti. Não faz sentido partires assim. Sem dúvida, uma grande perda. Envio os meus sentimentos a toda a família e desejo-lhes muita força. Sei que estarás sempre com eles. Descansem em paz, Diogo e André", pode ler-se no 'storie' publicado pelo atleta no Instagram.
Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido, já falou sobre a morte de Diogo Jota, ídolo do Liverpool, e do seu irmão André Silva, mostrando-se solidário com a família e os amigos, mas também com os milhões de adeptos dos reds e do futebol.
"São notícias devastadoras. Os nossos primeiros pensamentos estarão com a família e com os amigos. Mas também há milhões de adeptos do Liverpool e adeptos de futebol que estarão em choque com isto. O clube já emitiu um comunicado sobre o tema, mas é devastador e é importante que tenhamos presente na mente o quão difíceis serão estes tempos para a família e para os amigos", referiu o primeiro-ministro britânico.
A mensagem de Éder, herói da final do Euro'2016:
"O Diogo foi sem dúvida um verdadeiro exemplo, não só para o mundo do futebol, mas para todos nós, pelo talento, pelos valores e pela forma como se entregava em tudo o que fazia. É muito difícil encontrar palavras num momento como este. Deixo os meus sinceros sentimentos à família e que o Diogo e o André descansem em paz".
Depois de deixar uma mensagem nas redes sociais, o primeiro-ministro Luís Montenegro voltou a lamentar as mortes de Diogo Jota e André Silva em declarações aos jornalistas.
“Queria manifestar o nosso pesar e consternação pela partida precoce de um atleta de eleição, um representante muito digno das cores de Portugal. Dizer que o Diogo Jota e o André Silva foram exemplos de dedicação e simplicidade. De estímulo. Portugal está de luto, o desporto português e internacional vive um dia de tristeza. É com um profundo choque que lamentamos esta perda. Representou sempre com dignidade, espírito de entreajuda".
Vítor Baía, antigo guarda-redes do FC Porto e internacional português, recorreu também às suas redes sociais para lamentar a morte de Diogo Jota:
"Tenho o coração partido com a partida do Diogo Jota. Perdemos um grande jogador, mas, acima de tudo, um ser humano especial. Que descanse em paz. Estará sempre connosco. Sentimentos à família!", pode ler-se na 'storie' de Instagram publicada por Vítor Baía.
Ricardo Horta, capitão do Sp. Braga, recorreu às redes sociais para patilhar uma fotografia do casamento de Diogo Jota e Rute.
"Há 9 dias estávamos assim. Descansa em paz, Jotinha", pode ler-se na storie do Instagram.
A mensagem do Casa Pia:
"O futebol português fica mais pobre. Devastados com a trágica morte de Diogo Jota e do seu irmão André Silva, esta madrugada. O Casa Pia AC apresenta as mais sentidas condolências à família e amigos. Jamais serão esquecidos".
José Pedro Aguiar-Branco, presidente da Assembleia da República, também recorreu às redes sociais para lamentar as mortes de Diogo Jota e do seu irmão:
"O presidente da Assembleia da República José Pedro Aguiar-Branco manifesta profunda consternação pela morte do internacional português Diogo Jota e do seu irmão, André Silva. Uma grande perda para o futebol nacional. À família, aos amigos e aos colegas, expressa sentidas condolências".
José Reis, presidente do Penafiel, em conferência de imprensa:
“Em nome do clube, reforço as palavras. A dor e a consternação são imensas, nunca ninguém espera uma notícia dessa de meninos muito novos. Como disse o Domingos, como respeitámos o trabalho, vamos reservar-nos e juntar-nos à família do André e do Diogo.”
Domingos García, presidente da SAD do Penafiel, em conferência de imprensa:
“Neste momento de dor não é fácil. Está muito difícil. O André era uma pessoa enorme, com uma humildade enorme, a família estava sempre em primeiro lugar e é uma tragédia que nos deixa sem palavras, foi difícil estar aqui, com respeito a vocês estamos aqui, além do comunicado do clube e da SAD. São poucas as palavras a dizer, está a custar-nos muito. Queremos dar os sentimentos à família, a todos os amigos, que sei que tinha muitos e é um momento de muita dor. Preciso que respeitem a nossa dor nas próximas horas.”
A mensagem do Inter:
"O FC Internazionale Milano expressa as suas condolências e profundo pesar pelo falecimento repentino do avançado internacional português do Liverpool, Diogo Jota, bem como do seu irmão André. Os pensamentos e o carinho de todo o mundo nerazzurri estão com as famílias dos dois jogadores, com o Liverpool, fãs e com a Federação Portuguesa de Futebol neste momento tão dramático e difícil".
Margarida Macedo Lopes, ministra da cultura e do Desporto, à SIC Notícias:
“A minha primeira palavra é para a família, pais e filhos, esta é uma tragédia que choca o país, o mundo do futebol e o desporto. Deixa cá, sobretudo quem privou com o Jota, um sentimento de tristeza. A marca que deixou no país e no desporto vai perdurar.
Sei que a FPF já pediu à UEFA um minuto de silêncio do nosso Europeu Feminino. A marca do Diogo Jota no nosso país vai continuar, e não só por estas meras horas. Vai ficar marcado. É um dia para lamentar esta perda, para a família e para os amigos e para os colegas de equipa”.
A mensagem do Ac Milan:
"O AC Milan lamenta profundamente o trágico falecimento de Diogo Jota e do seu irmão André Silva. As nossas sinceras condolências à família, amigos e a todos os que estão de luto. Que descansem em paz".
Paulo Meneses, antigo presidente do Paços de Ferreira, em declarações à SIC Notícias:
“Perdemos mais do que um filho, perdemos um irmão e um alicerce da família. Mantínhamos com o Diogo Jota uma relação com regularidade, ficámos incrédulos. Significou muito mais para este clube do que a vertente financeira. Eternizou-se no P. Ferreira. Acho que, mais do que as nossas palavras, os atos e erros refletem-se muito mais. No ano em que o Diogo Jota se perfilava para sair daqui, recusou uma proposta muito boa de um grande clube. Ele, de uma forma calma, dirigiu-se a mim e disse ‘Presidente, não esteja preocupado. Para o ano vai ganhar o Paços e eu’. Um ano depois, o P. Ferreira quadriplicou a sua receita e ganhou mais do que iria ganhar num ano nessa proposta.
Quando subimos à 1ª Liga, em 2019, com Vítor Oliveira como treinador, o Diogo enviou-me uma mensagem 5 segundos depois a dizer “presidente voltámos onde merecíamos estar.
Era um exemplo para todo os jovens, seja na vertente desportiva, ou vertente humana.
No ano passado fizemos a primeira da CastorCup e ele foi o padrinho desse evento. Aceitou de imediato e quis o destino que ele fizesse esta última viagem da pessoa que mais protegeu. O André era muito da vida dele, o irmão mais novo, aquele que ele sempre protegeu".
A mensagem do Nottingham Forest:
"Todos no Nottingham Forest estão profundamente tristes ao saber do falecimento de Diogo Jota e do seu irmão André Silva. Os nossos sinceros pensamentos e condolências vão para as suas famílias, entes queridos e todos no Liverpool e Penafiel durante este momento incrivelmente difícil".
Cédric Soares, jogador do São Paulo e da Seleção Nacional:
"Diogo, um colega, um amigo, um irmão. Hoje o mundo ficou mais pobre. Estou em choque.
Os meus sinceros sentimentos a toda a família. Foram vários momentos que partilhamos juntos e que sempre vou recordar com um sorriso.
Obrigado por tudo, irmão".
A mensagem do Chelsea:
"Todos no Chelsea FC estão devastados ao saber do trágico falecimento de Diogo Jota e do seu irmão, André. Os nossos pensamentos estão com a família, amigos e todos do Liverpool FC neste momento incrivelmente difícil".
A mensagem do Barcelona:
"O FC Barcelona expressa as suas mais sinceras condolências pela perda do jogador do Liverpool FC, Diogo Jota, e do seu irmão André. Que descansem em paz".
A mensagem de De Gea, guarda-redes da Fiorentina que representou o Manchester United durante várias temporadas:
"Às vezes a vida é muito cruel".
As declarações de Rui Abreu, presidente do Paços de Ferreira, à SIC Notícias:
“Estamos em absoluto estado de choque, o Diogo e o André eram pessoas muito queridas entre toda a estrutura do clube e dos adeptos, naturalmente mais o Diogo por todo o percurso que teve no clube. Foi com enorme choque que recebemos esta notícia e dar uma palavra de conforto à família, que são pessoas que viveram o clube de perto e têm carinho por ele”
O Diogo sempre deixou que o futebol falasse por ele, fora de campo era bastante recatado, não tinha necessidade de se colocar em bicos de pés. Transmitia os valores do Paços. É muito difícil falar sobre este momento, estamos absolutamente incrédulos.
O Diogo visitava-nos com alguma regularidade. Sabíamos que acompanhava o dia a dia do clube como um adepto normal. Fruto desta amizade do Diogo e do clube tínhamos parceria no mundo dos eSports. Passou mesmo sempre a imagem do clube".
A mensagem de Rui Rocha, deputado da Iniciativa Liberal:
"Foi com profunda consternação que recebi a notícia do trágico falecimento de Diogo Jota e do seu irmão num acidente de viação. Os meus pensamentos estão com a família e os amigos a quem apresento sentidas condolências".
A mensagem do PSG:
"O Paris Saint-Germain recebeu com profunda tristeza a notícia das mortes de Diogo Jota e do seu irmão André.
O clube envia as suas sinceras condolências às suas famílias e entes queridos, ao Liverpool e à Seleção portuguesa.
Os nossos pensamentos estão com eles neste momento trágico".
A mensagem do Real Madrid:
"O Real Madrid CF, o seu presidente e conselho de administração lamentam profundamente o falecimento de Diogo Jota, jogador do Liverpool, e do seu irmão André Silva, jogador do Penafiel. Enviamos as nossas condolências e simpatia à família, entes queridos, colegas de equipa e clubes. O Real Madrid une-se à imensa dor de todos os fãs de futebol. Descansa em paz".
A mensagem de Darwin, companheiro de equipa de Diogo Jota no Liverpool:
"Não há palavras de consolação para tanta dor.
Lembrar-me-ei sempre de ti com o teu sorriso, como um bom companheiro dentro e fora do campo.
Envio toda a minha força à sua família, especialmente à sua mulher e aos seus três filhos. Onde quer que estejas tenho a certeza de que estará sempre convosco".
Miguel Oliveira, piloto português que compete no MotoGP, também já lamentou as mortes de Diogo Jota e irmão:
"É impossível ficar indiferente à trágica perda que nos deparamos esta manhã. A vida consegue ser cruel e injusta em formas que não esperamos. Um abraço solidário a toda família, mulher e filhos. Descansem em Paz Diogo Jota e André Silva", pode ler-se na publicação deixada na rede social Instagram.
A DAZN partilhou, nas redes sociais, um vídeo do último golo marcado pelo internacional português, neste caso com a camisola do Liverpool, na Premier League, frente ao Everton.
A mensagem do Manchester United:
"As nossas mais profundas condolências vão para os entes queridos de Diogo Jota e do seu irmão, André, e para todos os que estão ligados ao Liverpool, na sequência das notícias desoladoras de hoje".
Ao longo da carreira, foram muitos os golos memoráveis que Diogo Jota marcou. Recordamos aqui 50 dos melhores ao serviço do Liverpool.
A mensagem do Everton:
"Toda a equipa do Everton está profundamente triste com o trágico falecimento de Diogo Jota e do seu irmão André Silva. Os nossos pensamentos estão com a sua família e amigos nesta altura triste".
A mensagem do Manchester City:
"Toda a gente no Manchester City está chocada e triste por saber das notícias devastadoras sobre a morte de Diogo Jota.
Enviamos as nossas sinceras condolências à sua família e amigos e a todos no Liverpool Football Club nesta altura difícil.
Descansa em paz, Diogo".
Lebron James, estrela da NBA, também recorreu às suas redes sociais para deixar uma mensagem sobre as mortes de Diogo Jota e irmão:
"As minhas orações estão com os seus entes queridos neste momento! Que todos sejam guiados e protegidos! Nunca caminharás sozinho Jota".
A mensagem de José Mourinho:
"A perda de Diogo Jota e do seu irmão André Silva é uma grande tragédia e uma injustiça imensa para quem era tão jovem e tinha tanta vida pela frente. Envio os meus mais profundos sentimentos a todos os familiares e amigos".
Gary Nevill, antigo lateral-direito que representou o Manchester United, também deixou algumas palavras nas suas redes sociais sobre as mortes de Diogo Jota e irmão:
"Que notícia de partir o coração sobre o Diogo Jota e o seu irmão. Todo o meu amor e votos de força à família", pode ler-se na rede social 'X'.
A mensagem de Cristiano Ronaldo:
"Não faz sentido. Ainda agora estávamos juntos na Seleção, ainda agora tinhas casado. À tua familia, à tua mulher e aos teus filhos, envio os meus sentimentos e desejo-lhes toda a força do mundo. Sei que estarás sempre com eles. Descansem em Paz, Diogo e André. Vamos todos sentir a vossa falta".
A mensagem de Hélder Cristóvão, antigo treinador do Penafiel.
"O vosso legado ficará para sempre. Obrigado por tudo. Descansem em paz", pode ler-se nas stories do Instagram.
Jamie Carragher, comentador de futebol e antigo jogador de futebol que representou o Liverpool durante toda a carreira, também reagiu às mortes de Diogo Jota e irmão:
"Notícias devastadoras sobre o Diogo Jota e seu irmão André esta manhã. Os meus pensamentos estão com todos os familiares e amigos, especialmente a sua esposa Rute e os seus três lindos filhos".
Cândido Costa, comentador do Canal 11 e ex-futebolista português, também já lamentou as mortes de Diogo Jota e do irmão:
"Que triste notícia...em choque. Diogo e André, descansem em paz. Os meus profundos sentimentos a toda a família", pode lerse numa 'storie' partilhada no Instagram.
A mensagem da Premier League:
"Toda a gente na Premier League está chocada e devastada com o trágico falecimento de Diogo Jota e do seu irmão André. As nossas mais sinceras condolências vão para a família do Diogo, para os amigos, para o Liverpool e para todos os seus adeptos neste momento tão doloroso. O futebol perdeu um campeão que fará falta para sempre. Continuaremos a apoiar os nossos amigos e colegas do clube".
A mensagem do Paços de Ferreira, clube que Diogo Jota e André Silva representaram:
Foi com uma profunda dor e consternação que o Futebol Clube de Paços de Ferreira tomou conhecimento do falecimento de Diogo Jota e André Silva.
O Diogo e o André passaram pela Mata Real onde deixaram a sua marca. Duas pessoas extraordinárias, que se destacaram pela humildade, responsabilidade e imensa dedicação ao clube que defendiam. Ambos terminaram a sua formação no clube, sendo que foi também pelo FC Paços de Ferreira que o Diogo começou a traçar o seu caminho como atleta sénior.
O Diogo Jota tornou-se uma referência deste clube. Um atleta com atitude de campeão que atingiu os mais altos patamares do futebol profissional. É, desde a sua passagem, um exemplo para os tantos atletas que acolhemos na nossa formação todos os anos e que sonham, um dia, vencer nos maiores palcos mundiais. É também para todos os Pacenses um exemplo da raça, da entrega e da alma que caracteriza este clube. É um de nós, e mesmo à distância nunca deixou que a ligação criada se quebrasse. Este era o seu clube, nunca o escondeu. O seu nome faz parte da nossa história. Sempre fará. E nós faremos por perpetuar a sua história, o seu legado, para que os jovens deste clube continuem a querer envergar a camisola com o seu nome nas costas.
À família do Diogo Jota e do André Silva, aos amigos e a todos os que tiveram o prazer de se cruzar com eles, o Futebol Clube de Paços de Ferreira deixa o seu mais sentido pesar.
Descansem em paz".
A mensagem do Wolverhampton, clube que Diogo Jota representou entre 2017/18 e 2019/2020:
"Estamos com o coração partido.
O Diogo era adorado pelos nossos adeptos, amado pelos seus colegas de equipa e estimado por todos os que trabalharam com ele durante a sua passagem pelo Wolves. As memórias que ele criou nunca serão esquecidas.
Os nossos corações estão com a família, amigos e entes queridos do Diogo e do seu irmão, André.
Sentiremos a tua falta e serás sempre lembrado".
A mensagem do Gondomar, clube que Diogo Jota e o irmão André Silva representaram no início da carreira:
"Estamos sem chão. Hoje choramos a partida trágica e precoce de dois jovens que vestiram com orgulho a camisola do Gondomar Sport Clube. Diogo Jota e o seu irmão André Silva, ex-atletas da nossa formação, perderam a vida de forma inesperada.
À família, amigos e a todos os que partilharam momentos com o Diogo e o André, deixamos a nossa mais profunda solidariedade e carinho.
O Gondomar SC é, hoje, um clube em silêncio. E esse silêncio é de dor, de incredulidade e de respeito. Guardaremos para sempre a memória dos dois com o orgulho de os termos visto crescer enquanto atletas e jovens exemplares.
Descansai em paz, Diogo e André".
A mensagem do Atlético Madrid:
"O Atlético Madrid está chocado com a trágica notícia do falecimento do antigo jogador do Atlético de Madrid Diogo Jota e do seu irmão André.
Enviamos as nossas sinceras condolências aos seus familiares e entes queridos.
Que descansem em paz".
A mensagem de Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal:
“É um dia de luto para o desporto nacional. Perdemos, de forma trágica e inesperada, dois jovens jogadores que, além da qualidade em campo, sempre se distinguiram pelo carácter e pelo exemplo, colaborando muitas vezes com a Liga Portugal. Às famílias, clubes e companheiros de equipa, deixo, em nome de toda a equipa da Liga Portugal, as mais sentidas condolências”.
A mensagem da Associação de Futebol do Porto:
"É com profunda tristeza e consternação que a Associação de Futebol do Porto dá conta do falecimento do jogador internacional português Diogo Jota e do seu irmão André Silva, ambos vítimas de um acidente de viação, em Espanha.
Diogo Jota, de 28 anos, começou o seu percurso nos escalões de formação do Gondomar SC, passando por clubes no distrito do Porto como o FC Porto (ainda na formação) e Paços de Ferreira.
Nos castores Jota acabaria por chegar ao futebol profissional, impulsionando uma carreira ao mais alto nível que passou por clubes como o Atlético de Madrid, FC Porto, Wolverhampton e Liverpool, onde jogava atualmente. Era também uma das figuras de destaque da seleção portuguesa nos últimos anos
Já o seu irmão, André Silva, começou também a carreira no Gondomar SC, passando por clubes como o FC Porto, Padroense, Paços de Ferreira, Famalicão e Boavista. O avançado de 25 anos integrava atualmente o plantel do FC Penafiel.
À família enlutada e amigos, a Direção da Associação de Futebol do Porto endereça as mais sentidas condolências, extensíveis à Federação Portuguesa de Futebol e a todos os clubes em que Diogo Jota e André Silva deixaram a sua marca".
O Liverpool já reagiu à morte de Diogo Jota mostrando-se "devastado" com a notícia. O internacional português assinou pelos redes em 2020/2 e era uma dos jogares mais acarinhados pelos adeptos.
A mensagem do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa:
"O Presidente da República lamenta profundamente a morte trágica e prematura do jogador de futebol Diogo Jota e do seu irmão André Silva.
Diogo Jota que representou ao mais alto nível o futebol português onde iniciou a sua carreira nas camadas jovens do Gondomar, a que se seguiu o Paços de Ferreira e o Futebol Clube do Porto. Em Inglaterra esteve ao serviço do Wolverhampton e atualmente no Liverpool onde se destacou internacionalmente.
Pela Seleção Nacional de Futebol também demonstrou um elevado profissionalismo e dedicação, inserido numa geração que tem levado o futebol português ao mais alto nível.
O Presidente da República apresenta as mais sentidas condolências à sua família, amigos e colegas de profissão, por uma perda que a todos os portugueses consternou".
A mensagem do Benfica:
"O Sport Lisboa e Benfica endereça as suas mais sentidas condolências à família de Diogo Jota, tragicamente desaparecido, esta madrugada, juntamente com o irmão, André Silva, num acidente de viação.
Um dos mais destacados jogadores portugueses da atualidade, internacional que ajudou ativamente a Seleção a vencer duas Ligas das Nações, digno representante do futebol nacional no mundo, tendo representado o Liverpool nas últimas cinco épocas, Diogo Jota deixa uma marca indelével.
O internacional português destacou-se sempre pela sua qualidade em campo e pelo exemplo que deixa nas gerações mais novas, pela sua história de superação e profissionalismo, sendo reconhecido e admirado pelos adeptos de todos os clubes que representou, na sua notável carreira, brutalmente interrompida aos 28 anos.
O Sport Lisboa e Benfica associa-se à dor dos familiares e amigos de Diogo Jota e irmão e ao luto nacional por estas perdas irreparáveis".
A Mensagem do Tottenham:
"Todos no Tottenham Hotspur estão profundamente tristes ao saber do falecimento de Diogo Jota.
Os nossos pensamentos e condolências estão com a sua família, amigos e todos do Liverpool neste momento incrivelmente difícil".
A mensagem de Iker Casillas, antigo guarda-redes que foi companheiro de equipa de Diogo Jota no FC Porto:
A mensagem do Nápoles:
"O presidente Aurelio De Laurentiis, o treinador Antonio Conte, os diretores, a comissão técnica, a equipa e todo o SSC Napoli expressam as suas mais profundas condolências e tristeza pelo falecimento repentino de Diogo Jota, expressando as mais profundas condolências à família e a todo o Liverpool".
A mensagem de João Paulo Correia, antigo Secretário de Estado do Desporto e atual candidato do PS à Câmara de Gaia
"Foi com profunda tristeza e consternação que o país ficou a saber do trágico falecimento do jovem internacional português Diogo Jota e, também, do seu irmão André Silva, futebolista do Futebol Clube de Penafiel.
Neste momento de dor, choque e de grande sofrimento, apresento a toda a família, amigos e admiradores o meu mais profundo pesar e as minhas sentidas condolências".
A mensagem de Rúben Neves, companheiro na Seleção Nacional e no FC Porto:
"Dizem que só perdemos as pessoas quando nos esquecemos delas. Eu nunca de vou esquecer!".
Pepe, antigo internacional português e companheiro de Diogo Jota na Seleção Nacional, já partilhou uma mensagem de condolências nas redes sociais.
"Foi com enorme tristeza que recebi a notícia do falecimento do Diogo Jota e do seu irmão André. Uma perda prematura, dolorosa, que nos deixa a todos mais pobres — como colegas, como amigos e como amantes do futebol. Neste momento de profunda dor, envio à família, aos amigos e a todos os que os amavam os meus sentimentos mais sinceros. Que encontrem força no amor e nas memórias que deixaram. Descansem em paz.", escreveu.
A mensagem do Famalicão, clube que André Silva, irmão de Diogo Jota, representou:
"O FC Famalicão manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento de André Silva, bem como do irmão Diogo Jota.
André Silva foi jogador do nosso clube em 2019/2020, período em que representou a nossa equipa sub-23.
À família enlutada, apresentamos as mais sentidas condolências".
A mensagem do Sp. Braga:
"O SC Braga manifesta o seu profundo pesar pelo trágico falecimento de Diogo Jota e de André Silva.
Neste momento de extrema dor e consternação, o SC Braga endereça as mais sentidas condolências à família, amigos, colegas de equipa, respectivos clubes e a todos aqueles que privaram com os mesmos.
A vossa memória não será esquecida".
Paulo Meneses, ex-presidente do Paços de Ferreira, clube que Diogo Jota representou entre 2013 e 2016:
"É algo que ainda não consegui assimilar, é demasiado triste... O Diogo era uma pessoa única, não apenas no aspeto desportivo. No dia em que o Paços de Ferreira subiu à primeira divisão ele enviou-nos uma mensagem que dizia 'subimos de divisão!'. Ele nunca esqueceu as suas origens. Era um ser humano incrível", referiu em declarações à Antena 1.
A mensagem do Sporting:
"O mundo do futebol ficou mais pobre.
O Sporting CP manifesta o seu pesar pelo falecimento do internacional português Diogo Jota e do seu irmão André Silva.
As mais sentidas condolências a toda a família nesta hora difícil".
A mensagem da Liga Portugal:
"Uma notícia devastadora e que deixa todo o universo do futebol de luto. Dois talentos portugueses que partem cedo demais.
Neste momento de imensa dor, toda a Liga Portugal está profundamente consternada, associando-se à dor das famílias, amigos, clubes e de toda a comunidade desportiva, prestando sentida homenagem a dois atletas que dignificaram o futebol português dentro e fora de campo.
Descansem em paz, Diogo e André".
Fernando Santos, antigo selecionador nacional, em declarações à Antena 1
"Estou chocado, sem palavras. É um momento muito triste para a família. Começou comigo na Deleção... É um momento de tristeza para todos, especialmente para os que trabalharam com ele porque todos gostavam dele".
A mensagem do FC Porto, clube que Diogo Jota e André Silva representaram:
"O Futebol Clube do Porto está de luto.
É com choque e profundo pesar que enviamos as sentidas condolências à família e amigos do Diogo Jota e irmão André Silva, que também foi nosso atleta nos escalões de formação.
Descansem em paz".
A mensagem da Federação Portuguesa de Futebol:
"A Federação Portuguesa de Futebol e todo o Futebol português estão completamente devastados com a morte de Diogo Jota e do seu irmão André Silva, esta madrugada, em Espanha.
Muito mais do que o fantástico jogador, com quase 50 internacionalizações pela Seleção Nacional A, Diogo Jota era uma extraordinária pessoa, respeitado por todos os colegas e adversários, alguém com uma alegria contagiante e referência na própria comunidade.
Em meu nome, e em nome da Federação Portuguesa de Futebol, exprimo as mais sentidas condolências à família e aos amigos de Diogo e de André Silva, assim como ao Liverpool FC e FC Penafiel, os clubes onde, respetivamente, alinhavam os jogadores.
A Federação Portuguesa de Futebol já solicitou à UEFA um minuto de silêncio, esta quinta-feira, antes da partida da nossa Seleção com a Espanha, no Europeu feminino.
Perdemos dois campeões. O desaparecimento de Diogo e de André Silva representam perdas irreparáveis para o Futebol Português e tudo faremos para, diariamente, honrar o seu legado".
A mensagem de Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato de Jogadores:
"Não tenho palavras para descrever o quão devastante é saber que o Diogo e o André partiram, desta forma tão cruel.
Dois seres humanos extraordinários, de uma humildade, atenção e cuidado com os outros inexcedível. Acima do tremendo talento futebolístico, eram pessoas boas, que me marcaram a mim e a toda a minha equipa no Sindicato nos Jogadores.
Com a fé que nos guia nestes momentos, perdemos um dos ídolos desta geração, perdemos dois homens de grande valor, mas temos de honrar o seu legado seguindo um exemplo de bondade e a sua forma de estar na vida.
Descansem em paz, Diogo e André. Este é um dia muito triste, para o futebol e para Portugal".
A mensagem do primeiro-ministro Luís Montenegro:
"A notícia da morte de Diogo Jota, um atleta que muito honrou o nome de Portugal, e do seu irmão é inesperada e trágica. Deixo aos familiares as mais sentidas condolências. É um dia triste para o futebol e para o desporto nacional e internacional".
A mensagem de Paulo Futre:
"Devastado com esta notícia. Custa acreditar… Os meus sentimentos à família e amigos do Diogo Jota. O futebol e Portugal estão de luto. Descansa em paz, campeão".
A mensagem de Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol:
"A Federação Portuguesa de Futebol e o todo o Futebol português estão completamente devastados com a morte de Diogo Jota e de André Silva, esta madrugada, em Espanha.
Muito mais do que o fantástico jogador, com quase 50 internacionalizações pela Seleção Nacional A, Diogo Jota era uma extraordinária pessoa, respeitado por todos os colegas e adversários, alguém com uma alegria contagiante e referência na própria comunidade.
Em meu nome, e em nome da Federação Portuguesa de Futebol, exprimo as mais sentidas condolências à família e aos amigos de Diogo e André Silva, assim como ao Liverpool FC e FC Penafiel, os clubes onde, respetivamente, alinhavam os jogadores.
A Federação Portuguesa de Futebol já solicitou à UEFA um minuto de silêncio, esta quinta-feira, antes da partida da nossa Seleção com a Espanha, no Europeu feminino.
Perdemos dois campeões. O desaparecimento de Diogo e de André Silva representam perdas irreparáveis para o Futebol Português e tudo faremos para, diariamente, honrar o seu legado".
Diogo Jota morreu esta quinta-feira, aos 28 anos, vítima de um acidente de viação, notícia que está a motivar muitas mensagens dirigidas ao internacional português e à família. Refira-se que o irmão, André Silva, que seguia na viatura com o jogador, também não resistiu.
Expressão do técnico será o mote dos dragões para a receção ao Benfica
Candidato à presidência das águias quer glórias mais próximas do clube
Selecionador da Noruega atribui responsabilidade ao técnico do Benfica
Benfica desloca-se a Chaves dia 17 e FC Porto e Sporting entram em campo no dia seguinte
Ex-selecionador de Inglaterra continua a ser apontado ao lugar de Ruben Amorim
Jackson Irvine vive experiência invulgar no St. Pauli
Ex-jogadores do Manchester United não têm poupado o treinador português
Afastado das funções de treinador, o alemão de 58 anos continua muito atento ao futebol internacional