_
Your browser doesn’t support HTML5 video
Foi um dos casos polémicos da temporada passada. Em fevereiro, Gustavo Assunção e Rafael Barbosa protagonizaram um momento bem controverso que culminou com o jogador do Famalicão e o próprio clube a acusarem o avançado do Tondela de ter chamado 'macaco' ao colega de profissão.
O Conselho de Disciplina abriu um processo disciplinar e, hoje, divulgou a decisão, absolvendo os dois jogadores de infração enquadrada como comportamentos discriminatórios, mas punindo ambos por infrações definidas como injúrias e ofensas à reputação, por expressões dirigidas a outros jogadores. Tanto Gustavo Assunção como Rafael Barbosa são punidos com um jogo de suspensão e com multa de 210 euros cada um.
À data dos acontecimentos, o Famalicão chegou a catalogar o comportamento de Rafael Barbosa como um "crime". "O testemunho do nosso jogador Gustavo Assunção é claro e denuncia ter sido 'chamado de macaco' pelo médio do Clube Desportivo Tondela durante a partida da 24.ª jornada da Liga Portugal Bwin", referia o Famalicão, em comunicado.
Já Rafael Barbosa defendeu-se, posteriormente, das acusações. "Durante o jogo contra o Famalicão, fui alvo de acusações graves e falsas contra a minha pessoa e por esse motivo venho por este meio afirmar que: nego por completo que tenha insultado de forma racista; houve insultos de ambos os lados, todos de forma não racista; é muito grave acusarem-me de comportamentos racistas quando isso não aconteceu", apontou.
Por RecordFrederico Varandas mantém confiança intacta no treinador dos leões, embora as contas do campeonato tenham complicado
Carlitos sublinha que, com o 'Special One', joga quem "estiver em melhor forma"
Treinador italiano ex-Tondela já vai orientar o treino desta terça-feira
Grémio pretende encaixe significado com jogador formado na casa
A entrevista foi moderada por Record mas conduzida pelo médio formado no Sporting
Leões já ergueram o troféu em voleibol e basquetebol e ainda vão estar na decisão em futebol, andebol, futsal e hóquei em patins
Guarda-redes é expulso na derrota por 3-0
Homem terá amealhado, ao longo de cinco anos, mais de 14 milhões de euros em receitas
Já Chermiti marcou na derrota caseira do Rangers
A história de amor que está a apaixonar a Argentina. Tudo começou antes de um jogo...