A Liga Portugal emitiu, esta quinta-feira, um comunicado onde mostra a sua posição acerca das palavras proferidas por José Pereira, presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), sobre a subida de Rúben Amorim à equipa principal do Sp. Braga, um pouco à imagem do caso de Jorge Silas no Sporting - treinadores que não possuem as habilitações necessárias para assumir o comando das formações principais em causa.
Nesse mesmo comunicado, o organismo liderado por Pedro Proença afirma que "não pode concordar" com as declarações proferidas por José Pereira, sublinhando que "a Liga Portugal e os clubes têm dado sinais claros da capacidade de autorregulação".
Leia o comunicado na íntegra
"A Liga Portugal tomou conhecimento do comunicado emitido pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) e das declarações proferidas pelo seu Presidente, José Pereira, e não pode concordar com as mesmas.
A Liga é sensível aos argumentos apresentados pela ANTF, no que às qualificações profissionais dos treinadores diz respeito, no entanto nenhuma equipa técnica das competições profissionais é inscrita se não estiverem cumpridos os pressupostos regulamentares.
Os esforços têm sido evidentes, também, no que concerne à melhoria do Regulamento em vigor e, neste campo, a Liga Portugal e os Clubes têm dado sinais claros da capacidade de autorregulação, pelo que estranhamos as palavras proferidas esta quinta-feira.
A ANTF, que tem sido parceira da Liga Portugal em vários momentos, inclusive na organização de eventos com treinadores de Futebol, tem conhecimento que, em relação a este tema, a Liga tem ido além até do que está previsto na Lei.
Desde 2015, a Liga Portugal tem estipulado um conjunto de regras cada vez mais rígidas, desde a formação até à garantia do cumprimento salarial das equipas técnicas. Havendo esta parceria, e trabalho desenvolvido em conjunto, muito estranha que nunca a ANTF tenha vindo a público elogiar as medidas implementadas pelos clubes, e que, felizmente têm sido muitas, de rigor e boas práticas.
No verão de 2016, uma pequena fração do poder político tentou retirar à Liga e aos clubes a sua capacidade de autorregulação e a resposta, àquela data, foi inequívoca e unanime. A Liga Portugal e os clubes das competições profissionais jamais admitirão que tal volte a ser colocado em causa", pode ler-se.
Por Sérgio MagalhãesDragões, que passam a somar dois triunfos na Liga Europa, sofreram para bater o Estrela Vermelha
Atual presidente e novamente candidato à liderança do Benfica abordou a atualidade do clube e do futebol português no Now
Presidente do Benfica recusa, no entanto, afirmar que os leões dominam as instituições do futebol português
Grupo manifestou-se no jogo com o Alverca, a 20 de setembro, com tarjas alusivas ao fim do protocolo de cedência do Lajedo
Afastado das funções de treinador, o alemão de 58 anos continua muito atento ao futebol internacional
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Equipa de Jorge Jesus - que poupou Cristiano Ronaldo - venceu o Al-Zawra'a por 2-0
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Venceu Taça do Canadá, chegou ao golo 300 e deixou Kroos para trás