_
O Benfica já chegou a acordo com Jankauskas, tendo em vista a continuidade do avançado no plantel. O lituano já entrou, inclusive, em contacto com a Real Sociedad, a comunicar que acertou tudo com os encarnados e que quer ficar em Lisboa.
Contudo, apesar de ser um passo importante – basta lembrar que a permanência de Marco Caneira ficou inviabilizada porque o clube não chegou a acordo com o atleta antes de poder negociar com o Inter de Milão –, ainda falta um elemento decisivo: os encarnados têm de arranjar até amanhã os 4,4 milhões de euros para accionar a cláusula de compra.
Além das dificuldades financeiras para disponibilizar uma verba avultada em tão curto período, o Benfica tem ainda outro obstáculo que diminui a margem negocial neste processo. É que Jankauskas é pretendido por um clube turco (o Besiktas é o mais provável) e por um francês, razão pela qual a Real Sociedad já fez saber que não baixará o valor da cláusula de compra, como era pretendido pelos responsáveis benfiquistas. Devido à concorrência, os encarnados terão de arranjar os 4,4 milhões de euros até amanhã, data limite para exercerem o direito de opção junto do clube basco.
O tempo urge, portanto, para o Benfica garantir a continuidade de Edgaras Jankauskas no plantel para próxima a temporada. No entanto, os responsáveis encarnados há muito que traçaram como prioridades absolutas para 2002/03 a permanência de jogadores nucleares como, por exemplo, o ponta-de-lança lituano que marcou oito golos nos doze encontros disputados de águia ao peito.
Além do avançado, o outro indispensável para os encarnados é Simão Sabrosa. O extremo parte amanhã para a República Dominicana, onde cumprirá mais uma etapa da recuperação da grave lesão no joelho contraída no Portugal-Finlândia e, conforme já referiu publicamente, pretende continuar muitos anos no Benfica e ajudar o clube a ser campeão já na próxima temporada. Afastada a continuidade de Marco Caneira, os recursos financeiros que os encarnados venham a desbloquear serão investidos na manutenção de Jankauskas e Simão Sabrosa.
Um cenário possível pelo facto de os três reforços para 2002/03 custarem apenas 250 mil euros. Aliás, uma verba destinada apenas à aquisição do defesa Cristiano ao Beira-Mar, uma vez que Peixe é um jogador livre, pois termina contrato com o Alverca, clube que vai emprestar o guardião Yannick ao Benfica.
Quanto ao resto do plantel, vai ser constituído essencialmente por atletas que transitam desta época. Uma estratégia que não tem sido seguida pelos benfiquistas nos últimos anos, mas que Luís Filipe Vieira pretende adoptar. Foi, aliás, nessa linha que foi decidida a continuidade de Jesualdo Ferreira no cargo de treinador principal, para agrado dos jogadores.
Benfica recebe os checos nesta quarta-feira (15 horas) nos 16-avos de final da Youth League, depois de uma fase de grupos muito positiva
Médio do Benfica conversou com Stale Solbakken para dar a conhecer a decisão
Avançado equacionava uma saída a título definitivo
Dinamarquês chegou a ir ao relvado, mas foi obrigado a parar
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Desvendamos o mistério do famoso meme do TikTok
Central holandês deixou o Sporting para regressar ao seu país
O presidente da FIFA defendeu o regresso das equipas russas às provas internacionais
Os 18 emblemas do escalão principal gastaram 424,9 ME
Rumores e confirmações nos principais campeonatos