André Almeida é um dos 20 jogadores imortalizados no Mural dos Campeões no Estádio da Luz e histórias na ‘casa’ do Benfica são o que não falta ao antigo jogador do clube, de 33 anos. Contratado em 2011, passou um ano cedido à U. Leiria antes de se afirmar de águia ao peito, emblema que envergou até 2022/23. Chegou a capitão e conquistou 5 campeonatos, 2 Taças de Portugal, 1 Supertaça e 4 Taças da Liga.
Questionado sobre qual terá sido o melhor momento que viveu na Luz, André Almeida foi claro. “Quando nos tornámos tetracampeões e eu vi subir a faixa com o Tetra e a restante equipa por baixo. Foi o momento mais impactante para mim, porque, quando assinei pelo Benfica, lembro-me de falar com o meu pai e dizer que ia trabalhar muito para pertencer à história deste clube”, afirmou à BTV.
Ao longo de tantos anos no Benfica é natural que haja muitos episódios curiosos. “São mais no balneário, brincadeiras entre o grupo. A preparação da mota do Eliseu, se calhar, é a história mais gira que há para contar, mas dentro do campo há histórias muito bonitas. O envolvimento com os adeptos, o envolvimento das equipas pelas quais eu tive o privilégio de passar. Muitos bons momentos e isso é o que mais fica”, recordou André Almeida, acrescentando: “Um jogo em que estamos a perder 0-3 com o Sporting e o estádio não nos deixa cair. Ficámos a 7 ou 8 pontos, e os benfiquistas a gritar ‘Eu amo o Benfica’. Se a Luz for sempre assim, não há quem nos segure.”
"Era cruzamento mas foi grande golo"
A carreira de André Almeida ficou marcada com o golo ao Portimonense [vitória por 2-1 a 8/9/2017], que foi nomeado ao prémio Puskas. “Quando as pessoas falam comigo na rua é o que mais perguntam. ‘Foi de propósito ou foi sem querer? Por felicidade, a bola saiu muito alta, no ponto certo para dar 3 pontos ao Benfica. Sim, era um cruzamento, mas foi um grande golo.”
Por Nuno Miguel FerreiraTreinador do Benfica vai falar apenas à BTV, na manhã de quinta-feira, antes da viagem para os Açores
Águias tiveram um saldo positivo de 346 M€ desde o verão de 2021, segundo o CIES. FC Porto e Sporting estão no top-10
Central argentino irá sentar-se com a direção benfiquista e decidir se irá voltar a prolongar o vínculo com o clube
Lateral cedido pelo Benfica sofreu uma distensão do músculo solear da perna direita frente à Fiorentina e tem de parar
Associação de Futebol daquele país quer aproximar-se das principais liga europeias
Ex-internacional francês implicado na nova 'fornada' de documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA
Antes de enveredar pela política, próximo Presidente da República jogou futebol no clube da terra
De acordo com a imprensa espanhola, o caso terá ocorrido a 8 de fevereiro após uma saída noturna de um grupo de amigos
Ex-jogador confessou que ao longo de 15 anos de carreira não conseguiu desfrutar das conquistas
Antigo médio alemão 'caiu' numa notícia falsa que tem circulado nas redes sociais