A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) do Benfica para discutir e votar propostas acerca da alteração dos estatutos vai prosseguir neste sábado, dia 14, a partir das 9h30, no Pavilhão n.º 2 da Luz (cujas portas abrem às 8h15). Será a continuação dos trabalhos das reuniões magnas de 21 de setembro e de 26 de outubro, nas quais já foram aprovadas diversas alterações. No âmbito desta AGE, José Pereira da Costa, presidente da Mesa da AG, esclareceu na BTV a relevância da reunião magna.
"No sábado vamos continuar a Assembleia Geral. Portanto, não é uma nova Assembleia Geral, é a continuação dos trabalhos que foram suspensos na última sessão da Assembleia Geral de Revisão dos Estatutos. É bom que fique assente, isto é um processo contínuo de revisão dos Estatutos. E no sábado vamos entrar na sessão do artigo 50 e seguintes. Vamos discutir à volta de 46 artigos. Nem todos os artigos da proposta de consenso têm propostas de alteração, mas alguns artigos têm bastantes propostas de alteração. Portanto, vamos ter mais um dia intenso, vamos ter mais um dia de trabalho", afirmou o líder da MAG.
Quanto aos horários, José Pereira da Costa reiterou a importância de os sócios serem pontuais pois há jogo de hóquei em patins nesse dia. "As portas vão abrir às 8h15. É um fator importante, porque a primeira chamada é às 9h30, e nós contamos começar os trabalhos às 10h00 em ponto, com um rigor absoluto. Ou seja, é feita a segunda chamada, e damos início aos trabalhos. Interromperemos às 13h00 para almoço, retomaremos às 14h00 para a segunda parte do dia, e encerraremos a Assembleia às 18h00. Não vamos encerrar mais tarde", referiu, acrescentando: "Para que fosse realizada esta Assembleia Geral no sábado, teve também de haver uma solução de consenso com a gestão dos pavilhões. Às 19h00 temos um jogo importantíssimo da Liga dos Campeões de hóquei feminino sénior. Vamos enfrentar um rival direto, um jogo que é fundamental para a equipa. E, portanto, assumiu-se o compromisso de acabar a Assembleia às 18h00. Mas não foi só por isto, foi porque também consideramos que o rigor a que deve obedecer uma Assembleia Geral de Revisão de Estatutos no Benfica obriga a que a jornada seja de trabalho intenso, mas também não seja de trabalho absolutamente desgastante, para que os temas sejam discutidos de forma clarividente e de forma absolutamente racional."
Por isto, haverá um controlo rigoroso dos tempos das intervenções dos associados. "Vamos ser, mais uma vez, absolutamente rigorosos no tempo. E 'no tempo' é no tempo das intervenções de cada um. Estão reunidas todas as condições, está feito o PowerPoint, estão os ecrãs preparados, todos vão saber o que estão a votar, não vai haver dúvidas sobre o que estão a votar. As propostas continuam na Internet, qualquer sócio tem acesso às propostas, mas nós não podemos fazer grandes cedências no tempo. E também não podemos fazer grandes cedências no modo. E temo-lo feito. Desta vez, os sócios vão ter de estar sentados no local correspondente ao número de votos. Porque, depois, esse não cumprimento de uma regra que nós próprios impusemos leva a que o processo de votação seja mais lento. E nós não queremos que isso aconteça", enfatizou José Pereira da Costa.
Questionado se esta será a última AGE para discutir os estatutos, o presidente da Mesa da AG foi frontal. "Sou um otimista por natureza e acredito que o processo vai estar encerrado no sábado, mas, se não estiver encerrado no sábado, sem nenhum problema. O que nós não queremos é que os Estatutos não sejam discutidos. E não sejam, sobretudo, percebidos. Queremos que sejam discutidos, percebidos, e que os sócios saibam o que estão a votar. Portanto, se tivermos de encontrar outro dia, encontramos; se tivermos de encontrar dois dias, encontramos. Porque ainda falta o quinto aspeto daquilo que me trouxe aqui hoje. É que depois, no fim disto tudo, há a proposta final global, que vai ser considerada e vai ser votada. Ou seja, ainda vai haver um último dia para que os Estatutos do Benfica sejam, nos termos da lei, votados, favoravelmente ou não, num processo que os sócios escolheram ser, como eu disse, em voto secreto, em urna, físico", referiu.
Segunda volta das eleições está marcada para sábado
SAD dos encarnados volta a pagar caro pelo mau comportamento dos adeptos desta feita na receção aos beirões para a Allianz Cup
Antigo árbitro internacional espanhol analisa lances polémicos da 10.ª jornada da Liga Betclic
Candidato a vice-presidente na lista de Noronha Lopes foi o convidado do programa 'Record na Hora', no NOW
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências
Ponta de lança esloveno contratado pelo Man. United no verão ainda não convenceu o antigo defesa dos red devils
Saída de Campo