O Benfica anunciou ter solicitado à Mesa da Assembleia Geral a "convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), para apreciação da proposta denominada Benfica District", o projeto que visa revolucionar a zona junto ao Estádio da Luz. A reunião magna ficou agendada para 3 de janeiro, no pavilhão número 2, com início às 9h00. A convocatória para a AGE será publicada amanhã e terá a "informação detalhada sobre o seu funcionamento e metodologia deliberativa".
O projeto apresentado por Rui Costa a 22 de julho prevê a construção de um pavilhão multiusos com capacidade para 10.000 pessoas, dois pavilhões desportivos cobertos com 2.500 e 1.500 lugares, uma nova piscina comunitária (25x25 m), teatro e espaço para eventos com capacidade para 500 pessoas, um campo de futebol ao ar livre no terraço e uma pista de corrida e instalações comerciais, hoteleiras e residenciais. "Este é um projeto que contempla um desejo antigo: toda a fachada do estádio será coberta, nomeadamente com leds, tornando o exterior tão bonito e extraordinário como o seu interior. (...) O projeto que apresentamos é um sonho à beira de começar a ser realidade, mas está aberto ao contributo dos sócios e adeptos para o melhorar, com ideias e sugestões que o tornem ainda mais glorioso", disse então o presidente das águias, numa altura em que se recandidatava ao cargo.
Nessa mesma apresentação, Nuno Catarino, vice-presidente do Benfica e CFO das águias, detalhou os custos totais do 'Benfica District', que obrigarão a um investimento de 220 milhões de euros. De acordo com o que o dirigente disse na altura, o projeto vai gerar 37 milhões de euros anuais de receita para os encarnados, sendo o mesmo "100% financiado por entidades internacionais", a pagar num período de 10/15 anos.
Mais recentemente, numa entrevista a Record, Nuno Catarino explicou que só depois da aprovação por parte dos sócios é que o projeto seguiria para a Câmara Municipal de Lisboa. "Temos ainda a parte de licenciamento, que não foi submetido. Temos de tomar uma decisão com os sócios de Benfica, que foi aquilo a que o presidente se comprometeu. Se for para avançar, só nessa altura é que faz sentido meter o projeto na Câmara. Há um Plano Diretor Municipal (PDM). Nós sabemos que o projeto cumpre as regras do PDM, em termos de volumetria e altura dos edifícios, tudo está cumprido. Agora, no Pedido de Informação Prévia para construção vai-se discutir alguns detalhes que possam estar ali. E é essa a fase como está. Mas já fizemos uma confirmação. Nós não íamos fazer uma apresentação, nem o Presidente da Câmara viria nem o Governo viria, se não tivesse minimamente afinado", referiu o dirigente.
O plano do Benfica passa por ter o Benfica District construído no final de 2029, ou seja, antes do Mundial'2030, que será organizado por Portugal em conjunto com Espanha e Marrocos.
Comunicado do Benfica:
"O Sport Lisboa e Benfica informa que a Direção solicitou ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), para apreciação da proposta denominada "Benfica District".
A convocatória, com a data de hoje, será publicada no dia de amanhã em dois jornais nacionais e nas plataformas do Clube, juntamente com a informação detalhada sobre o seu funcionamento e metodologia deliberativa.
A AGE ficou agendada para dia 3 de janeiro, no Pavilhão n.º 2, com início às 9h00 da manhã – em primeira chamada.
Mais se informa que os detalhes da proposta podem ser analisados aqui, estando disponível um formulário para solicitação de esclarecimentos e sugestões de melhoria sobre o projeto."