_
O Benfica lamenta que "nada tenha sido feito para punir os autores" do "episódio grotesco", o chamado 'caso dos bonecos', e deixou duras críticas ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
O organismo federativo revelou ontem que o caso referente aos bonecos pendurados no viaduto da Alameda do Dragão, que simbolizavam o Benfica e a arbitragem foi arquivado.
Na sua newsletter diária, os encarnados dizem "basta", avisando que "está na hora deste Conselho de Disciplina ser um exemplo para a credibilização do futebol português".
"Todos nos recordamos do episódio grotesco de coação e intimidação dos bonecos insufláveis trajados com camisolas do Benfica e dos árbitros 'enforcados' nas imediações do Estádio do Dragão antes de um FC Porto-Benfica, referir o clube da Luz. "Agora sabe-se que o caso prescreveu sem que nada tenha sido feito para punir os autores ou para evitar que atos inaceitáveis como este se repitam."
E prossegue: "Subscrevemos as críticas, por parte do Conselho de Disciplina, à inação dos instrutores da Liga quanto a este caso, deixando-o prescrever. Mas não podemos tolerar e aceitar impávida e serenamente as considerações iníquas constantes no acórdão. A autora, Isabel Lestra, conclui que a barbaridade que todos vimos 'ocorreu fora do perímetro do complexo desportivo' e 'é alheia à justiça disciplinar desportiva'. E acrescenta, sobre vários elementos do grupo organizado de adeptos do FC Porto terem usado t-shirts insultuosas ao Benfica, que tal não resulta em 'lesão dos princípios da ética desportiva (…) ou de grave prejuízo para a imagem e o bom-nome das competições de futebol'."
"Desde quando é que ameaçar, injuriar e ofender não afeta o bom-nome e imagem da competição? Ainda para mais quando já várias vezes o Benfica foi castigado devido a sócios do Benfica, com lugar de época pago, terem usado bandeiras alusivas ao Benfica para apoiar o clube. Basta! Está na hora deste Conselho de Disciplina ser um exemplo para a credibilização do futebol português em vez de, pelo contrário, protagonizar estes tristes momentos justificativos da sua renúncia por manifesta incapacidade de independência e autoridade moral", concluem os encarnados.
Por RecordBenfica foi quem mais amealhou
Extremo do Rosario Central partilhou uma fotografia em que ambos surgem de águia ao peito
Internacional francês pode ficar fora do jogo com a Real Sociedad
Recorde a polémica da marcação do jogo da Luz, o golo fora de horas e o princípio do fim de Lage
Associação de Futebol daquele país quer aproximar-se das principais liga europeias
Campeão PSG lidera a lista
Antes de enveredar pela política, próximo Presidente da República jogou futebol no clube da terra
Ex-internacional francês implicado na nova 'fornada' de documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA
Ex-jogador confessou que ao longo de 15 anos de carreira não conseguiu desfrutar das conquistas
Reforça a presença de técnicos lusos no futebol moçambicano em 2026