_
Your browser doesn’t support HTML5 video
Os responsáveis encarnados já esperavam uma forte adesão dos sócios à assembleia geral (AG) ordinária de ontem à noite, mas os ânimos exaltaram-se ao ponto de terem existido insultos e até agressões a responsáveis do clube. O vice-presidente da mesa da AG, Virgílio Duque Vieira, e o seu primeiro secretário, Jorge Arrais, sofreram na pele a contestação dos sócios e o cenário só veio a acalmar com a posterior chamada do corpo de intervenção da PSP, já depois do reforço do dispositivo policial.
Uma vez que Luís Nazaré pediu escusa – está em campanha eleitoral na corrida pela mesa da assembleia de freguesia de Alvalade –, Duque Vieira foi o responsável máximo pela condução do ato. E quando um sócio lhe dirigia críticas, o dirigente interrompeu-o: "Ainda não perceberam que sou eu quem manda aqui." As palavras tiveram efeito imediato e várias dezenas de adeptos precipitaram-se para a mesa, tendo Duque Vieira sido agredido com uma chapada. O ambiente incendiou-se e uma das várias cadeiras que já andavam pelo ar acertou em Jorge Arrais, 1º secretário da mesa da AG. O dirigente voltou aos trabalhos, mas já com gelo na face.
Refira-se que, durante esta fase de maior tumulto, até petardos foram deflagrados no pavilhão. Complicado foi também o clima para Duque Vieira, que a cada posterior intervenção via os sócios pedirem a sua demissão.
Luís Filipe Vieira contestado
Outra das tónicas dominantes na AG de ontem passou pelo facto de as intervenções com críticas para com o planeamento da época de Luís Filipe Vieira terem sido sempre muito aplaudidos, enquanto os discursos elogiosos foram maioritariamente assobiados pelos cerca de 1400 sócios presentes – esta foi, aliás, a mais concorrida AG desde que Vieira assumiu a presidência do clube, em 2003. "Benfica é nosso" foram palavras de ordem muito repetidas e o responsável máximo das águias foi até confrontado cara-a-cara por um sócio, tendo um outro insultado a Mesa antes de proceder à sua intervenção.
O ‘vice’ Nuno Gaioso também foi insultado na hora em que apelou à calma antes da votação, dizendo que o Benfica "tem uma equipa muito competitiva". Grande parte dos presentes, diga-se, mostrou-se a favor de Rui Costa e Nuno Gomes.
Por Filipe Pedras e Pedro PonteTyC Sport escreve esta terça-feira que argentinos vão enviar representante a Lisboa
Médio prepara-se para voltar a ser titular mais de nove meses depois
Percurso iniciado a 23 de setembro de 2000, com desaire (0-1) no Bessa, pode ter um marco diante do Farense
Médio saiu ao intervalo no jogo com o Moreirense
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
Gala arranca às 17h, em Doha
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países