A transferência de Jan Vertonghen para o Benfica não é só destaque no nosso país ou em Inglaterra, o país do qual saiu para reforçar as águias. Também na Bélgica, o seu país natal, a mudança tem sido bastante destacada, com o jornal 'Sporza' a aproveitar o momento para falar com um belga que passou pelos relvados portugueses. Antigo guarda-redes do Sporting, Filip De Wilde analisou a transferência e considerou que o seu compatriota irá encaixar na perfeição naquilo que as águias tencionam e também no futebol luso.
"A grande vantagem da transferência para o Benfica é que lá vai sempre jogar por títulos. Só há três grandes clubes em Portugal e o título vai sempre para Benfica, FC Porto e, ainda que menos vezes, para o Sporting", começou por explicar o antigo guarda-redes do leão, que na sua análise à transferência aproveitou para 'apresentar' os dérbis da capital ao seu compatriota: "Os estádios estão separados por uns dois quilómetros e a rivalidade é enorme. Os dérbis são muito especiais. Na minha altura ainda joguei contra o Michel Preud'homme e isso deu uma dimensão extra ao jogo. Lisboa vive de futebol. A vida é muito boa lá, tal como o clima".
Ainda assim, De Wilde aproveita também para deixar um alerta. "A imprensa está sempre atenta e escreve páginas do clube todos os dias. Não há um detalhe que lhes escape. E são muito críticos, especialmente para os estrangeiros", explicou o antigo guardião.
"O Benfica certamente o contratou pela sua personalidade e para ser um organizador da sua defesa. Uma tarefa que, dada a sua experiência no Ajax e Tottenham, deverá encaixar na perfeição. Além disso, um central canhoto não é muito fácil de encontrar", frisou, passando depois a uma análise mais tática ao futebol luso: "Se estás a ganhar por 1-0, o avançado normalmente é sacrificado por um médio defensivo. Defender é uma arte em Portugal e o Vertonghen irá encaixar de forma perfeita nisso".
A finalizar, De Wilde mostrou-se conhecedor do futebol luso e elogiou a visão das águias. "Ainda não passaram os seus tempos de glória. Ganhar provas europeias talvez seja demasiado, mas chegar à fase de grupos da Champions é uma garantia quase certa. No ano passado o FC Porto foi campeão, mas acredito que este ano tudo farão para o ter de volta. É isso que fazem por lá e a transferência do Jan Vertonghen mostra isso mesmo".
Por Fábio LimaAcompanhe todas as incidências do encontro
Encontro da 7.ª jornada da Liga Betclic
Clube da Luz emitiu comunicado
Email enviado aos trabalhadores fala em "prémio excecional"
Avançado holandês, ex-Sporting, sofre de problemas cardíacos
Espanhol vai pendurar as chuteiras aos 37 anos
Declaração do chileno foi partilhada e alemão não tardou a reagir
Publicação francesa deu conta das pontuações finais do prémio
Imprensa britânica avança que a decisão deverá ser tomada na próxima semana
Antigo avançado do Sporting sentiu-se mal ao minuto 89, depois de ter já marcado e assistido