_
Andreas Schjelderup foi esta quarta-feira condenado a 14 dias de prisão com pena suspensa. O Ministério Público tinha pedido 20 dias de prisão efetiva para o jogador do Benfica, mas o juiz Mathias Eike não concordou.
Schjelderup ficará em liberdade condicional por um ano e não será obrigado a prestar serviços comunitários. O juiz falou "em cartão amarelo" e deixou claro que Schjelderup teria sido sancionado com 20 dias de prisão efetiva se não tivesse confessado e revelado arrependimento.
"Foi tido em conta que se trata de um vídeo de categoria 2 [n.d.r.: que inclui fotografias, sequências de vídeos ou outras representações visuais de crianças], que tem 27 segundos, que está dividido em partes e que não o procurou", acrescentou o juiz.
Ao ser ouvido em tribunal, numa sala com vários jornalistas noruegueses e dinamarqueses, Schjelderup reconheceu a culpa pela partilha do vídeo. "Recebi-o via Snapchat e reenviei-o para um grupo com quatro amigos. Só vi os primeiros segundos, mas percebi que tinha conteúdo sexual e que envolvia dois jovens. Assim que o reenviei percebi rapidamente que era ilegal. Apaguei-o de imediato do grupo e também do meu telemóvel", disse em tribunal.
O jogador das águias foi questionado sobre se fazia ideia da idade dos jovens que apareciam no vídeo e respondeu que não.
Schjelderup reconheceu que ficou muito surpreendido quando foi contactado pela polícia, não tendo associado de imediato que estivesse relacionado com esse vídeo. "Nunca tinha falado com a polícia sobre qualquer assunto antes", referiu.
O extremo das águias não quis prestar declarações aos muitos jornalistas que o aguardavam à chegada a Tribunal, bem como à saída.
Encarnados proibidos de vender bilhetes para o jogo com a Juventus
Avançado não faz parte dos convocados para o jogo desta segunda-feira, frente ao Kayserispor
Rivalidade marcada por declarações e gestos polémicos
Holandês terá como assistentes os compatriotas Patrick Inia e Rogier Honig
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Jogador formado no Benfica marcou golaço crucial na vitória (4-2) diante do Anderlecht
Antigos internacionais portugueses tomaram posse esta quinta-feira
Fabiana Edith Muñoz tem 42 anos, sofre de esquizofrenia e está a ser procurada pelas autoridades
Viktor Onopko destacou-se pelo Real Oviedo na década de 90