Nuno Catarino entrou há poucos dias na SAD do Benfica, mas já está a par de algumas das problemáticas que afetaram não só as águias, mas outros clubes no âmbito nacional. Com efeito, foi um dos convidados a marcar presença num painel do Thinking Football Summit sobre os encargos a que as sociedades estão obrigadas, onde apontou algumas soluções para mitigar o sufoco existente.
"O Benfica tem um lista de espera de 14 mil pessoas para ter lugar anual. É uma coisa que impressiona. Como é que arranjamos soluções para isto? Se formos à Allianz Arena, do Bayern Munique, em jogos do campeonato eles têm assistência de mais 10% do que nos jogos europeus. Temos de arranjar soluções. A nossa economia é a 19.ª da Europa. A realidade vai levar-nos para esse lugar do ranking. O risco é real. Tornou-se mais real nos últimos dois anos e temos de trabalhar em todos os vetores", referiu.
Por outro lado, Nuno Catarino aponta também que será importante haver uma união maior entre a indústria. "Nós concorremos no campo, na compra de jogadores, mas temos de cooperar mais noutras áreas. Isto é uma indústria. Se compararmos ao desporto americano, a realidade lá é quase cooperativa. Trabalha-se em conjunto, partilha-se experiência. Toda esta cooperação tem de ser feita para evitarmos este potencial declínio. Isso vai requerer trabalhar um bocadinho de tudo, da inovação dos clubes, na forma como trabalhamos no ecossistema", afirmou.
Por Pedro MoraisCentralização preocupa candidato
Candidato quer ter sempre vários jogadores da formação no onze titular
Empresário acredita que os sócios defendem a renovação
Episódio potencialmente traumático pode traduzir-se em "quebra no rendimento desportivo", alerta psicóloga
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Começaram a namorar com 15 anos, em Gondomar, viveram pela primeira vez juntos em Madrid e tiveram três filhos
Antigo internacional inglês foi estrela no pré-jogo do Farnham Town
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United