[videopub:http://spvd.i.xl.pt/sGZIZS97evQ1u0w3yakV.jpg|http://spvd.v.xl.pt/sGZIZS97evQ1u0w3yakV.mp4|290|240]
Euzebiusz Smolarek deve o seu nome a Eusébio da Silva Ferreira. Filho do antigo jogador polaco Wlodzimierz Smolarek recebeu o nome do Pantera Negra porque o pai era admirador confesso das qualidades do internacional português dentro das quatro linhas.
“Não conheci Eusébio pessoalmente, estive com ele uma vez, quando o meu pai jogava no Feyenoord”, recorda a Record ao telefone. “Tenho uma fotografia com ele quando tinha, talvez, uns 10 anos…”
Por isso mesmo, Ebi – como é conhecido no meio do futebol – nunca chegou a contar a história do seu nome ao Pantera Negra, ídolo de seu pai.
“Nunca o conheci. Só estive com ele para tirar aquela fotografia. Nem sei onde está essa fotografia, confesso. Acho que está num computador, na Holanda”, continua. “Conheço a história do meu pai, que gostava muito do nome ‘Eusébio’ e gostava muito dele como jogador. Por isso, deu-me o seu nome. Não conheço mais ninguém com este nome na Polónia”, acrescenta.
Jogador de futebol e avançado, tal como o ídolo de seu pai, Ebi carrega aos ombros o nome de uma lenda do futebol mundial. .
“É uma honra ter o nome dele, mas em polaco pronunciamos de maneira diferente”, conta, entre risos. “A ideia do meu pai era dar-me o nome do Eusébio, por isso é uma grande honra ter o seu nome! Depois comecei a jogar futebol e, por isso, é bom ter este nome”.
As homenagens que Eusébio recebeu no dia da sua morte espelham a grandeza do que foi em vida.
“Era uma estrela e uma lenda e ainda hoje vejo muitos vídeos dele. Foi dos melhores jogadores do seu tempo. Hoje em dia temos o Cristiano Ronaldo e o Messi; no tempo dele, era o Pelé e o Eusébio”, considera. “Vi as homenagens que lhe fizeram através da internet e da televisão. Era um grande futebolista, que mais podemos dizer? Foi uma homenagem muito bonita, porque ele era uma lenda. Será sempre uma lenda que morreu demasiado cedo”, termina.
Médio deverá falhar a época
Direção do local justifica realização do evento com "espírito de abertura e serviço público"
Avançado do Benfica já aponta à Dinamarca depois de marcar e fazer duas assistências frente à Bielorrússia
Candidato à presidência do Benfica aponta ausência de mecanismos que previnam conflitos de interesses
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes
Norte-americano Greg Louganis vendeu a casa e partiu para o Panamá para uma jornada de autodescoberta
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo