O antigo guardião do Benfica, que envergou a camisola das águias no final do século passado, foi a grande surpresa deste sábado, no Pavilhão Fidelidade, na cerimónia de entrega dos anéis platina e dos emblemas de dedicacão aos sócios encarnados. "É muito especial estar aqui. É um grande momento para a família benfiquista. Estou a reviver grandes recordações do meu passado", disse Michel Preud'homme ao Record.
Por outro lado, um dos melhores guarda-redes mundiais de todos os tempos mostrou-se "feliz" e "sensibilizado" com o carinho dos benfiquistas que jamais o esqueceram e fizeram questão de o cumprimentar e tirar fotos para a posterioridade. O pavilhão veio abaixo quando Rui Costa anunciou a sua entrada.
"É a primeira vez que regresso, antes não tinha tempo. Voltei a descobrir o estádio, então é uma alegria receber este carinho. O Benfica é uma alma, como sempre disse. Dei tudo pelo clube e é por isso que há esta ligação", adiantou Preud'homme, à BTV. "Sinto-me em casa quando estou no Benfica. O Benfica é uma instituição, e ser sócio do Benfica é fazer parte de uma família", acrescentou.
O belga cumprimentou Rui Costa com um sentido abraço, ainda que os dois não se tenham cruzado como jogadores. O agora presidente dos encarnados saiu no verão de 1994 para a Fiorentina, ao passo que Preud'homme foi contratado depois da participação no Mundial desse ano, nos EUA, tendo sido considerado o melhor guarda-redes do torneio.
O antigo guarda-redes, hoje com 66 anos, deixou o Benfica em 1999, apenas com uma Taça de Portugal conquistada. "Um título para mim é uma desilusão na minha carreira, mas era um tempo difícil para o clube e tive muito trabalho como guarda-redes nesse período. Mas mesmo em tempos difíceis, os adeptos puderam ver que tentei ajudar o clube da minha maneira, por isso é que há este reconhecimento", sublinhou.
(Artigo atualizado às 16h30)
Por Duarte GomesEncontro da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal agendado para as 20h30
Acompanhe todas as incidências do encontro da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal
Cirurgia para tratamento da fratura do tornozelo esquerdo realizada esta sexta-feira
Avançada do Benfica na convocatória para os jogos decisivos com a Alemanha
Guarda-redes português, de 37 anos, está sem clube
Gestifute, a empresa do português, também venceu um galardão
Antigo defesa-central contou como foi a chegada ao Real Madrid, em 2011
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Equipa foi reconhecida como campeã do futebol argentino através da tabela anual de pontos
Treinador do Benfica foi preponderante na decisão de o médio optar por jogar pela seleção escocesa