_
O Benfica apurou-se para a sua 36ª final da Taça de Portugal, a quinta desde a viragem do século. O adversário será pela segunda vez na história da prova o V. Guimarães, que, em 2012/13, então treinados por Rui Vitória, derrotou os encarnados, no Estádio Nacional, por 2-1.
Dominador da competição, o Benfica soma 25 vitórias, mais nove do que Sporting e FC Porto, vencedores em 16 finais. Apesar deste total, as águias entraram em declínio na Taça de Portugal na década de 90, do século passado, e desde então só conseguiram quatro vitórias, em sete finais.
No novo milénio, o Benfica apenas atingiu a decisão em quatro ocasiões (ver quadro), tendo ganho duas, frente a FC Porto, era José Antonio Camacho o treinador, em 2003/04; e Rio Ave, orientado por Jorge Jesus, em 2013/14. Perdeu duas vezes na final para V. Guimarães (também sob o comando de Jorge Jesus) e V. Setúbal, era o italiano Trapattoni o técnico das águias.
Neste período, o FC Porto acrescentou ao currículo seis vitórias na Taça de Portugal; o Sporting ganhou quatro vezes; e V. Guimarães, V. Setúbal, Académica e Sp. Braga triunfaram uma vez cada um.
O domínio do atual campeão nacional, na Taça de Portugal, foi construído substancialmente na década de 1950, com seis finais ganhas e apenas uma derrota; e na década de 1980, em que fez o pleno de seis vitórias em seis jogos decisivos. O enfrentamento com os vimaranenses, no Jamor, é uma oportunidade para recuperar terreno, embora, em caso de vitória, seja a terceira, metade das conseguidas pelo FC Porto, no séc. XXI.
Quer interiorizar ao máximo o que lhe ensina e pede José Mourinho
Avançado é o único jogador de um clube estrangeiro convocado para a seleção sub-15
Nuno Cesário deixa as águias depois de uma ligação de mais de 10 anos
Golo anulado a Pavlidis na base da discussão entre técnico e dirigente do emblema ribatejano
Tirou o dinheiro a tempo e 'sacou' 50 mil libras com aposta de 1£
Italiano, que esteve nos gunners em 2013/14, diz quase ter tido um ataque de pânico
Nos arredores de São Francisco, os Seahawks, que chegaram ao quarto e último período a vencer por 12-0, repetiram o sucesso de 2013 e 'vingaram' a final de 2014
Avançado foi contratado ao Aston Villa em janeiro de 2025, mas fez apenas 18 jogos pelos sauditas
As declarações do treinador do FC Porto após o desaire no Dragão Arena (40-35)
Avançado luso-angolano está cedido pelo Tromso ao Al Ahly e já se estreou na Cahampions africana